2 de maio de 2024
Bom Saber

Ressocialização; Condenado por tráfico de drogas passa em 1º lugar em Direito na UFRN

Do G1

Um interno do sistema prisional do Rio Grande do Norte passou em 1º lugar nas vagas destinadas a cotistas no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O resultado da primeira chamada do Sisu foi anunciado na terça-feira (28).

O apenado foi primeiro lugar entre os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ao todo, 14 pessoas passaram nessas vagas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o interno cumpre pena na Penitenciária Rogério Madruga Coutinho, em Nísia Floresta, na Grande Natal.

O nome dele não foi divulgado pela pasta.

Segundo a secretaria, ele tem “excelente” conduta e estuda e trabalha na área de cozinha e refeitório da penitenciária.

Por conta disso, tem direito à remição da pena, diminuindo um dia a cada três trabalhados. Em março ele irá progredir de pena, passando para o regime semiaberto, o que irá permitir que ele curse Direito na univerisdade.

O apenado foi detido inicialmente em 6 de fevereiro de 2019 e condenado a 15 anos de reclusão, sendo 10 anos pelo crime de tráfico de drogas e a 5 anos pelo crime de associação para o tráfico, além de multas.

DO TL 

Um retrato sem retoques que o sistema pode funcionar. Ser  capaz de ressocializar e mais, mostra que, sim, é possível buscar um caminho diferente e melhor, mesmo depois de errar e pagar por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *