1 de maio de 2024
CulturaGente que é notícia

Talento potiguar brilha nos novos formatos de Teatro em São Paulo

O nome dela é Mônica Michele, médica de Natal radicada em São Paulo, exerce a medicina na capital paulista, mas também  ama o universo das artes, da dança e da cultura.

É ela que ilustra a matéria de capa no caderno 2 do Estado de São Paulo desta quarta-feira, 28.

Mônica atua na nova produção de um dos principais nomes do teatro contemporâneo, Eric Lenate que buscava sair de sua zona de conforto e criou um projeto de Oficinas de Montagem do Inbox Cultural, espaço voltado a cursos e produções independentes que tem entre seus professores nomes como Cacá Carvalho, Nelson Baskerville, Camila Raffanti e Fernanda Rocha, além do próprio Lenate.

O Cemitério Vertical – Poéticas de Resistência à Necropolítica laboratório de montagem de solos no qual o diretor abriu espaço para que jovens atores criadores pusessem em cena obras que girassem em torno da necropolítica a partir das obras do teórico político e historiador camaronês Achille Mbembe e do teórico social e filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).

Foram selecionados 12 artistas criadores (sete atrizes e cinco atores) para um mergulho ao longo de três meses no estudo da necropolítica e dos retrocessos sociais e em pautas progressistas ao longo da última década.

Intitulado Cemitério Vertical, o projeto estreou no último sábado, 24, para curtíssima temporada até o dia 1.º de agosto, com transmissão via streaming e ingressos a preços populares.

“Não tenho certeza se a pandemia pode impulsionar novamente esse formato de trabalho. Espero que sim e com experimentações cada vez mais ousadas e surpreendentes.

A pandemia nos separou e nos isolou, mas produziu outras formas de aproximação. Como nossa proposta nasceu com essa característica de reservar um momento solo para cada um dos participantes do grupo, resolvemos assumir isso como proposta escolhida e desenhamos a encenação a partir dessas características que foram se configurando para nós.”

Transmitido através do site oficial do Inbox Cultural, o espetáculo tem ingressos de R$ 10 a R$ 50, com sessões aos sábados e domingos, sempre às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *