15 de maio de 2024
Nota

Thereza Collor volta às páginas nacionais por briga de herança do pai

A empresária alagoana Maria de Lourdes Lyra, conhecida como Lourdinha Lyra, entrou com uma queixa-crime contra a irmã Thereza Collor acusando-a de calúnia e difamação.

Como a empresária cita no texto da ação, trata-se de mais um capítulo da “guerra” que trava com os irmãos, herdeiros de João Lyra —ex-deputado federal mais rico do país— que morreu aos 90 anos, em consequência da covid-19 em agosto de 2021.

Lourdinha foi indicada como responsável pela administração do patrimônio de Lyra quando ele ainda era vivo e estava com a saúde debilitada. Na época, suas empresas ruíam em profunda crise econômica.

A empresária tem cinco irmãos; quatro dizem ter perdido a confiança nela.

Após a morte do pai, ela foi designada como inventariante e ingressou como parte no processo da massa falida da Laginha Agro Industrial S/A, um conjunto de usinas em Alagoas e Minas Gerais. A falência deu início a uma saga judicial que chegou até ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) como o maior processo de falência do país.

QUATRO IRMÃOS CONTRA LOURDINHA

Desde que ingressaram no processo da Laginha, quatro irmãos já pediram na Justiça a retirada de Lourdinha da função de inventariante. Coube à Thereza Collor ir à imprensa fazer acusações.

Entrevistas desencadeiam queixa

A queixa-crime de Lourdinha contra a irmã veio após as acusações feitas por Thereza Collor em entrevistas concedidas às revistas Veja e IstoÉ. A informação da ação foi noticiada primeiramente pelo jornal Extra de Alagoas.

Em julho do ano passado, Thereza Collor afirmou à Veja que a gestão de Lourdinha não tinha preparo e estaria impondo “custos astronômicos” com contratos de processo de longa duração “na contramão do que deve ser a falência.”

Quem é Lourdinha Lyra

Lourdinha é uma figura conhecida em Maceió. Por oito anos, foi vice-prefeita da cidade na gestão Cícero Almeida (2005-2012).

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *