4 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Simonet Tebet é a aposta do MDB para disputar a Presidência

image_processing20210707-28018-1uupxu8 Da Folha de São Paulo 

Em meio à busca por uma alternativa ao ex-presidente Lula e a Jair Bolsonaro, a cúpula do MDB está decidida a lançar ainda neste ano a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República.

O movimento é feito em paralelo ao de outros partidos que se classificam como de centro, que resolveram colocar já, a pouco mais de um ano das eleições de 2022, o nome de seus pré-candidatos na rua como forma de testar qual deles poderia representar uma “terceira via” viável.

Nos bastidores, o MDB articula lançar o nome de Tebet perto do fim da CPI da Covid, onde a senadora tem tido atuação cada vez mais forte. A ideia é não misturar a participação dela na comissão com a possibilidade de ela entrar na disputa presidencial.

Embora não referendado oficialmente pela executiva partidária, a decisão de lançar Tebet tem consenso entre variados grupos do MDB.

Oficialmente, o presidente do partido, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), diz que a parlamentar é um dos nomes favoritos para representar o projeto político que a sigla quer lançar, embora evite cravar o anúncio do nome dela.

Segundo Baleia, o MDB apresentará no final de agosto um documento elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães junto a outros especialistas com propostas para 2022 e que se intitulará “Ponto de Equilíbrio”.

“O nome que vamos apresentar vai defender esse projeto de país e um dos nomes favoritos para defende-lo é o da Simone [Tebet]”, afirma Baleia.

À Folha Tebet também disse que a decisão sobre lançar candidatura próprio será tomada em meados de agosto. Apesar da cautela, o martelo sobre o nome da senadora já foi batido.

O MDB faz parte de um grupo de nove partidos que formaram um grupo no WhatsApp para debater a conjuntura eleitoral e buscar uma opção que fuja à polarização Lula-Bolsonaro.

São parte do conjunto de legendas: MDB, DEM, Solidariedade, PV, Podemos, PSL, Cidadania, PSDB e Novo.

DO TL 

O crescimento de Tebet é espontâneo e fruto de seu trabalho.

Nunca demais lembrar que a Senadora não foi indicada pelo partido para ser membro da CPI, mesmo com experiência de ter presidido a CCJ e a incontestável bobagem jurídica.

Depois de acordo do presidente Omar Aziz com a bancada feminina, a participação ficou permitida sem qualquer prioridade.

De pronto, Tebet deixou o papel de coadjuvante com seus questionamentos certeiros e produtivos como a declaração do deputado Luiz Miranda (DEM) sobre o líder do Governo, deputado  Ricardo Barros na compra da Covaxin.

3 thoughts on “Simonet Tebet é a aposta do MDB para disputar a Presidência

  • observanatal

    Grande nome. Mas não chega. Enquanto for cada um para um lado, vantagem para Lula e Bolsonaro.

    Resposta
  • Maria das Graças de Menezes Venâncio

    Suimpatizo. Acho coerente.

    Resposta
  • Ary Maia

    Grande nome! Tem conhecimento e capacidade!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *