Política

Touros: Falta de apoio de Robinson faz mais um prefeito do PSD desistir da disputa pela reeleição

Na semana passada, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), anunciou a desistência da disputa pela reeleição, sem sequer receber a presença na campanha do seu maior aliado, o governador Robinson Faria, presidente estadual do seu partido, que em 2014 obteve uma maioria significante no município quando disputou o Governo do Estado.

Agora há pouco, utilizando as redes sociais, o Prefeito de Touros, Ney Leite (PSD), também anunciou a desistência de continuar na disputa. Foi mais um aliado de primeira hora abandonado pelo Chefe do Executivo Estadual.

“Vou terminar meu mandato de cabeça erguida”, disse o Prefeito na página do facebook. Fez diversos agradecimentos, mas não mencionou o governador.

Diversos

MPRN firma acordo com Guichê Web para reanálise de compras de ingressos para jogo Brasil e Bolívia

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 59ª promotoria de Justiça de Natal, firmou acordo extrajudicial com a empresa Guichê Web Comercialização de Ingressos Ltda.-ME para que a responsável pela comercialização dos ingressos para o jogo Brasil e Bolívia, em Natal, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, solucione as reclamações e faça a reanálise dos consumidores que tiveram recusa de pagamento injustificada no último dia 22/09.

O acordo extrajudicial foi firmado na tarde de hoje entre representante ministerial da Promotoria de Justiça do Consumidor da comarca de Natal e representante da Guichê Web, depois que o Juiz de Direito Sérgio Roberto Maia, já havia deferido, durante plantão judiciário no final de semana, a suspensão da venda dos ingressos para o jogo Brasil e Bolívia que foram oriundos da devolução de análise de crédito e estavam com início de vendas marcado para a última segunda-feira (26/09).

O MPRN disponibilizou o e-mail da Promotoria de Justiça do Consumidor para eventuais reclamações no processo de vendas de ingressos online e obteve mais de mil e-mails de consumidores, que foram repassados para a Guichê Web para reanálise.

Política

Várzea: MP Eleitoral de Santo Antônio representa chapa da prefeita por compra de voto

O Ministério Público Eleitoral de Santo Antônio (MP Eleitoral) fez uma representação por compra de votos contra a prefeita de Várzea, Cleide de Carvalho da Silva Lima, candidata à reeleição no pleito 2016, e o componente na mesma chapa como vice-prefeito, Teógenes Plácido de Medeiros Lima – conhecido por Téo Tomaz. A representação por captação ilícita de sufrágio foi ajuizada na 13ª Zona Eleitoral do Estado, nesta terça-feira (27).

O MP pede que a Justiça Eleitoral julgue a representação como procedente, reconhecendo a prática ilegal de obtenção de votos e como pena casse o registro ou diploma de Cleide de Carvalho e de Téo Tomaz, assim como aplique pena pecuniária correspondente, a ser fixada no máximo legal (50 mil UFIRs), em face da gravidade dos fatos.

Os demandados, candidatos ao cargo de prefeita e vice-prefeito do Município na eleição deste ano, prometeram e ofereceram em prol de um eleitor da localidade (residente no Rio de Janeiro) uma passagem aérea, emitida em uma companhia de aviação. A intenção era obter o voto do munícipe – o que se configura como captação ilícita de sufrágio, ato que infringe os dispostos nos arts. 41-A da Lei 9.504/97 e 89 da Resolução nº 23.457/15.

O fato foi noticiado ao Ministério Público por meio de denúncias registradas no aplicativo Pardal (software desenvolvido para a facilitação de comunicações de infrações eleitorais), com comprovação de registros fotográficos de conversas realizadas em grupos de whatsapp. Nessas conversas, o eleitor residente no Rio de Janeiro agradecia à irmã de Téo Tomaz a emissão do bilhete aéreo para ir votar na chapa da atual prefeita tendo como resposta de Suely Tomaz “conte sempre comigo”.

No mesmo sentido foi o teor de outra denúncia, na qual foi juntado registro de publicação do eleitor em sua página do Facebook, em que publicou a imagem do bilhete aéreo, acompanhada do seguinte agradecimento: “Esta bem pretinho de partida para meu rio grande do norte, rever o que tenho mais de importante na minha vida minha #mae meu #pai? Obrigado Suely Tomaz por minda está oportunidade de rever minha família você é 10?” (SIC).

O MP Eleitoral ainda ressaltou na representação que o embarque para a vinda do eleitor ao Rio Grande do Norte se dará exatamente na véspera do pleito eleitoral, em 1º de outubro de 2016, o que corrobora com a afirmação clara e direta feita pelo próprio beneficiário de que a passagem foi comprada com fim eleitoreiro.

Além disso, a companhia aérea confirmou ao Ministério Público que o bilhete em questão foi comprado por meio do programa de fidelidade em nome do esposo da denunciada, Epifânio Bezerra de Lima, portanto, em prol da chapa representada.

Política

Rosalba e Tião reúnem militância pela última vez na atual campanha de Mossoró

Como ocorre sempre às segundas-feiras, já é costume em Mossoró nas campanhas municipais os candidatos a Prefeito se reunirem cada um com sua militância. E ontem (26) foi a última reunião da atual campanha.

A ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) recebeu sua militância em casa, no Sítio Cantópolis, ao lado da vice Nayara, do deputado federal Beto Rosado, das ex-deputadas Sandra e Larissa Rosado. Agradeceu ao grande público presente pela força e apoio nessa caminhada. “Sou a mesma Rosalba, mas venho com mais garra, determinação e experiência. Venho lutar pelo direito do cidadão, retomando o desenvolvimento. Fizemos hoje a última e mais grandiosa reunião da campanha. Peço a Deus todos os dias força para que eu possa continuar ajudando as pessoas”, discursou.

DSC_0490

DSC_0295

z1

Já o candidato Tião Couto (PSDB), juntamente com o vice Jorge do Rosário (PR), recebeu a militância em um espaço localizado na Avenida Diocesana, que contou também com a presença das ex-prefeitas Cláudia Regina (DEM) e Fafá Rosado (PMDB), que discursaram e pediram a militância para multiplicar os votos. Candidatos a vereador e lideranças comunitárias compareceram a reunião, principalmente os que chegaram nos últimos dias.

z

z1

z2

Política

Comícios de Baía Formosa e São Pedro contam com presença de Garibaldi

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) deu continuidade às visitas ao interior do Rio Grande do Norte, no período eleitoral, nesta segunda-feira (26), quando prestigiou comícios do PMDB, em Baía Formosa e São Pedro do Potengi.

Em Baía Formosa, Garibaldi foi recebido pelo candidato a prefeito, Queiroga Vanderley (PMDB) e pelo vice Zélio Padilha (PRB), representantes da coligação “Avançar é a Ideia”. “Baía Formosa vem no rumo do desenvolvimento e acredito na capacidade desses dois candidatos para trazer ainda mais recursos, com minha ajuda e de Walter Alves, deputado federal. Não podemos esquecer o potencial turístico da cidade, que está nos projetos de Queiroga”, afirmou.

Encerrando a noite de visitas pelo interior, o senador seguiu para São Pedro, na região do Potengi, onde discursou no palanque de Liegy Freitas (PMDB) e Raimundo Baer (PT), líder da coligação “Unidos para Vencer”. “São Pedro precisa se libertar da atual situação. O povo precisa ter oportunidade, acesso a educação e saúde de qualidade. Deixo aqui meu compromisso, que depois da vitória de Liegy e Raimundo, meu gabinete estará aberto para receber os projetos desta cidade”, disse.

SONY DSC

Política

Vereador de Serrinha dos Pintos, nascido em Caicó, é morto em movimentação política

A noite desta segunda-feira (26) foi trágica em Serrinha dos Pintos, quando o vereador Clementino do Carmo (PMDB), candidato à reeleição, foi assassinado enquanto participava de uma movimentação política. 

Segundo a polícia, ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do atentado ao vereador de 56 anos que era natural de Caicó. 

Estado

Sindicado é recebido pelo PGJ para tratar sobre possível demissão de servidores do Estado

Na tarde desta segunda-feira (26), a diretoria do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN e o advogado do sindicato, Manuel Batista Dantas Neto foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis.

O objetivo foi conversar sobre os efeitos do anúncio da recomendação 001/2016 da PGJ, feita pelo Ministério Público ao Governo do Estado, alertando sobre o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sugerindo cortes na despesa com pessoal.

O Sindicato dos trabalhadores da Administração Direta do Estado do RN vem buscando alternativas para ampliar o diálogo com o Governo e buscar soluções que não penalizem cada vez mais os servidores públicos estaduais.

Política

Agenda dos candidatos a Prefeito de Natal para esta terça (27)

Segue abaixo a agenda dos candidatos a Prefeito de Natal para esta terça-feira (27):

Carlos Eduardo (PDT)
09h – Compromissos administrativos
15h – Reunião com coordenação de campanha
22h30 – Debate TV Ponta Negra

Kelps (SDD)
9h – Sessão da comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa
11h – Sessão da Assembleia Legislativa
14h – Grava vídeos de campanha
21h – Participa do Debate na TV Ponta Negra

Márcia Maia (PSDB)
08h – Caminhada no Alecrim
10h30 – Sessão na Assembleia Legislativa
14h – Grava programa eleitoral
15h – Reunião com equipe de campanha
22h30 – Debate na TV Ponta Negra

Mineiro (PT)
8h – Gravação programa de TV
9h – Caminhada no Passo da Pátria
10h30 – Sessão AL/RN
15h30 – Bandeiraço na Av. Roberto Freire
21h30 – Debate TV Ponta Negra

*Os demais candidatos não encaminharam agenda.

z

Estado

Governo do Estado atrasa novamente pagamento de vigilantes e bêbado ataca o Hospital Santa Catarina

Conforme relato abaixo do médico Cipriano Correia Júnior, o Hospital Santa Catarina está sem vigilante, mais uma vez, devido ao atraso no pagamento por parte do Governo do Estado. 

Um bêbado invadiu a unidade hospitalar e causou uma destruição na recepção. 

“E aquele cidadão que ia Governar de dentro do Walfredo (Hospital Walfredo Gurgel)?”, cobrou o médico se dirigindo ao governador Robinson Faria (PSD), que prometeu na campanha instalar um birô no maior Hospital de Urgência e Emergência do Rio Grande do Norte. 

Política

MP pede que Justiça Eleitoral suspenda propaganda de Francisco José Júnior e ainda o deixe inelegível por oito anos

O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral por utilização indevida dos meios de comunicação social contra o atual prefeito de Mossoró, e candidato formal ao pleito 2016, Francisco José Lima Silveira Júnior, o candidato a vice-prefeito, Jonatas Micael Melo Félix e a coligação “Liderados pelo Povo”. A ação foi ajuízada na tarde desta segunda-feira (26).

O MP Eleitoral requer a concessão liminar de tutela de urgência para suspender a propaganda eleitoral dos demandados no rádio e na TV, incluindo debates e entrevistas, até posterior deliberação judicial, além da instauração da ação de investigação judicial eleitoral. Ainda integram os pedidos do Ministério Público, a requisição à emissora Inter TV Cabugi local (TV Costa Branca) de cópia integral do debate transmitido na noite de domingo (25).

Por fim, também é objetivo do Ministério Público que o Juízo condene os representados à sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificaram os fatos narrados (utilização indevida dos meios de comunicação social com o desvirtuamento da propaganda eleitoral), além de condenados à pena de cassação de seu registro de candidatura ou, em caso de julgamento após o pleito e em caso de eleição destes, do diploma, e por consequência do mandato, nos termos do art. 22, inciso XIV, da Lei Complementar n.º 64/90.

Entenda o caso 

No dia 19 de setembro de 2016, o prefeito Francisco José anunciou, em vídeo divulgado pelo Facebook, desistência de disputar a reeleição. O fato foi divulgado pela imprensa, gerando importante repercussão em Mossoró. Ocorre que a desistência amplamente proclamada não foi formalizada perante a Justiça Eleitoral, até o momento da propositura da ação.

Assim, o candidato continua se utilizando da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, bem como de todas as demais prerrogativas inerentes a quem disputa o cargo de Prefeito Municipal, mesmo afirmando que desistiu de ser eleito.

Outro agravante foi a participação de Francisco José no debate transmitido pela Inter TV Cabugi na noite do último domingo (25), quando afirmou, por diversas vezes, que não estava no programa para pedir votos, deixando claro que seu objetivo era outro.

Desta forma, o entendimento adotado pelo MP Eleitoral é no sentido de que ele está utilizando a propaganda eleitoral, e em especial aquela veiculada no rádio e na TV (meios de comunicação social de elevado alcance e objeto de minuciosa regulamentação pela legislação eleitoral), para fins diversos da finalidade inerente àquela espécie de publicidade.

Tal fato, como argumenta o Ministério Público, desvirtua o propósito das regras que disciplinam o processo eleitoral e afeta a sua normalidade e legitimidade, causando perplexidade junto aos eleitores, tumultuando o pleito e abusando do exercício das prerrogativas que foram conferidas ao candidato pela legislação.

z

Política

TV Ponta Negra realiza debate com todos os candidatos à Prefeitura de Natal

A TV Ponta Negra transmite nesta terça-feira (27), a partir de 22h30, direto dos estúdios da sede no Alecrim, debate com os candidatos à Prefeitura de Natal. Este ano três emissoras do Sistema Opinião de Comunicação realizam debates simultaneamente em Natal, Maceió e João Pessoa.

Na capital potiguar, o debate terá como mediadora Rejane Negreiros, Jornalista da TV Manaíra, de João Pessoa. A apresentadora da TV Ponta Negra, Georgia Nery, mediará o debate da TV Ponta Verde, em Maceió. O apresentador Luis Henrique, também da TV Ponta Negra, será o mediador do debate da TV Manaíra.

O Debate da Tv Ponta Negra será realizado com os sete candidatos à Prefeitura de Natal: Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Freitas Junior (REDE), Kelps Lima (SD), Marcia Maia (PSDB), Robério Paulino (PSOL), e Rosália Fernandes (PSTU).

O Debate será dividido em cinco blocos. No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fazem perguntas entre si. No segundo e quarto blocos, os candidatos responderão perguntas da plateia. E no quinto e último bloco os debatedores farão as considerações finais.

Política

Zenaide Maia participa de comício em São Fernando

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) esteve nesse domingo (25) em São Fernando, no Seridó. Diante de um multidão, a deputada falou sobre o apoio a chapa formada pelo candidato a prefeito Polion Maia (PR) e o vice Reginaldo (PP). Acompanhada dos amigos Genilson, Terezinha e Polion, Zenaide Maia participou de uma grande festa da democracia.

 “Estou emocionada e feliz com essa linda festa da democracia. O povo de São Fernando tem um lado. Isso é como se São Fernando estivesse fazendo um plebiscito. Vamos continuar defendendo o povo. O povo é que faz o governo. Todos estão de parabéns, mas eu vim humildemente pedir o voto para meu amigo Polion e os vereadores de nossa base. Aqui temos apenas um lado, o do povo”. disse a deputada Zenaide Maia.

Zenaide em São Fernando

Natal

Natal ganha novos abrigos de passageiros

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) da capital está instalando 85 abrigos de ônibus em diversas paradas da cidade. Até agora, já foram implantadas 17 unidades nos bairros de Areia Preta, Praia do Meio, Petrópolis, Nova Descoberta, Capim Macio e Redinha.

A instalação dos abrigos vem acompanhada da acessibilidade nas calçadas onde ocorre a instalação, que ainda será executada. “Com isso, vamos permitir o acesso das pessoas com deficiência aos abrigos, que também tem uma área reservada para cadeirantes”, ressalta Clodoaldo Cabral, que é secretário adjunto de Transportes da STTU.

O investimento total, de acordo com a pasta, é de R$ 570.893,00. Os recursos são, em parte, de uma emenda parlamentar e o restante é foram destinados pela própria STTU nos orçamentos.

VANDALISMO

Um abrigo e uma base de instalação foram vandalizadas poucos dias após a instalação. O abrigo localizado na Avenida Santos Dumont, em frente à Igreja Católica de Mirassol, foi pichado no dia seguinte a instalação. Já uma base de instalação, que fixa o abrigo no chão, foi quebrada na Av. Xavier da Silveira, próximo ao cruzamento com a Av. Antônio Basílio.

“Infelizmente há pessoas que não tem consciência do prejuízo que isso traz ao poder público, porque a prefeitura vai ter que gastar recursos para refazer. E são recursos que poderiam ser usados para outra coisa”, afirmou o secretário.

Parada da escadaria de Mãe Luiza (1)

Política

Rafael Motta visita 11 municípios no fim de semana

O deputado federal Rafael Motta, presidente estadual do PSB, participou na noite deste domingo (25) de comícios nas cidades de Macaíba, Vera Cruz e Passa e Fica. Os três municípios fecharam a agenda do fim de semana do pessebista, que participou ao todo de 11 movimentações políticas em diferentes cidades do Estado.

No domingo, a agenda começou no comício de reeleição do prefeito Dr. Fernando Cunha e do vice Auri e de vereadores do grupo, dentre eles, Gelson Lima (PSB), presidente da Câmara Municipal. O evento teve as presenças dos deputados Ricardo Motta e Jacó Jácome, do senador José Agripino e do governador Robinson Faria. Depois, Rafael Motta participou de comício na comunidade de Papagaio, na divisa entre Vera Cruz e Macaíba, em apoio a candidatura a prefeito de Marcos Cabral, do PSB de Vera Cruz. O último evento de domingo foi em Passa e Fica, da chapa Léo Lisboa (PSD) e Lula Caboclo (PSB).

No sábado (24), Rafael Motta prestigiou eventos em apoio aos candidatos a prefeito Ricardo Gurgel (PSB), em Parnamirim; Joaz Oliveira, em Extremoz; Bastinho (PSB), em Taipu; Daniel e Mario Miranda (PSB), em Fernando Pedroza; e ainda visitou Dr. Ronaldo (PSB), candidato a prefeito em Angicos. Na sexta-feira (23), os destinos foram os comícios de reeleição do prefeito Ney Leite, em Touros; dos candidatos a vereador, dentre eles, Adriano Queiroz (PSB), e a prefeito, de Poti Neto, em São Gonçalo do Amarante; e da candidata a prefeita Lana Leite, em João Câmara.

14492351_402635206527133_5086283362079591931_n

Rafael Motta em Nova Cruz

Diversos

Carnatal é fenômeno também nas redes sociais

O Carnatal esse ano está na 26º edição. O evento ofereceu durante todo esse tempo alegria e felicidade aos natalenses e turistas que participam. Muito mais do que isso, o maior carnaval fora de época do país agrega números grandiosos e cases de sucesso. Na internet, o sucesso da marca cresce a passos largos e se destaca cada vez mais.

A rede Carnatal é uma das mais influentes do RN e considerada a maior rede digital no segmento de axé do Brasil. Neste domingo (25), a conta no Instagram atingiu cem mil seguidores. A fanpage tem mais de 128 mil curtidas e o Twitter 148 mil seguidores.

“Sempre fomos muito antenados em tudo de novo que surge na internet. Quando surgiu o Twitter, por exemplo, que ninguém ainda falava sobre ele, imediatamente já criamos uma conta para o Carnatal e começamos a alimentá-lo com informações exclusivas sobre evento, ou seja, foi no Twitter onde começamos noticiar em primeira mão as novidades da festa”, explicou João Henrique, Diretor de Marketing da Destaque.

Para João Henrique, todo esse crescimento nas redes sociais está aliado à dedicação e o profissionalismo da equipe. “A empresa sempre teve o cuidado em selecionar uma boa equipe de jornalistas e sociais mídia para alimentar nosso conteúdo digital. Isso nos deu credibilidade nacional perante grandes marcas como a Skol e a banda Chiclete com Banana, que já fizeram ações nacionais utilizando a força da nossa rede”, disse.

Carnatal_Instagram

Política

Ex-ministro Antônio Palocci é preso em mais uma fase da Lava-Jato

Do Valor Econômico

O ex-ministro da Fazenda e Casa Civil Antônio Palocci foi preso pela Polícia Federal (PF) durante o cumprimento da 35ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Omertà.

A PF e Receita estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.

Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Política

Henrique e Garibaldi dedicam último domingo da campanha ao Seridó

Presidente Estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves e o primo-senador Garibaldi Filho dedicaram o último domingo da campanha à Região do Seridó. 

E percorreram os municípios de Caicó, Jardim do Seridó, Parelhas e Acari, respectivamente. Todos com candidato próprio do PMDB. 

Em Caicó, eles levaram apoio a candidatura à reeleição do prefeito Roberto Germano, que tem como vice Alex Dantas (PTdoB). 


Em Jardim do Seridó a chapa apoiada por Henrique e Garibaldi é Dr. Anchieta (PMDB), candidato a prefeito, que tem como vice Rodrigo Fernandes (PDT). 


Em Parelhas, foi a vez da coligação “Daqui para Melhor”, liderada pelo candidato a prefeito Alexandre Petrolino (PMDB) e Nazilda Tavares (PT).

Na cidade mais limpa do Brasil, Acari, os líderes peemedebistas reforçaram o palanque de Isaías Cabral (PMDB) e Fernandão. 

Política

Candidatos a Prefeito fazem carreata em Natal

Domingo de carreatas para os candidatos a Prefeito de Natal. 

O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), candidato à reeleição, percorreu em carreata a Zona Norte de Natal ao lado do deputado-vice Álvaro Dias (PMDB)


A deputada estadual Márcia Maia, candidata do PSDB à Prefeitura de Natal estava ao lado da mãe, a ex-governadora Wilma de Faria, candidata à vereadora pelo PTdoB. A carreata saiu de Mãe Luíza e terminou na Zona Norte. 


Candidato do PT à Prefeitura de Natal, o deputado estadual Fernando Mineiro também saiu nas ruas de Natal em carreata, ao lado da senadora Fátima Bezerra. 

Política

Ezequiel constata entusiasmo do povo com Valdemar de Gois, em Poço Branco, e Igor Dantas, em Rio do Fogo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), na noite deste domingo (25) participou de mobilizações políticas em Poço Branco e Rio do Fogo, região do Mato Grande e Litorânea. Em Poço Branco participou de comício ao lado da coligação “Poço Branco Decidiu Mudar”, com o candidato a prefeito Valdemar de Gois (DEM) e a candidata à vice Tina de Percivaldo (PR), que reúne os partidos PR, DEM, PMDB, PV e PRB.

Em Rio do Fogo, Ezequiel prestigiou uma passeata seguida de comício com integrantes da coligação “Unidos pela Mudança”, que tem Igor Dantas (PMDB) candidato a prefeito e Adinha (PR) candidata a vice, reunindo os partidos PTB, PMDB, PSL, PR e PC do B.