6 de maio de 2024
Coronavírus

Transmissão por assintomático é a nova polêmica turbinada por Bolsonaro

oms-coletiva

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (9) que a “transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto“.

O esclarecimento da entidade internacional ocorre após comentário da chefe do programa de emergências da entidade, Maria van Kerkhove, de que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”.

“Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto”, disse o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.

Kerkhove também voltou a se pronunciar nesta terça e explicou que as pesquisas estão em andamento. Ela disse que recebeu “muitas mensagens da noite para o dia” e que achou importante esclarecer o mal-entendido.

DO TL 

O mal entendido foi o necessário para o Presidente Jair Bolsonaro voltar ao cercadinho na manhã desta terça-feira e criticar o isolamento no Brasil há quase três meses, responsabilizando governadores e prefeitos pela medida que, segundo ele, vai matar mais gente do que a própria pandemia.

Bolsonaro também disse que desconhece casos de mortes no Brasil por falta de atendimento médico hospitalar e sugeriu que ficar em casa é perda de tempo.

Aproveitou a oportunidade para criticar seu ex-ministro Henrique Mandetta e elogiar as apreciações do ex Osmar Terra. Para ele, é o que está comprovando a veracidade com o desenrolara da doença. Terra foi aquele que previu pouco mais de 2 mil mortes de brasileiros por Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *