4 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Todos os caminhos levam ao XI Fórum de Lisboa do ministro Gilmar Mendes

Dizem observadores da cena que a semana promete ser morna no Brasil em razão de grandes personalidades do país entarem ausentes do front, participando do XI Forum Jurídico de Lisboa, evento comandado pelo ministro Gilmar Mendes (STF).

O congresso começou hoje e vai até quarta-feira (28), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na capital portuguesa.

Os painéis reunirão autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e da Europa para discutir temas ligados à democracia e à gestão pública.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outros convidados, também participam do primeiro dia do evento.

Mendes abriu o evento, falando sobre a ascensão das mídias digitais e como elas alteraram a dinâmica das sociedades.

“No Brasil, quadrilhas digitais se valem da pluralidade de canais midiáticos para inviabilizar qualquer debate. A multiplicidade encontra sentido único apenas no objetivo.”

“O novo populismo evoca a democracia contra a própria democracia. O povo somente resgataria sua liberdade e retomaria a condição de protagonista se conseguisse destruir o sistema, livrando, assim, de uma elite degenerada”, acrescentou.

Mendes ainda apontou que o sistema judiciário é principal alvo dessa narrativa e “preferencialmente os tribunais constitucionais”.

“No catecismo populista, o Poder Judiciário usurpa o papel dos demais por supostamente adotar decisões políticas. Com papas e bolos, se enganam os bobos.”

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *