3 de maio de 2024
Igreja

Sobrinha jornalista destaca 47 anos de sacerdócio de Dom Jaime: “Uma história baseada no amor ao próximo”

Vou expressar aqui, em palavras, todo amor, admiração e respeito que tenho por tio Jaime, um filho gerado no seio de nossos avós e doado à igreja.

Um homem que tem na sua essência o sentimento da humanidade, capaz de se aproximar e defender aqueles mais sensíveis oferecendo atenção, amor e acolhimento.

Nos 47 anos dedicados ao sacerdócio, construiu uma história baseada no amor ao próximo sempre nos ensinando que a fraternidade é um compromisso ético que se impõe em vista de um mundo melhor.

Depois de um dia difícil, e de uma noite longa, em que o sono não vem, rezo junto com minha mãe e com toda minha família para que Deus fortaleça tio Jaime e fortaleça a igreja, superando todo tipo de insulto, calúnia e difamação. Só os que creem podem ultrapassar as turbulências provocadas por quem também precisa de oração.

Nos conforta saber que as sementes da fé, plantadas por nossa avó Nini no coração de tio Jaime, nasceram, cresceram, deram muitos frutos e hoje são repartidos com o povo que Deus lhe confiou.

Creio na fé como virtude, testemunhada por ele todos os dias na difícil missão de pastor. E como é difícil!

E vou lembrar aqui uma frase que li no dia da missa , celebrada na Catedral, em março, pela passagem dos 75 anos de tio Jaime.

“Prouvera a Deus que possamos aprender com o senhor que vale a pena enfrentar tudo por causa de um grande amor: Jesus Cristo”

O desabafo é da jornalista Virginia Coelli em suas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 15, depois que alguns blogs divulgaram denúncias de um ex-seminarista contra Dom Jaime Vieira Rocha, acusando-o de perseguição e expulsão do Seminário São Pedro por não ter correspondido a supostas investidas do Cardeal.

As denúncias ocorrem em meio a um processo de sucessão no comando do Clero potiguar, vez que Dom Jaime completou 75 anos e apresentou carta de renúncia em abril último.

Até o momento não se tem notícia de provas, além da palavra do ex-seminarista, que se mostrou insatisfeito com o processo de expulsão do Seminário.

A arquidiocese e o Clero do Rio Grande do Norte já divulgaram notas em apoio ao Arcebispo, informando que o caso vem sendo alvo de investigação desde 2019.

Dom Jaime já sofrera outros tipos de críticas da blogosfera potiguar por suas afinidades políticas com setores da esquerda do RN, tendo ganhado até o apelido de “bispo vermelho”.

Assim como a Igreja,  a política e o jornalismo vivenciam tempos difíceis de polarização, ataques excessivos e de difícil distinção o entre “joio e trigo”.

Como em Mateus 13 :

Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?29

Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Deixa o joio também crescer porque na colheita o trigo prevalecerá. Junto com a verdade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *