2 de maio de 2024
Medicina

Varíola dos Macacos, emergência de saúde pública de interesse internacional ?

Como os casos de varíola dos macacos continuam aumentando em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde se reunirá para determinar se o surto deve ser uma preocupação para o mundo.

A OMS já havia anunciado que a Monkeypox era uma ‘emergência global notável’.

À medida que o vírus continua a se espalhar, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, quer que o comitê retome a questão, com base nos dados mais recentes sobre a epidemiologia e a evolução do surto

Tedros disse que convocará o comitê durante a semana de 18 de julho.

A varíola continua se disseminando.

Em todo o mundo, já foram registrados mais de 6.000 casos,  em 58 países.

A Europa é o atual epicentro, registrando mais de 80% dos casos.

Os Estados Unidos começaram a liberar milhões de vacinas contra a doença, para o público alvo inicial, de maior risco, de  “homens que façam sexo com homens e tiveram parceiros múltiplos ou anônimos nos últimos 14 dias.”

No Brasil, já passam de 80 os casos confirmados, sendo um em Natal. Nenhum de transmissão comunitária, todos com registros de viagens recentes por países europeus.

Numa tentativa de não estigmatizar a doença,  Tedros Adhanom Ghebreyesus postou em seu Twitter:

Quero elogiar particularmente aqueles que estão compartilhando vídeos on-line por meio de canais de mídia social, falando sobre seus sintomas e experiências com a varíola dos macacos.  Esta é uma maneira positiva de quebrar o estigma sobre um vírus que pode afetar qualquer pessoa.”

Fontes: Winepress.com e CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *