1 de maio de 2024
Nota

Titina Medeiros dá rosto e voz a Alzira Soriano em “Amor Perfeito” da Globo

O capítulo desta terça-feira , 12,  de Amor Perfeito teve um aceno às mulheres que, literalmente, fazem História e política no Brasil.

Foi durante a posse como prefeita de São Jacinto, Cândida (Zezé Polessa), que fez questão de convidar Alzira Soriano, primeira mulher a ocupar este cargo político no Brasil.

E a novela pode até ser uma obra de ficção, mas a personagem realmente existiu e se destacou por conta deste mérito.

Nascida em Jardim de Angicos em 1897, viúva aos 22 anos e mãe de três filhas, Alzira foi pioneira na posição não apenas no Brasil, mas, também, em toda a América Latina, ao tomar posse da prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, no dia 1º de janeiro de 1929, período em que as mulheres não podiam nem votar. Em cena, coube a Titina Medeiros dar vida à figura histórica.

Alzira Sorinano foi prefeita de Lajes no RN
“Eu já conhecia a história de Alzira Soriano porque aqui, no Rio Grande do Norte, a gente se orgulha da presença da mulher na política. Particularmente, me orgulho muito e sei que isso é uma construção histórica”, comenta Titina, que é conterrânea de Alzira

“(Nós, do Rio Grande do Norte) Tivemos a primeira eleitora da América Latina, a Celina, a primeira prefeita. E Alzira Soriano inaugurou isso”, celebra a artista.

Titina conseguiu aproveitar a participação curta, porém, para lá de especial na trama.

“(Quando cheguei para gravar) Estava bem tensa. Ainda mais pela minha responsabilidade em dar voz para a Alzira. Mas foi muito lindo estar com Zezé Polessa, que é uma grande atriz. Que novela linda! Saí de alma lavada. Amor Perfeito e tudo perfeito”, brinca ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *