Geral

Rio Grande do Norte tem saldo positivo de 4.486 vagas de emprego formal em agosto

O Rio Grande do Norte fechou o mês de agosto com saldo positivo de +4.486 empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (21). A diferença representou um acréscimo de +1,07% no número de empregos em relação a julho. Foram 15.797 admissões e 11.311 desligamentos durante o período.

O setor que mais contribuiu para este resultado foi o de Agropecuária, com a criação de 2.506 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os segmentos de e Indústria de Transformação, com 1.287 vagas, e Construção Civil, com 416 novos empregos.

Desempenho nacional

O emprego formal no Brasil cresceu no mês de agosto, com a abertura de 110.431 vagas – variação de +0,29%, em relação ao mês anterior. A alta durante o período foi resultado de 1.353.422 admissões e 1.242.991 desligamentos.

O crescimento do emprego formal ocorreu em sete dos oito setores econômicos. O segmento com maior alta foi o de Serviços, com 66.256 postos de trabalho. Comércio, com 17.859 postos, Indústria de Transformação (15.764 postos) e Construção Civil (11.800 postos) foram outros destaques.

Também tiveram alta os setores de Serviços Industriais de Utilidade Pública (Siup), com 1.240 novos postos, Extrativa Mineral (467 postos) e Administração Pública (394 postos). O único setor com variação negativa foi o de Agropecuária (-3.349).

Desempenho regional
O saldo de empregos formais de agosto foi positivo nas cinco regiões do país. O Sudeste teve 41.303 novas vagas (+0,21). Em seguida aparecem o Nordeste, com 36.460 postos (+0,59); o Centro-Oeste, com 13.117 novas vagas (+0,41); Sul, com 10.243 postos (+0,14); e Norte, com 9.308 postos (+0,54%).

Natal

Câmara Municipal de Natal lança memorial virtual

Com o objetivo de assegurar e disseminar a memória do poder legislativo municipal, contribuindo para a publicação de sua história no município, a Câmara Municipal de Natal lançou, nesta segunda-feira (24), o Memorial Virtual do Legislativo. A solenidade aconteceu no plenário da Casa e contou com a presença de vereadores e servidores.

O presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), destacou que o memorial é importante para que a população conheça a história do poder legislativo. “A partir do memorial a Câmara Municipal vai externar a sua história, mostrando a sua importância e representatividade, divulgando o que é o poder legislativo”, disse. O vereador acrescentou que “um livro sem páginas é um livro sem história. Um poder legislativo sem ter um memorial, não tem sua história resgatada e nem valorizada”.

Para visitar o site do memorial é só acessar memorial.cmnat.rn.gov.br.

Política

Ibope: Bolsonaro tem 28%, Haddad, 22%; Ciro, 11%; e Alckmin, 8%

Da Agência Brasil

Nova pesquisa do Ibope Inteligência sobre intenções de voto para a Presidência da República revela que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) mantém o primeiro lugar com 28% das preferências, a mesma proporção identificada na pesquisa de 18 de setembro. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) cresceu três pontos percentuais e atingiu 22% das menções.

A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi feita no último final de semana, dias 22 e 23 de setembro. Foram entrevistadas 2.506 pessoas em 178 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, e foi feita sob o protocolo BR‐06630/2018.

Entrevistados que declararam voto em branco ou nulo totalizaram 12% – dois pontos percentuais a menos do que a última pesquisa. Seis por cento dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder, queda de um ponto percentual.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) manteve o percentual de intenção de voto de 11%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou positivamente um ponto percentual e marcou 8% e a ex-ministra Marina Silva (Rede) oscilou negativamente um ponto percentual e agora foi mencionada por 5% dos eleitores consultados.

João Amoêdo (Novo) tem 3% das intenções de voto. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) marcaram 2%. Guilherme Boulos (PSOL) foi citado por 1% dos entrevistados. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram, segundo o Ibope.

Política

Seta e a diferença do Ibope e Certus

Nos aproximamos do dia 07 de outubro, quando os brasileiros vão as urnas escolher a quem depositar o voto para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.

Com a proximidade da data para o exercício da democracia, começamos a assistir as manobras de alguns institutos de pesquisas para tentar manipular o eleitor. Isso virou praxe.

Longe de mim querer ser estatístico, aliás, nunca fui um aluno exemplar de matemática, mas não precisa de muita coisa para constatarmos a tentativa de se influenciar o eleitor por meio dos números.

Aqui no RN, nós tivemos na sexta-feira (21) a divulgação de uma pesquisa Ibope, no domingo (23), foi divulgada nova rodada da Pesquisa Certus e hoje chega mais uma SETA.

A SETA trazendo resultados bem diferentes das demais. É o instituto que o dono tem a esposa ocupando cargo comissionado na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, reduto principal da deputada federal Zenaide Maia (PHS), candidata ao Senado.

Política

Partido de Bolsonaro anunciará apoio a Geraldo Melo para o Senado

O PSL do Rio Grande do Norte anunciará oficialmente o apoio a Geraldo Melo (PSDB) para o Senado no Rio Grande do Norte.

Segundo a assessoria do PSL, o anúncio oficial será realizado no comitê do PSL (Av. Senador Salgado Filho, em frente ao Bob’s, às 16 horas, nesta terça-feira (25).

Vale ressaltar que o candidato a presidente de Geraldo Melo é Geraldo Alckmin, do seu partido, o PSDB.

Política

Candidato ao Governo pelo PSOL percorre o Oeste do RN

A viagem começou com o debate da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na noite da última quinta, 20.  “Em nosso governo, essa instituição será um dos braços motores do desenvolvimento do nosso Estado, do interior para a capital, da capital para o interior”, destacou.

Na sexta-feira, 21, Professor Carlos Alberto fez campanha em Mossoró, concedendo entrevistas à imprensa local e em mobilização com Sandro Pimentel, candidato a deputado estadual pelo PSOL. “Eu e Sandro levamos as ideias da nossa candidatura para os servidores, técnicos e estudantes de outra das principais instituições de ensino do RN, que é a UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)”, comentou.

Com Sandro Pimentel e com Danniel Morais, candidato do PSOL a deputado federal, o professor foi a Baraúna se encontrar com protetores de animais. “A causa animal faz parte do nosso plano de governo”, citou.

Veio o sábado, 22, e as visitas foram às cidades de Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Janduís, município que tem Zé Bezerra como prefeito. Ele é do PSOL. Em todo o país, apenas duas cidades contam com gestores do partido. A outra é Jaçanã, do prefeito Oton Mário, e que também está encravada no Rio Grande do Norte.

No sábado, Salomão Gurgel, candidato a deputado estadual do PSOL, participou das atividades. A visita ao Oeste se encerrou no domingo, 23, com a visita a Campo Grande.

PROFESSOR CARLOS ALBERTO

Política

Prefeito de Taipu declara apoio ao genro Bertone para deputado federal

O prefeito de Taipu, Bastinho (PSB), declarou apoio a Bertone Marinho para deputado federal. A declaração foi feita durante reunião com lideranças no último fim de semana.

Além de Bastinho, o presidente do Partido Verde no Rio Grande do Norte conta com o apoio do prefeito de Caiçara do Rio dos Ventos, Felipinho (PMDB), e da prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho (PMDB).

Bastinho é sogro do candidato e Fátima a mãe de Bertone.

Bertone

Política

Meirelles teve agenda extensa em Natal

O presidenciável Henrique Meirelles (MDB) cumpriu uma extensa agenda política em Natal nesta segunda-feira (24).

Ao de sua esposa, a psiquiatra Eva Meirelles e do prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), Henrique Meirelles concedeu entrevistas, conversou com empresários na CDL Natal, caminhou pelo comércio do Alecrim, onde conversou com populares e ainda visitou a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer.

Alecrim

Meirelles em caminhada pelo Bairro Alecrim

Na Liga, o candidato foi recebido pelos médicos Ricardo Curioso, Ivo Barreto e Arthur, conhecendo as instalações do local e conversando com funcionários, além de mostrar suas propostas para a Saúde Pública.

“Saio daqui impressionado com a Liga contra o Câncer e quero parabenizar o trabalho desenvolvido por essa equipe competente e acima de tudo humana”, disse Meirelles.

Meirelles visitando a Liga Contra o Câncer

Meirelles visitando a Liga Contra o Câncer

Política

Receita de Meirelles para o RN

Durante a coletiva à imprensa que concedeu em Natal, o presidenciável Henrique Meirelles (MDB), especialista em economia, deu sua receita para colocar o RN novamente no caminho do desenvolvimento.

“O turismo é um dos caminhos para o RN. Na presidência vamos desenvolver políticas regionais e aqui uma das nossas apostas será o turismo. Ampliando a infraestrutura portuária para se receber vários navios de cruzeiros, fortalecendo o Aeroporto Aluízio Alves e melhorando as condições das rodovias no RN”, disse o candidato.

Meirelles ainda disse que a conclusão da Barragem de Oiticica, no Seridó, será uma prioridade, bem como a chegada da transposição do Rio São Francisco para o Estado. “Isso vai desenvolver o Semiárido com as potencialidades já existentes ali”.

Crise fiscal

A respeito da grave crise econômica que passa o RN, inclusive, com atraso salarial dos servidores, Meirelles disse que vai elaborar um Projeto de Lei, enviar ao Congresso e estabelecer critérios de ajuda aos Estados como o RN.

“Como Ministro da Fazenda autorizei a liberação de recursos por meio de Medida Provisória para a regularização do pagamento dos servidores do RN. Que não foi possível devido a impedimento por parte do Tribunal de Contas da União. Com a Lei, regularizaremos para que possamos fazer o fortalecimento dos Estados e Municípios”, finalizou.

Política

Em Natal, Meirelles afirma que “violência se combate com inteligência”

O presidenciável Henrique Meirelles (MDB) cumpre agenda em Natal nesta segunda-feira (24).

Em coletiva à imprensa, após ser questionado sobre a onda de violência no Brasil e no principalmente no Rio Grande do Norte, o candidato foi enfático: “Violência se combate com inteligência”.

A inteligência que se referiu o candidato é a capacitação dos servidores da Segurança e investigação e planejamento com eficiência.

A agenda de Meirelles é acompanhada pelo prefeito Álvaro Dias (MDB).

Política

Carlos Eduardo, Garibaldi e Agripino percorrem o Trairi em carreata com Tomba

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) recebeu neste domingo (23), na região do Trairi, o ex-prefeito de Natal e candidato ao governo do RN, Carlos Eduardo Alves (PDT), com quem realizou carreatas pelos municípios de Santa Cruz e Serra Caiada, importantes bases políticas do parlamentar estadual.

Em cada uma das cidades, o evento político reuniu mais de uma centena de veículos motorizados. Uma expressiva participação popular também foi constatada durante todo o trajeto das carreatas em Serra Caiada e Santa Cruz. O senador e candidato à reeleição, Garibaldi Filho (MDB), e o senador José Agripino Maia (DEM), candidato a deputado federal, também participaram das movimentações políticas.

Em seu discurso, Carlos Eduardo disse ao eleitorado que está “dentro do segundo turno” e que tem a certeza de que será o futuro governador do Rio Grande do Norte. O ex-prefeito de Natal destacou ainda que no seu governo uma das prioridades será a retomada do emprego, para garantir ocupação de renda para a população. Ele destacou que o estado é o maior produtor do brasil de energia eólica e disse que esse segmento da economia deverá ser fortalecida para ampliar a oferta de empregos nos municípios.

Diversos

Natal sediará exposição de pastor alemão

No próximo dia 20 de outubro, vai ocorrer em Natal a Final do Ranking Norte/Nordeste de exposição da raça Pastor Alemão.

O evento ocorrerá no Jiqui Country Club.

As inscrições serão aceitas até o dia 17 de outubro ao valor de R$ 60,00. Mais informações entrar em contato com Matheus: (84) 99996-8482.

Política

Carlos Eduardo ganha direito de resposta após ser atacado em propaganda de Robinson

O candidato a governador pela coligação 100%RN, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo(PDT), terá direito de resposta na propaganda eleitoral de Robinson Faria (PSD)por determinação do juiz eleitoral Ricardo Tinoco de Goes, que considerou ofensiva veiculação de inserções em redes sociais do atual governador.

Trata-se de Representação, com pedido de liminar, ajuizada por Coligação 100% RN e Carlos Eduardo Nunes Alves em desfavor de Coligação Trabalho e Superação e Robinson Mesquita de Faria, por suposta irregularidade na propaganda eleitoral transmitida no perfil do candidato Representado no Instagram, na conta robinsonfaria.

Sustentam, em síntese, que o vídeo impugnado divulga, por meio de insinuação maliciosa, fatos sabidamente inverídicos e ofensivos à honra do candidato Carlos Eduardo Alves, capaz de comprometê-lo perante o eleitorado.

Aduzem, ainda, que “a veiculação sob análise, por meio de insinuação maliciosa, distorce afirmação do Candidato Representante, referente ao tratamento que a polícia do seu Governo dispensará a criminosos, para atingir a sua honra, e fazer crer que o mesmo ‘esconde do povo’ que protege bandidos. É flagrante o insulto pessoal. O Candidato da Coligação Representante jamais pactuou com bandidos e afirmação nesse sentido é manifestadamente caluniosa e difamatória, e atinge diretamente a sua honra” (ID 95022, p. 2).

Ante o exposto, DEFIRO a tutela de urgência requerida, para conceder o direito de resposta aos Representantes, com o tempo de 1’ (um minuto) para manifestação na propaganda eleitoral na internet.

Política

Fafá Rosado declara apoio à reeleição de Rafael Motta

O projeto de reeleição do deputado federal Rafael Motta (PSB) conquistou o apoio neste domingo (23) da ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado.

Fafá Rosado ressaltou a atuação de Rafael Motta na Câmara dos Deputados, principalmente na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Política

Partido de Bolsonaro repudia fato em que eleitora contrária mostrou faca durante mobilização em Caicó

Em meio à organização de uma carreata que reuniu cerca 300 veículos partindo da Via Costeira até a Zona Norte de Natal – em apoio ao candidato a presidente, Jair Bolsonaro; a deputado federal, General Girao; e aos deputados estaduais da legenda – a direção do PSL RN divulgou nota oficial neste domingo sobre episódio envolvendo simpatizantes do PT em Caicó. Veja a íntegra do texto:

NOTA DE REPÚDIO

O Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL RN) vem a público *REPUDIAR VEEMENTEMENTE* a atitude de uma declarada eleitora do PT que, em ato de campanha do nosso candidato a Deputado Federal, General Girão, na noite deste sábado, 22, em Caicó (Região do Seridó), fez provocações, brandindo uma faca e uma bandeira do seu partido na direção da caravana que, democraticamente, alardeava propostas e pedia votos pela cidade. Posturas como esta deixam claro de que lado estão, de fato, a intolerância e o ódio, sentimentos que repelimos e contra os quais seguiremos lutando.

Carlos Eduardo da Costa Almeida
Presidente do PSL RN

Política

Ciro Gomes diz que experiência fará Carlos Eduardo governador

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) declarou na noite de sábado (22/9) em João Câmara, a 81 quilômetros de Natal, que o Rio Grande do Norte passa por uma crise grave e somente a experiência administrativa do candidato a governador pela coligação 100%RN, ex-prefeito da capital, Carlos Eduardo (PDT) poderá recolocar o Estado em ordem.

Em comício na superlotada Praça Antônio Justino de Souza, Ciro Gomes comparou o caos do Rio Grande do Norte à crise do país e defendeu o preparo do candidato do seu partido ao Governo do Estado: “O Rio Grande do Norte, da mesma forma que o Brasil, não pode se arriscar no fracasso comprovado ou na incapacidade administrativa incompatível com as dificuldades que afligem o povo. O Rio Grande do Norte não deve descartar a experiência e por isso Carlos Eduardo vai ser governador”, pontuou Ciro Gomes.

Eleitores de várias regiões viajaram até João Câmara para acompanhar o comício de Ciro Gomes e Carlos Eduardo. Também foram oradores, o ex-prefeito Maurício Caetano e o atual prefeito Manoel Bernardo, ambos do DEM.

Neste sábado, Carlos Eduardo percorreu a Região do Mato Grande visitando Ceará-Mirim, onde percorreu a feira livre e o comércio, Barra de Maxaranguape, Rio do Fogo e João Câmara.

Política

João Maia comemora aniversário com Comício Regional em Messias Targino

Candidato a deputado federal, João Maia (PR) realizou na noite deste sábado (22) um comício regional em Messias Targino, cidade administrada por sua mulher, Shirley (PR).

O comício serviu também para comemorar o aniversário do candidato e contou com as presenças além da anfitriã, do prefeito Paulo Emídio (São Gonçalo do Amarante), prefeito Luiz Jairo (Upanema), prefeita Ceição Duarte (Lucrecia), a candidata a deputada estadual Terezinha Maia, do candidato a deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, além das presenças do candidato à reeleição, o Governador Robinson Faria, do candidato a vice-governador Tião Couto (PR), e lideranças de várias regiões do Estado.

Os candidatos ao Senado de João Maia e Shirley são Zenaide (PHS) e Garibaldi (MDB), que não estiveram presentes, mas foram lembrados.

Política

Álvaro Dias fortalece campanha de Adjuto, Carlos Eduardo e Garibaldi em Caicó

Mesmo expandindo sua campanha para além do Seridó e Natal, onde tem bases eleitorais, o candidato a deputado estadual Adjuto Dias (MDB) tem Caicó como prioridade para sua corrida à Assembleia Legislativa, assim como do candidato ao Governo do RN, Carlos Eduardo e dos candidatos ao Senado Garibaldi Filho e Antônio Jácome. Neste fim de semana, em meio a visitas a outras regiões, realizou, ao lado do prefeito de Natal, Álvaro Dias, arrastões cruzando os bairros caicoenses.

Nas duas ocasiões, essa sexta e sábado, Adjuto enfatizou que é preciso que os poderes legislativo e executivo atuem juntos, por isso a necessidade de um governador com capacidade e experiência administrativa. “Carlos Eduardo é conhecido em Natal e o interior está, agora, sabendo do que ele é capaz. Nós estamos mostrando os resultados da sua boa gestão e o reflexo está nas pesquisas. Ele é o candidato que mais cresce nas intenções de votos e será o futuro governador do RN”, destacou.

Ex-deputado que conquistou muitos investimentos para a região, Álvaro Dias, o atual prefeito de Natal, destacou a necessidade em preservar, na Assembleia Legislativa, um autêntico representante do povo seridoense. “Caicó precisa continuar com uma representação efetiva. Com alguém como Adjuto, que tenha argumentos fortes e coerentes para brigar e conquistar melhorias para o nosso Seridó”, destacou.

Sucessor de Carlos Eduardo na prefeitura de Natal, Álvaro elencou as conquistas que levaram a capital a um maior desenvolvimento e a grande oportunidade do potiguar ter esse bom gestor à frente do Estado.

“Estamos num momento importante para o futuro do Rio Grande do Norte e não podemos escolher alguém sem experiência. Temos que eleger uma pessoa testada e aprovada e essa pessoa é Carlos Eduardo, que foi eleito quatro vezes prefeito da capital e tem competência pra fazer o mesmo pelo estado”.

Política

Candidata a vice de Haddad, Manuela D’Ávila participou de carreata em Parnamirim com Fátima, Zenaide e Alexandre

A candidata a vice-presidente de Fernando Haddad (PT), cumpriu agenda ontem (22) no Rio Grande do Norte.

Participou de uma carreata em Parnamirim.

E depois de uma reunião com jovens em Natal.

Estava acompanhada pela candidata ao Governo, Fátima Bezerra (PT) e candidatos ao Senado, Zenaide Maia (PHS) e Alexandre Motta (PT).