Política

Bonavides sai da toca para defender ruínas

A deputada federal Natália Bonavides (PT) – que pouco tem se envolvido nas pautas de interesse do desenvolvimento do Rio Grande do Norte – decidiu sair da toca nesta segunda-feira (16) para defender ruínas.

Isso mesmo.

A deputada quer preservar as ruínas do Hotel Reis Magos.

Em seu twitter, disse que a construção é um exemplo de Arquitetura Moderna Brasileira.

E continuou: “Não podemos deixar que esse símbolo seja demolido e desapareça das páginas de nossa história”.

Segundo a deputada, o Hotel também é um símbolo do turismo potiguar.

Política

Prefeito de São Gonçalo e Dom Jaime recepcionam Mourão em visita ao Monumento dos Mártires

Em passagem pelo Rio Grande do Norte, o presidente em exercício do Brasil, Hamilton Mourão, esteve no Monumento aos Mártires de Uruaçu e Cunhaú em São Gonçalo do Amarante.

Na visita, o chefe do Executivo Federal foi recebido pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho) e arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu ou Protomártires do Brasil, é o título dado pela Igreja Católica aos trinta católicos martirizados, no interior do Rio Grande do Norte. Foram vítimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro massacre ocorreu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o segundo foi na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

Foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. No dia 23 de março de 2017 o Papa Francisco autorizou a canonização dos trinta mártires do Rio Grande do Norte. A canonização ocorreu em uma cerimônia no Vaticano, em 15 de outubro de 2017.

Mourão SGA

Arcebispo

Política

Fátima comanda Encontro de Governadores do Nordeste em Natal

A governadora Fátima Bezerra (PT) comandou uma reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, em Natal, nesta segunda-feira (16).

“Estamos com boas expectativas de investimentos no Brasil. Temos uma boa base de relacionamento e algumas companhias alemãs investem aqui há 160 anos. O RN é sempre sol e sempre vento”, elogiou Georg Witschel, embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, durante reunião ocorrida na programação do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA).

Fátima Bezerra, destacou aos investidores alemães: “É preciso adotar medidas para o enfrentamento da crise fiscal e financeira e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios, mas sem tirar o foco de avançar no campo da igualdade de oportunidades e redução das desigualdades sociais”.

Presente na reunião, o governador Rui Costa (Bahia) presidente do Consórcio Nordeste, falou que a entidade em si é uma resposta ao enfrentamento desta crise financeira, uma ferramenta de gestão coletiva que busca fazer política de desenvolvimento regional e trazer investimentos por meio de parcerias com setor produtivo.

Foto: Elisa Elsie

Foto: Elisa Elsie

Política

Em Natal, Eduardo Bolsonaro é aplaudido durante Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi palestrante nesta segunda-feira (16), durante o 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI, na sigla em alemão), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Chegou a ser aplaudido, pelos empresários quando destacou que o Brasil saiu de uma posição protecionista para uma política mais liberal, em que privilegia a abertura comercial, por meio dos acordos de livre comércio.

Ele citou que em conversa com o governo japonês, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, sinalizou que iria analisar o acordo Mercosul-União Europeia para poder negociar com o Mercosul um novo modelo de acordo.

Além disso, agradeceu o apoio alemão à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação Econômica Europeia, assim como o apoio recebido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. E reafirmou que o Brasil tem todo o interesse em negociar um acordo de livre comércio com o Brasil.

“Se por um lado o produtor nacional está com receio da competição, por outro, ele pode comprar insumos mais baratos”, afirmou o deputado. Ele ainda agradeceu o apoio do setor empresaria a sua indicação à embaixada dos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro

Política

Fora Fátima em Mossoró

Quem passa pela Praça da Catedral em Mossoró se depara com uma pichação “Fora Fátima”.

É a paciência se acabando dos servidores estaduais em receber os salários em atraso.

Fora Fátima

Política

Mourão: “Governo Federal trabalha para recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento”

Ao discursar na abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre no Centro de Convenções de Natal, o Presidente em Exercício, General Mourão destacou que a inserção internacional do país é fundamental para a próxima etapa do processo de desenvolvimento econômico brasileiro. “Estamos executando uma agenda econômica para recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, com reequilíbrio das contas públicas e elevação da produtividade”, destacou.

Para ele, o EEBA é uma oportunidade para apresentar a visão do governo aos empresários dos dois países. “Essa é uma oportunidade de apresentar a visão do governo a um grupo de empresários, que acreditam na retomada do crescimento da economia. Temos a clara percepção do papel de cada país e isso é importante, porque a Alemanha é a principal economia europeia a quarta maior mundialm principal parceiro comercial do Brasil na Europa, importante investidor no setor industrial e tradicional defensor e integrador europeu”, disse Mourão, ao ressaltar a importância da relação econômica dos dois países.

Discurso do Presidente em Exercício - Foto: Elisa Elsie

Discurso do Presidente em Exercício – Foto: Elisa Elsie

Política

Presidente da FIERN apresenta potencialidades econômicas do RN

O presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou na abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha que tudo converge a favor de uma grande aliança entre a Alemanha e o Brasil, a partir da região Nordeste e, em particular, do Rio Grande do Norte. Ele ressaltou a importância do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia para a região. “Estamos acompanhando com muito interesse as tratativas do Mercosul e da União Europeia, aliança comercial estratégica para o Nordeste e que deve ser defendida por todos como uma causa de interesse nacional”, enfatizou Amaro Sales, ao apresentar as potencialidades econômicas do estado e da região.

Além de uma matriz econômica diversificada – com destaque para energias renováveis, petróleo, mineração, fruticultura, indústria têxtil e de confecções, sal marinho, cerâmica vermelha e turismo -, pontua o presidente da FIERN, o Estado possui o melhor IDH do Nordeste; apresenta um bônus demográfico com mais 54% da população na faixa ativa para trabalho; e mesmo com a crise, entre 2010 e 2016, o PIB potiguar cresceu 5,8%, enquanto a média nacional ficou em 2,3%.

Amaro

Política

Governadora defende aproximação entre RN e Alemanha

Diante de mais de mil empresários, investidores do Brasil e da Alemanha, e do presidente em Exercício, General Mourão, reunidos no Centro de Convenções de Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou os potenciais de desenvolvimento do Rio Grande do Norte e os ganhos com a aproximação entre o estado e o país europeu.

A chefe do Executivo potiguar fez seu discurso durante a abertura oficial do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que voltou a ser realizado no Nordeste após 14 anos, um dos principais fóruns bilaterais do país.

“O estado tem todo o interesse em ampliar parceria comercial com a Alemanha. E nosso interesse vem acompanhado de ações concretas. Estamos fazendo um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no Estado. Atuando, com todo foco, para garantir segurança jurídica. Promovemos a reformulação da política de incentivo fiscal, com uma política inteligente, que já está rendendo frutos. Nossa diretriz é a formação de um ambiente favorável aos negócios. Tenho certeza que, em breve, nosso estado não será conhecido apenas por suas praias paradisíacas, sua natureza estonteante, sol e vento constantes, mas por ser uma terra de excelentes oportunidades de negócios”, afirmou a governadora.

Foto: Elisa Elsie

Foto: Elisa Elsie

Política

“Natal está pronta para receber investimentos”, afirma Prefeito no Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou, na manhã desta segunda-feira (16), da abertura oficial do Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

A gestão municipal montou um stand no evento, onde presta orientação turística aos participantes, fazendo a distribuição de material promocional divulgando o destino Natal.

À imprensa, o prefeito Álvaro Dias falou do orgulho de receber uma representação qualificada de empresários dos dois países, falou sobre as potencialidades econômicas de Natal, sobretudo, no turismo, e disse que a cidade está de portas abertas para receber investimentos.

“A gestão tem feito o seu papel e a cidade está preparada para receber os investimentos que serão prospectados ao longo do evento”, destacou Álvaro.

Foto: Alex Régis

Foto: Alex Régis

Política

Eduardo Bolsonaro na abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que vai palestrar agora à tarde no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre em Natal, já esteve presente na solenidade de abertura, ocorrida no Centro de Convenções de Natal, com a presença do Presidente em Exercício, General Mourão, da governadora Fátima Bezerra, do prefeito Álvaro Dias, do deputado federal General Girão, dentre outras autoridades.

O 37º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA) é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemães (BDI) com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Foto: Alex Régis

Foto: Alex Régis

Natal

STTU esclarece debate mudanças de trânsito na Câmara de Natal

A Câmara Municipal de Natal promoveu um debate na manhã desta segunda-feira (16) com o objetivo de esclarecer sobre as alterações no trânsito na capital potiguar, com a presença da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), representada pelo secretário adjunto da pasta, Walter Pedro.

Em questão no debate, especificamente, os sinais e faixas instalados nas avenidas Hermes da Fonseca (junto à Avenida Alberto Maranhão) e um segundo na Avenida Salgado Filho (nas proximidades da Igreja Universal). Ambas medidas foram suspensas pela Secretaria na última sexta-feira (13).

De acordo com o secretário Walter Pedro, o recuo na decisão da pasta se deve a necessidade vista pelo órgão de estabelecer novos debates com a população, explicando mais a toda sociedade sobre as premissas de mobilidade urbana, que também norteiam as necessidades de trânsito de uma cidade.

“A prefeitura vem observando diversos corredores de Natal e a situação que trata de travessias de pedestres. Já fizemos grandes intervenções, como corredores exclusivos, e estávamos em falta na intervenção para pedestres, avaliando que as Leis tratam sobre segurança e conforto das pessoas nessa situação e levando em conta, também, que se existir alguma intervenção de trajeto o veículo é que deve se deslocar. Infelizmente existiu uma falsa comunicação nas redes sociais, o que prejudicou o projeto e nos levou a perceber que era necessário um novo debate”.

Para o presidente da Comissão, o vereador Dinarte Torres (PMB), a partir do momento que a STTU reconhece que houve erro na implantação e retirada do semáforo há o reconhecimento que deveria ter existido um debate prévio sobre as medidas. O parlamentar usou como base uma pesquisa divulgada pelo portal G1, que constatou que mais de 70% população aprovou a faixa de pedestre da Avenida Salgado Filho. “Sem dúvida houve uma precipitação no momento que se coloca e que se retira radicalmente, mas mesmo assim é um momento importante, pois abre o debate para a população e, sendo pedestre a parte mais importante que falamos aqui, são eles que devem ser ouvidos”, disse.

Trânsito

Foto: Marcelo Barroso

Política

Mourão destaca investimentos de R$ 90 milhões do Governo Federal na Segurança Pública do RN

Presidente em Exercício da República, o General Mourão conheceu na manhã desta segunda-feira (16), também no prédio da Escola de Governo, onde tomou café da manhã com a governadora Fátima Bezerra, o Centro Integrado de Monitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, destacou que o Governo Federal investiu R$ 90 milhões para compra de equipamentos e investimento em tecnologia na Segurança Pública do RN.

Em Natal, Mourão participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, visita um Laboratório da UFRN e depois vai a São Gonçalo do Amarante, para conhecer o Monumento dos Mártires.

Mourão e Fátima 2

Política

Fátima oferece café da manhã a Mourão

O Presidente em Exercício General Mourão se encontra em Natal desde a noite deste domingo (15), para participar do Encontro-Econômico Brasil-Alemanha que ocorre nesta segunda-feira (16), em Natal.

Logo cedo, foi recebido pela governadora Fátima Bezerra para um café da manhã na Escola de Governo.

Política à parte, um gesto de civilidade e respeito entre União e Estado.

Mourão e Fátima

Mundo

Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é realizado pela primeira vez na Região Nordeste

A cidade do Natal sediou na noite deste domingo (14), na Arena das Dunas, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, que pela primeira vez sai do eixo Sul/Sudeste e é realizado na região Nordeste.

Em sua 25ª edição, explica o presidente da AHK São Paulo, Philipp Schiemer, o Prêmio busca promover o reconhecimento e homenagem a profissionais dos dois países que se destacam em sua área de atuação, pelo compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Na abertura da solenidade, Schiemer ressaltou a importância de se promover um Brasil mais justo e igual em condições, com maior oportunidades para as novas gerações e que fomente o empreendedorismo nos jovens. E ressaltou a necessidade de reformas estruturantes. “É preciso menos burocracia, menos complexidade. Mais abertura e clareza para promover um ambiente favorável ao crescimento do país”, disse.

Os agraciados com o prêmio este ano, foram o advogado alemão, fundador da Transparência Internacional, a principal organização não-governamental internacional de combate à corrupção, o professor doutor Peter Eigen, e o CEO da Dafiti, o maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, Philip Povel.

Ao lado dos premiados na noite, foram convidados para compor a foto oficial do evento: o vice-ministro do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss; o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa; o presidente da Mercedes-Benz no Brasil e na América do Sul e também presidente da AHK, Philipp Schiemer; os secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro e Fernando Kohlmann Schwanke; o embaixador do Brasil em Berlim, Roberto Jaguaribe; os cônsules gerais da Alemanha em São Paulo, Porto Alegre e Recife, Axel Zeidler, Thomas Schmitt e Maria Könning de Siqueira Regueira; os presidentes da BDI e da CNI, prof. Dieter Kempf e Robson Braga de Andrade; a governadora Fátima Bezerra e o vice Antenor Roberto; o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo; além de representantes de empresas patrocinadoras do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha.

Foto: Sandro Menezes

Foto: Sandro Menezes

Diversos

Paratleta em Almino Afonso

Filha de pais almino-afonsenses, a paratleta Regiane Nunes está visitando o município.

Regiane Nunes fez a bandeira brasileira tremular no pódio na cidade chilena de Santiago, galgando o 2º lugar na prova de 50 metros livres.

Ela está sendo festejada no município dos pais, segundo conta o Blog RN Política em Dia.

Regiane perdeu a visão em decorrência de um glaucoma congênito.

Política

Sucessão em Canguaretama

A eleição municipal no ano que vem já começa a ter o tabuleiro mexido principalmente no interior.

Em Canguaretama, a prefeita Fátima Marinho, que já foi reeleita, procura um candidato.

O ex-prefeito Wellison Ribeiro (PSD) enfrenta problemas jurídicos, mas ainda tenta entrar na disputa.

Por fora corre o nome da atual presidente da Câmara, Irmã Lila, 35 anos, mãe de três filhos, moradora da Comunidade do Catu e nativa da Aldeia indígena.

Natal

Mais transparência na Saúde de Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, sancionou na semana passada uma lei importante para os usuários da rede municipal de Saúde.

De autoria do vereador Preto Aquino, a Lei 6.933 de 06 de Setembro, dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de informação do nome dos médicos, especialidade, dias e horários de atendimento nos estabelecimentos de saúde pública municipal e o nome do coordenador do estabelecimento público no Município do Natal, e dá outras providências.

Política

A agenda de Mourão no RN

O presidente em exercício da República, General Mourão, terá agenda no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (16).

Além de participar da abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, Mourão vai conhecer os projetos de Segurança Pública do Estado, visitar o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAÍS) da UFRN e também o monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.

O desembarque em Natal está previsto para a noite deste domingo (15).

Política

Garibaldi no ritmo normal

O presidente Estadual do MDB, Garibaldi Filho, chegou em Natal neste sábado (14), após alguns dias em São Paulo, onde passou por consultas médicas.

Neste domingo (15), estava no velório de sua prima, Tereza Alves, que faleceu em decorrência de um câncer.