Política

Operação do MP apura fraudes em contratos da Câmara Municipal de Guamaré

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta segunda-feira (27) a operação 10° Mandamento, que apura fraudes em contratos públicos da Câmara Municipal de Guamaré. Um vereador e outras dez pessoas são investigados por suspeita de terem cometido os crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude a licitações e ocultação de bens e valores. Além dos mandados de prisão, com o apoio da Polícia Militar, são cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na sede do Poder Legislativo de Guamaré.

As investigações da operação 10° Mandamento foram iniciadas em maio do ano passado e tratam de crimes cometidos entre 2017 e 2019.

A operação 10° Mandamento conta com a participação de 23 promotores de Justiça, 53 servidores do MPRN e ainda 97 policiais militares. Os mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Natal, Guamaré, Parnamirim e Extremoz.

O MPRN levantou que o grupo agia de forma estruturalmente ordenada com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens indevidas derivadas da prática dos crimes de peculato, de corrupção passiva, de desvios de verbas feitos por meio de contratos superfaturados celebrados através de licitações fraudulentas.

Política

Debaixo de chuva, manifestantes protestam a favor de Bolsonaro em Natal

Manifestantes em defesa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) se concentraram na tarde deste domingo (26), no Shopping Midway Mall, em Natal, pedindo também a aprovação da Reforma da Previdência e do pacote anti-crime proposto pelo Ministro Sérgio Moro.

Mesmo sob a chuva, os manifestantes permaneceram no protesto, que teve a presença de autoridades, como o deputado federal General Girão e o deputado estadual Coronel Azevedo.

Política

Atos em apoio ao governo Bolsonaro ocorrem em diversas cidades do país

Da Agência Brasil

Atos em apoio ao governo de Jair Bolsonaro ocorrem neste domingo (26) em várias cidades do país. Os apoiadores defendem a reforma da Previdência, o pacote anticrime, o porte e posse de armas, além de ministros do governo como o da Justiça, Sergio Moro, e o da Economia, Paulo Guedes.

Brasília

Em uma manhã de sol, os apoiadores se concentraram no gramado da Esplanada dos Ministérios, na altura do Palácio Itamaraty. Cinco carros de som ocupavam a pista com mensagens em apoio à agenda do governo federal como a Medida Provisória 870, da reforma administrativa, a reforma da Previdência Social (Emenda Constitucional nº 6/2019) e os projetos de lei que compõem o pacote anticrime. Os manifestantes também declaravam apoio à Operação Lava Jato e pediam a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cortes Superiores, conhecida como Lava Toga.

A manifestação – convocada por movimentos como Ordem e Progresso; Limpa Brasil; e Organização Nacional dos Movimentos – foi marcada pela diversidade de participantes que criticavam o Supremo Tribunal Federal (STF), protestavam contra o Congresso Nacional e lideranças parlamentares. Alguns manifestantes defendiam a volta do regime monarquista.

Havia faixas também com dizeres favoráveis ao ministro Paulo Guedes e um boneco inflável de 20 metros que misturava a imagem do ministro Sergio Moro com o personagem de quadrinhos e cinema Super-Homem.

Governo

Mais cedo, no Rio de Janeiro, ao participar de um culto na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou disse que a população está indo às ruas neste domingo para defender o futuro do país: “Hoje, por coincidência, é um dia em que o povo está indo às ruas não para defender o presidente, um político ou quem quer que seja. Ele está indo para defender o futuro desta nação”.

Na rede social Twitter, o presidente postou cenas de atos que ocorrem em outras cidades do país.

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

Política

Fátima elogia Bacurau

A governadora Fátima Bezerra (PT) elogiou no Twitter todo o elenco envolvido no filme Bacurau, gravado no Seridó, premiado ontem (25) no Festival de Cannes, na França.

Política

Manifestação no Rio a favor de Bolsonaro ocupa 7 quarteirões em Copacabana

Do G1

Manifestantes se reúnem na manhã deste domingo (26) na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro. Os protestos são realizados em várias cidades do país.

Vários carros de som se concentraram em dois pontos: na altura do Posto 5 e em frente à Rua Xavier da Silveira. No início do ato, o Hino Nacional foi tocado e cantado. Houve queima de fogos.

A estimativa de número de participantes não foi divulgada pelos manifestantes nem pela Polícia Militar. O ato se espalhou por cerca de sete quarteirões, da Rua Sá Ferreira até perto da Rua Barão de Ipanema – cerca de 650 metros. Alguns trechos concentraram mais gente e outros ficaram mais vazios.

Cultura

Bacurau: Filme rodado no Seridó ganha prêmio no Festival de Cannes

Rodado nas cidades de Parelhas e Acari, no Sertão do Seridó, o filme Bacurau, ganhou neste sábado (25) o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, um dos mais importantes do mundo, de acordo com informações da Agência Brasil.

A película ficou em primeiro lugar, empatando com a produção francesa Les Misérables, de Ladj Ly.

O filme foi dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. É produzido por Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt e estrelado por Sônia Braga, Udo Kier e Bárbara Colen.

Festival de Cannes

É um festival de cinema criado em 1946, conforme concepção de Jean Zay, e até 2002 chamado Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. O “mercado do filme” (marché du film) acontece paralelamente ao festival, segundo a Wikipédia.

Do Blog de Heitor Gregório: Como seridoense, vibro com o sucesso do filme Bacurau. Prova o potencial cultural da nossa região, impulsiona para o turismo e abre portas para outras produções.

Política

FIERN divulga pesquisa da Consult sobre avaliação dos Governos Fátima e Bolsonaro no RN

A FIERN acaba de divulgar Pesquisa da Consult com avaliação dos Governos Federal e Estadual.

A pesquisa foi realizada no período de 17 a 20 de maio, em 12 regiões. Foram aplicados 1700 questionários. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Governo do Estado – Como você classifica o governo Fátima Bezerra?
Regular 38,35%
Bom 29,29%
Ruim 9,29%
Péssimo 8,82%
Ótimo 2,18%
Sem opinião 12,06%

Governo do Estado – Você aprova o governo Fátima Bezerra?

Aprova 55,35%
Desaprova 23,18%
Não sabe dizer 21,47%

Governo Federal – Como você classifica o governo Jair Bolsonaro?
Péssimo 35,71%
Regular 23,12%
Ruim 19,47%
Bom 11,94%
Ótimo 3,29%
Sem opinião 6,47%

Governo Federal – Você aprova o governo Jair Bolsonaro?

Desaprova 60,53%
Aprova 25%
Não sabe dizer 14,47%

Política

Rogério Marinho na Veja com Paulo Guedes

O Ministro da Economia Paulo Guedes é a capa da Veja desta semana em uma reportagem especial sobre a Reforma da Previdência.

Quem também é destaque na reportagem é o ex-deputado federal do RN, Rogério Marinho (PSDB), Secretário Especial da Previdência, que foi o relator da Reforma Trabalhista na Câmara dos Deputados.

Cultura

Cantor potiguar fecha contrato em São Paulo com produtora de Rick Bonadio

Com o talento de tocar violão, compor músicas e cantar desde o início da adolescência, o caicoense Andrey Dantas alcança mais um passo no sucesso do projeto que abraçou e acreditou.

“Androla” como é conhecido no meio musical fechou contrato em São Paulo com a produtora Midas Music de Rick Bonadio.

Bonadio é um dos maiores produtores musicais do Brasil. Por ele, passaram Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, CPM 22, dentro outros.

Estado

Saldo de empregos recua no Rio Grande Norte em abril

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o saldo de empregos no Rio Grande do Norte teve retração em abril. No período, foram fechados 501 postos de trabalho, um recuo de 0,12% em relação ao estoque do mês anterior.

O resultado de abril no Rio Grande do Norte foi influenciado pela retração nos setores de Agropecuária, com fechamento de 383 postos formais, e Comércio (-354). Já a Construção Civil, com abertura 180 novas vagas, e Serviços (192) se destacaram com saldos positivos no mês.

Estado

RN está apto a negociar redução da alíquota de QAV para aéreas

O Governo do Rio Grande do Norte vai retomar as negociações com as companhias de transporte aéreo e buscar uma solução para o problema da desigualdade de preços e a malha aérea entre os estados do Nordeste.

A decisão veio nesta sexta-feira (24) depois que a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) formalizou um pedido de retificação para inclusão do Rio Grande do Norte na cláusula quinta do convênio de número 188, de 2017, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que libera os estados signatários a reduzir a base de cálculo do ICMS na saída interna de QAV para as companhias aéreas.

Foi comprovado pela análise de reuniões anteriores que houve exclusão equivocada do Rio Grande do dispositivo.

Estado

Praias da Redinha, do Meio e Pirangi do Sul estão impróprias para banho

O Boletim da Balneabilidade das praias do RN (nº 21/2019), emitido nesta sexta-feira (24/05/2019), informa que três praias analisadas continuam impróprias para o banho. O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), fazendo parte do Programa Água Azul.

As praias apontadas como impróprias para o banho no último boletim são os seguintes: Pirangi do Sul / Igreja (Nísia Floresta), Meio / Iemanjá (Natal) e Redinha / Rio Potengi (Natal).

Nesta semana foram coletadas, analisadas e classificadas amostras de água em 33 pontos nas praias potiguares, distribuídas na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de classificar e informar ao banhista quais as condições das praias monitoradas para o banho.

Política

Bolsonaro apresenta projeto de desenvolvimento para o Nordeste

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou hoje (24), em Recife, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, a ser implementado em quatro anos, a partir de 2020, em 41 cidades e nas 9 capitais da região.

Além de iniciativas para garantir o crescimento, o plano aponta para 2019, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), quase R$ 24 bilhões para investimentos nos estados.

Todos os nove governadores da região, mais os de Minas Gerais e do Espírito Santos, também integrantes da Sudene, participaram do encontro.

Bolsonaro fez ainda um apelo aos governadores por apoio à reforma da Previdência, em tramitação na Câmara, que, segundo ele, vai destravar a economia e atrair mais recursos para o país.

“Nós temos um desafio pela frente que não é meu, é também dos senhores governadores e prefeitos, independente da questão partidária, é a reforma da Previdência, sem a qual não podemos sonhar em botar em prática parte do que estamos acertando aqui nesse momento”, disse.

*Informações da Agência Brasil

Política

Girão no voo com Bolsonaro

O deputado federal General Girão (PSL) acompanhou a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Pernambuco nesta sexta-feira (24).

Com um detalhe: veio no voo com o presidente.

Girão

Política

Em Recife, Fátima participa de reunião com Bolsonaro e outros governadores

A governadora Fátima Bezerra defendeu na reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que 30% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) passem a ser destinados para investimento em infraestrutura nos estados da região.

Esta foi a 1ª reunião do Condel em 2019 e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de vários ministros de Estado para a apresentação do PRDNE e de mudanças no plano de aplicação do FNE. Ainda sobre o plano regional, a governadora apresentou três sugestões. “Devemos acrescentar nos objetivos deste planejamento o reforço da infraestrutura hídrica, fortalecimento da infraestrutura logística do Nordeste e o fomento às ações de inclusão socioprodutiva”, pontuou a chefe do Executivo estadual.

O documento apresentado pelo Governo Federal inclui o Rio Grande do Norte quando trata de áreas como geração de energia eólica, fruticultura irrigada, apicultura, Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e combate à violência. O trabalho ainda prevê uma série de ações na parte de infraestrutura em solo potiguar, como a ampliação das BR’s 110 (Areia Branca-Salvador) e 304 (Natal-Fortaleza), a criação da Ferrovia Litorânea ligando as capitais potiguar e baiana, além de obras de segurança hídrica vitais para o estado como a conclusão da barragem de Oiticica, os sistemas adutores Oiticica-Caicó e Armando Ribeiro-Currais Novos – que são parte do Projeto Seridó – e a ampliação dos sistemas adutores Monsenhor Expedito, Maxaranguape, Santa Cruz-Pau dos Ferros e Santa Cruz-Mossoró.

Foto: Elisa Elsie

Foto: Elisa Elsie

Economia

Brasil gerou 129,6 mil novos postos de trabalho em abril

O Brasil registrou a abertura de 129.601 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.027 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Este foi o melhor resultado para abril desde 2013. Na época, o Caged registrou a criação de 196.913 vagas. Terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes no mês, o número reflete a recuperação do contingente de empregos formais em abril desde 2017. No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram gerados 313.835 postos de trabalho e o estoque de empregos chegou a 38,7 milhões.

Diversos

Seridoense é homenageado em Mossoró

Natural de São João do Sabugi, o tabelião, escritor, professor e poeta seridoense, Nilson de Brito, que faleceu em 24 de janeiro deste ano, foi homenageado nesta sexta-feira (24) em Mossoró.

Nilson de Brito é o nome da biblioteca do Fórum Silveira Martins.

A homenagem foi prestada pelo Sindjustiça/RN – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário do Estado do RN.

Três dos filhos de Nilson de Brito compareceram para a homenagem: Paula, Pedro George e Glória Brito.

Nilson de Brito

Política

‘Admiradores’ de Fátima criam perfil semelhante ao Dilma Bolada

Lembra do Dilma Bolada?

Perfil criado no twitter por um internauta para dar tom de humor a então presidenta Dilma Rousseff (PT)?

A governadora Fátima Bezerra (PT) acaba de ter um perfil semelhante criado por ‘admiradores’.

Na definição do ‘Governadora Fatinha’: “Representante do povo potiguar, única governadora do país e fã de pipoca Bokus e picolé caseiro Caicó. [perfil criado por admiradores dessa brava mulher]”.

Fátima