4 de maio de 2024
vacina

Sem Placebo: RN terá voluntários para nova vacina AstraZeneca contra Covid-19

A novidade é que os voluntários não serão submetidos a qualquer percentual de placebo.

No último dia 14 de julho a ANVISA anunciou a autorização de mais duas pesquisas clínicas com vacinas contra a COVID-19.

O estudo aprovado, que inclui o Rio Grande do Norte, testará a vacina desenvolvida pela AstraZeneca (AZD2816), com a tecnologia de vetor de adenovírus recombinante, a mesma utilizada na vacina anterior (AZD1222).

O estudo prevê 2.475 participantes e será realizado em quatro países: Brasil, Reino Unido, África do Sul e Polônia.

No Brasil serão testados 800 voluntários, e os estados brasileiros que participarão desse estudo, além do RN, são:  Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 A candidata à vacina AZD2816 é uma nova versão daque já está atualmente disponível no Brasil (AZD1222), que foi modificada para também fornecer imunidade contra a recém-emergente cepa da variante B.1.351 do SARS-CoV-2, identificada primeiro na África do Sul.

 Para participar do novo estudo da ASTRAZENECA que em breve será iniciado no RN, serão selecionados voluntários que ainda não se vacinaram.

 Sem grupo placebo,  todos os participantes receberão uma vacina ativa.

O início dos trabalhos está previsto para agosto, e voluntários já cadastrados no Instituto Atena poderão eventualmente ser contactados e consultados pela equipe técnica sobre o desejo de participar.

 Inscrições permanecem abertas. Até o momento somente os estudos foram autorizados, não sendo ainda possível prever quando estas vacinas estarão disponíveis para a população.

A Dra. Sanali Paiva, médica e pesquisadora que lidera o Instituto Atena de Pesquisa Clínica, ressalta:

“Embora o mundo já tenha várias vacinas disponíveis para combater a COVID, os novos estudos são importantes para aperfeiçoar ainda mais os imunizantes, e garantir proteção contra novas variantes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *