Política

Secretário de Saúde de Natal diz que o Estado demorou a agir para o Covid-19

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, concedeu nova entrevista nesta terça-feira (02) sobre a pandemia do Coronavírus e as ações que estão sendo desempenhadas pela Prefeitura de Natal.

Antunes afirmou que o Estado demorou a agir para as ações do Covid-19, e isso sobrecarrega o sistema de Saúde do município de Natal. “Se as ações tivessem aparecido no momento oportuno, a situação hoje seria outra no Rio Grande do Norte”, afirmou, em entrevista ao Repórter 98.

O secretário defende a permanência hoje do isolamento social, mas reconhece que foi iniciado “precocemente”.

Em relação a rede municipal, George Antunes disse que está trabalhando para ampliar a 120 leitos no Hospital Municipal de Campanha, as UPAs estão estruturadas e nos próximos dias o município também terá 45 leitos à disposição da população.

“Inclusive, Natal está recebendo pacientes de outros municípios da Região Metropolitana de Natal”, ressaltou o secretário.

Natal

Município de Natal vai estabelecer protocolo com novos medicamentos para Covid-19

O Secretário de Saúde de Natal, George Antunes, afirmou durante a entrevista ao Repórter 98, que o Município vai estabelecer nos próximos dias um novo protocolo para o tratamento do Covid-19.

“Existe um conselho formado por renomados profissionais e nos próximos dias o município de Natal vai estabelecer um novo protocolo para tratar o Covid-19”, afirmou.

Segundo o secretário, entre os medicamentos a serem utilizados, estão a Ivermectina e hidroxicloroquina.

Política

Lei de Paulinho Freire assegura vacinação domiciliar de pessoas com deficiência

Em meio a pandemia do Coronavírus, surge uma nova lei que irá contribuir para ampliar o acesso da população à saúde. A Prefeitura de Natal publicou hoje em seu Diário Oficial a Lei Ordinária N 7.032/2020 que assegura a aplicação de vacinas em pessoas com deficiência motora incapacitante, em residências, asilos, fundações, casas de repouso ou entidades que agrupem pessoas com mobilidade reduzida.

“Este ato é muito importante porque irá contribuir para que várias pessoas que necessitam de uma atenção especial tenham acesso às vacinas em casa. O novo benefício faz toda a diferença para muitas famílias agora, em meio essa crise sanitária, porque as pessoas não estão podendo sair de casa. Mas quero lembrar também que mesmo quando essa crise passar a lei permanecerá em vigor com o serviço assegurado”, afirmou o vereador Paulinho Freire.

A partir de hoje, a população natalense pode recorrer ao setor público solicitando o serviço para as pessoas que tem dificuldade de se locomover até as unidades de saúde. Deve-se lembrar que a lei abrange vacinas contra Influenza, pneumocócica 23-valente, difteria e tétano, febre amarela e hepatites (A, B, A+B).

“Agradeço a sensibilidade do poder executivo em sancionar essa ideia proposta por nosso mandato através do trabalho do legislativo municipal. Além de fiscalizar e zelar pelo serviço público, o trabalho do vereador é esse: pensar projetos de lei que possam assegurar melhoria de vida e bem estar para a população”, explicou Paulinho.

Estado

Governo Federal envia recursos para apoiar 18 instituições filantrópicas do RN

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, fez a transferência da segunda parcela do auxílio financeiro emergencial às santas casas e aos hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, beneficiando um total de 18 unidades no Rio Grande do Norte.

Para o rateio dos recursos referentes à segunda parcela, foram adotados os seguintes critérios:

I – os dados epidemiológicos oficiais do Ministério da Saúde, disponibilizados no sítio “covid.saude.gov.br”, quanto à incidência de casos da COVID-19 por Região de Saúde até a data 24 de maio de 2020 e à evolução da pandemia nas semanas epidemiológicas de 19 a 21;

II – o número de leitos SUS das santas casas e hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, constantes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES em 12/05/2020; e

III – os valores da produção dos serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade das santas casas e hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, no exercício de 2019.

Recursos

Política

Pré-candidato a vereador em Natal deixa presidência da Associação Nacional de Servidores do MP

Obedecendo a legislação eleitoral, que determina o afastamento de cargos de comando em entidades de classe daqueles que disputarão cargos eleitorais, o ex-vereador de Natal, Aldo Clemente, anunciou esta semana o seu afastamento da presidência da Associação Nacional de Servidores dos Ministérios Públicos (Ansemp), assim como sua função na diretoria da Federação Nacional de Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). Assim, Aldo coloca seu nome à disposição para o próximo pleito.

“Em respeito a legislação eleitoral estamos tomando esta decisão neste momento, mas com a consciência de que a Ansemp e a Fenamp estão em boas mãos, são colegas de grande competência e com muita capacidade de liderança para que possam manter o trabalho que estávamos realizando, de valorização desta categoria e de busca por melhorias para o MP em todo o país”, disse Aldo Clemente.

Além de ex-vereador da capital potiguar, o bacharel em Direito Aldo Clemente é membro do MPRN, e especialista em Gestão Pública, Direto Administrativo e Processo Civil.

20200602165427soBIUX

Política

‘Não pretendo apoiar prefeito em lugar nenhum’, diz Bolsonaro sobre eleições

Da CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (2) que não pretende apoiar prefeitos nas eleições municipais deste ano, previstas para ocorrer em dois turnos, nos dias 4 e 25 de outubro.

O comentário foi feito na portaria do Palácio da Alvorada ao responder a um apoiador que questionou se o presidente endossaria a campanha de algum prefeito.

“Não pretendo apoiar prefeito em lugar nenhum, não pretendo, [vou] deixar bem claro, não pretendo”, afirmou o presidente.

Após insistirem no assunto, ele complementou sua resposta: “Não tenho partido, pra exatamente para não me meter em política este ano. Tenho muito trabalho aqui em Brasília pra entrar em eleições municipais”.

Possibilidade de adiamento

O possível adiamento das eleições municipais deste ano ainda é tema de discussão entre os especialistas e autoridades brasileiras.

O tema está na mesa do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e deve ter uma decisão até o fim de junho.

Estado

Pesquisadores estarão no RN para estudo sobre a covid 19

Nos dias 4, 5 e 6 de junho o IBOPE realizará a segunda etapa da pesquisa sorológica da covid-19 em residências de Natal, Caicó e Mossoró. O estudo está sendo realizado em todo o Brasil, sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio do Ministério da Saúde.

Os domicílios visitados serão escolhidos por sorteio. E os pesquisadores, devidamente identificados e paramentados, convidarão os moradores a responder um questionário. Entre os moradores, um será sorteado para realizar o teste rápido (sorologia), por amostra de sangue retirada por uma pequena punção no dedo, para detectar se já foram ou não infectados pelo coronavírus.

O estudo é denominado “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19”, e vai ajudar e conhecer a propagação do coronavírus na população brasileira.

Estado

CREA é contra Lockdown no RN

COMUNICADO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), na condição de uma entidade de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, se posiciona, neste momento, contrário ao Lockdown no Rio Grande do Norte.

A discussão entre a classe política e alguns setores da sociedade intensificou, nos últimos dias, em relação ao possível isolamento social nas principais cidades do estado. O Crea-RN que regula e defende os interesses da engenharia, da agronomia e da geociências, através dos seus profissionais e empresas habilitadas e de toda a sociedade potiguar entende que esta não é a melhor decisão visto que a paralisação de atividades poderá prejudicar o setor econômico já fragilizado com a pandemia.

Entendemos como primordiais as medidas de isolamento que priorizam os grupos de risco como idosos e portadores de doenças crônicas graves. Nesse momento de incertezas, vemos o bloqueio total da operação de quaisquer atividade, com exceção das essenciais, com possibilidade de causar prejuízo a todos.

Defendemos a saúde dos nossos profissionais, incentivando os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus com o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, e também o direito de exercerem as suas funções, nesse momento tão delicado para o país.

Francisco Vilmar Pereira Segundo

Presidente em Exercício do Crea-RN

Estado

Assembleia faz doação de EPIs e álcool para profissionais da saúde e segurança do RN

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte beneficiarão milhares de potiguares que atuam na saúde e segurança pública no Rio Grande do Norte.

Além da proteção para quem usa, o material será entregue nos hospitais referenciados para a Covid-19 e Batalhões da Polícia Militar; nas delegacias; unidades do Corpo de Bombeiros e também será usado pelos policiais que atuam ostensivamente no combate ao crime.

São 141 mil litros de álcool líquido 70% e 25 mil unidades de máscaras cirúrgicas, usadas no combate ao coronavírus.

Além dos EPIs, a Assembleia também garantiu doação de repasse financeiro para custeio do funcionamento de leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar.

O investimento tem valor total de R$ 2,1 milhões.

Assembleia

Foto: João Gilberto

Geral

Você teve COVID-19? Doe seu plasma

Caso você tenha tido a COVID-19 e se recuperado, o plasma do seu sangue pode ajudar a salvar muitas vidas.

Pessoas que tiveram Covid-19 possuem anticorpos que são capazes de combater o vírus. Em pesquisas anteriores relacionadas a outras doenças virais, constatou-se que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receberem o plasma de pessoas recuperadas.

Mesmo sem evidência científica comprovada, o tratamento – até como estudo – está sendo feito e aplicado em pacientes com quadro grave de Covid.

Em Natal podem ser feitas no Hemovida, na Av. Nilo Peçanha, 199, Petrópolis, em Natal.

Estado

MP abre inquérito para investigar PPP entre Estado e Arena das Dunas

O Ministério Público Estadual, através da 46ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, instaurou Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades na contratação e execução da Parceria Público-Privada firmada entre o Estado do Rio Grande do Norte e a SPE ARENA DAS DUNAS CONCESSÃO E EVENTOS S.A., através do Contrato de Concessão Administrativa nº 001/2011.

A origem foi o Relatório Final da Auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado do RN a respeito do Contrato de Concessão Administrativa nº 001/2011; no IC nº 116.2011.000017 (IC nº 174/2011), instaurado com vistas ao exame de legalidade da concorrência Internacional nº 001/2010, referente à celebração da Parceria Público-Privada firmada entre o Estado do Rio Grande do Norte e a SPE ARENA DAS DUNAS CONCESSÃO E EVENTOS S.A, através do Contrato de Concessão Administrativa nº 001/2011; e na NF nº 116.2019.000476, referente à íntegra do Processo nº 11.750/2011-TC, no qual o Plenário do TCE/RN decidiu pela rejeição de contas dos contratos firmados entre o Estado do RN e a empresa VALORA PARTICIPAÇÕES LTDA, destinados à consultoria e assessoramento técnico e jurídico para a estruturação do projeto da PPP do Arena das Dunas.

Natal

Guarda Municipal começa a operar na Patrulha Maria da Penha em Natal; Autora da lei, Júlia Arruda comemora

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou, nesta segunda-feira (1º), a operar a Patrulha Maria da Penha em Natal. Após formar mais de 100 guardas municipais para atuar no patrulhamento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, as viaturas começaram a cumprir o roteiro de visita domiciliar e rondas na cidade.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, explicou que a Patrulha Maria da Penha funciona a partir do momento em que o agressor é notificado pela Justiça sobre a medida protetiva que o impede de se aproximar da vítima. 

Autora da Lei Promulgada nº 461/17, que instituiu o projeto em Natal, a vereadora Júlia Arruda comemorou o início de operação.

“Sobretudo neste momento de isolamento social, quando a violência doméstica se torna ainda mais difícil de combater, é fundamental que a Patrulha esteja nas ruas porque, além de efetivamente acompanhar mulheres que estejam com as medidas protetivas, a presença da Guarda Municipal nas comunidades gera uma maior sensação de segurança e ajuda a inibir outros casos de violência doméstica que possam estar acontecendo longe dos nossos olhos”, finalizou a vereadora Júlia.

Patrulha

Política

Barroso confirma em reunião virtual com participação de Glauber Rêgo que eleição pode ser adiada para novembro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Glauber Rêgo, participou da primeira reunião convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, com todos os presidentes dos regionais.

O ministro se disse confiante de que a tarefa de organizar e conduzir as Eleições Municipais de 2020, apesar de dura, será cumprida com perfeição pela Justiça Eleitoral. “As eleições não serão fáceis, mas com alegria e serenidade seremos capazes de realizá-las com sucesso”, afirmou.

Barroso afirmou aos presidentes dos TREs que é possível que as eleições, inicialmente previstas para ocorrerem em outubro, precisem ser adiadas para novembro e dezembro. Segundo ele, o Congresso Nacional – a quem cabe aprovar a emenda constitucional que estabelecerá esse adiamento – já está estudando a hipótese de que o primeiro turno da votação para prefeitos e vereadores ocorra no dia 15 de novembro e, o segundo, no dia 6 de dezembro.

O presidente também revelou que estão sendo estudadas alternativas para a votação. Uma delas é que o dia da eleição comece mais cedo, às 7h, e se estenda até as 20h. A suspensão da identificação dos eleitores por meio da biometria também está entre as hipóteses analisadas.

Glauber Rêgo

Estado

Governo do RN vai endurecer regras de isolamento

Pela primeira vez na pandemia, a governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu ontem (01) com prefeitos da Região Metropolitana de Natal.

O pico da doença no RN ou a proximidade dele, com lotação dos leitos de UTI dos hospitais públicos estaduais em Natal, fez a governadora decidir por endurecer regras de isolamento social.

Foi criada uma comissão entre o Governo Estadual e os municípios para definir ações concretas, tais como as blitzen que já vêm acontecendo, rondas nos bairros e comércios, proibição de circulação em áreas públicas, fechamento de acesso às praias e controle de trânsito. Foi proposta, ainda, uma ação integrada das forças de segurança do Estado e municípios e dos Procons, de forma a intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas.

 FB

Cidades

Covid-19: Câmara de Guamaré faz campanha de conscientização

A Câmara Municipal de Guamaré vem fazendo uma campanha de conscientização e combate à Covid-19. O município já teve três óbitos pela doença e o crescimento de notificações preocupam o presidente da Casa, vereador Eudes Miranda.

As orientações estão sendo publicadas nas redes sociais oficiais da Casa. Nas peças, o Legislativo dá dicas de como tornar o dia a dia das pessoas mais seguro em razão da exposição ao vírus, e reforça a importância do isolamento social para combater a doença.

O debate em torno das medidas de combate à Covid-19 têm pautado as últimas sessões do legislativo, onde todos os vereadores vem demostrando uma certa preocupação com número de casos notificados no município.

Política

Empresário Afrânio Miranda se afasta da FCDL e anuncia pré-candidatura a prefeito

O empresário Afrânio Miranda se afastará da presidência da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte nessa terça-feira, 02 de junho, por motivos de desincompatibilização para o pleito eleitoral das eleições municipais de 2020.

O empresário deixa seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito da cidade do Natal pelo PODEMOS, partido que tem como Presidente do Diretório Estadual o Senador Styvenson Valentim.

Poder

Justiça Federal do RN proferiu mais de 23 mil decisões judiciais nos meses de abril e maio

O balanço da Justiça Federal no Rio Grande do Norte nos meses de abril e maio de 2020 foram muito positivos. Foram emitidas mais de 10 mil sentenças e quase 9 mil decisões.

A estatística mostra que a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte está mantendo o nível de produtividade no teletrabalho, sistema implantado em sua integralidade devido a pandemia do coronavius.

Em sentenças, foram exatamente 10.172 sentenças. Outras 8.644 decisões foram proferidas nos meses de abril e maio.

Já sobre os acórdãos firmados nos Juizados Especiais Federais foram 4.629.

“O balanço do bimestre da Seção Judiciária demonstra o empenho de magistrados e servidores que, mesmo com toda adversidade do momento, conseguem manter o ritmo de trabalho”, avalia o Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira, Diretor do Foro da JFRN.

Natal

George Antunes continua Secretário de Saúde de Natal

O Secretário de Saúde de Natal, George Antunes, permanece no cargo.

Uma boa notícia.

Já que a Saúde do Município tem caminhado bem, em meio a tantos problemas e uma pandemia. A área é uma prioridade do prefeito Álvaro Dias, que é médico por formação.

A possível saída do secretário do cargo foi notícia após declarações dadas à imprensa.