Estado

Polícia Militar invade Alcaçuz na tentativa de retomar controle do presídio

Policiais da Polícia Militar, integrantes do Batalhão de Choque, entraram agora há pouco na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que desde o último sábado (14), se encontra em rebelião com a morte já confirmada de 26 presos e outras ocorridas nesta quinta-feira (19).

O objetivo é separar as duas facções, Sindicato do RN e PCC.

“Vamos construir uma parede para separar as duas facções”, declarou o governador Robinson Faria à imprensa.

Foto: Elias Medeiros

Foto: Elias Medeiros

Política

Fátima Bezerra sugere ‘colaboração’ para enfrentar momento de ‘caos’ no RN

Nota da Senadora Fátima Bezerra:

Acompanho com preocupação o agravamento da situação dramática no Presídio Estadual de Alcaçuz. Desde o início, nos colocamos à disposição para contribuir, na condição de parlamentar federal do Rio Grande do Norte, no sentido de unir esforços para o enfrentamento de uma crise sem precedentes.

Hoje, o governador Robinson Faria admitiu em entrevista às imprensas local e nacional que a situação está fora de controle e mais uma vez solicitou ao Governo Federal o envio imediato das forças armadas a Natal.

Me somo à urgência deste pleito. Fiz contato com o coordenador da bancada federal, deputado Felipe Maia, e sugeri que o mesmo, em nome de todos os parlamentares norte-rio-grandenses, reforce todos os pedidos do RN, especialmente o que trata de agilizar o envio das tropas federais para ajudar na segurança das ruas de Natal e das cidades atingidas.

Diante do quadro de crise do sistema prisional, que é nacional, irei propor um debate nas comissões que discutem o tema da segurança pública no Senado, tão logo retomemos as atividades legislativas. Creio que é oportuno, e por isso sugiro ao governador, que convide instituições, especialistas, autoridades e entidades representativas para uma ampla discussão que acompanhe e discuta saídas para a crise.

O momento, volto a dizer, é dramático, e devemos todos estar imbuídos não somente pela solidariedade, mas pelo sentimento de colaboração. A crise tem causas de natureza estrutural, mas o foco neste momento, antes de qualquer discussão aprofundada, é debelar o caos, que saiu dos muros do presídio e já atinge a sociedade.

Poder

Presidente da Assembleia faz autoconvocação da Casa para ações efetivas no combate ao crime

A crise no sistema prisional do Rio Grande do Norte foi debatida na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que promove a autoconvocação dos seus 24 deputados estaduais para ações efetivas no combate ao crime. Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) cria uma Comissão Especial de Segurança Pública.

A autoconvocação dos deputados estaduais foi feita para debater nas comissões e votar os projetos de combate ao crime no Estado, em caráter urgente. Já a comissão de Segurança irá acompanhar a destinação dos recursos e propor ações em conjunto com os poderes no combate ao crime.

A Assembleia destaca ainda as ações de aprovação e destinação de recursos para construção de unidades prisionais no Estado, ampliando as vagas no sistema carcerário.

“A palavra de é apoio a sociedade civil, aos poderes Executivo, Judiciário e instituições como Ministério Público, OAB e Arquidiocese, entre outras que estão contribuindo para o retorno da normalidade no sistema prisional. Estamos solidários e torcemos para que a proteção às pessoas seja retomada imediatamente no Rio Grande do Norte”, assegurou Ezequiel Ferreira.

z

Estado

Hospitais do RN estão há três dias sem alimentação

Acompanhantes e servidores dos hospitais estaduais do RN estão com a alimentação suspensa desde terça-feira (17), sendo garantida apenas para os pacientes. O motivo é a greve dos funcionários terceirizados da empresa JMT, responsável pela produção das refeições, que estão sem receber o salário.

Os servidores da saúde, que trabalham em plantões de 12 horas, estão sem almoço e janta. No Hospital Ruy Pereira, o café da manhã também foi suspenso. “Nós já estamos recebendo atrasado, pagando juros, e agora vamos ter que pagar pra comer? Não tenho condições de comer na rua, de pagar quentinha”, afirma uma técnica no hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

No Hospital Maria Alice Fernandes, os servidores dos setores administrativos serão liberados às 13h e as escalas de plantão estão sendo organizadas para plantões de seis horas. O vencimento básico inicial de um técnico de enfermagem em regime de 12 plantões de 12 horas é de R$ 1.030,26, além de uma gratificação fixa de R$ 251,69. Os valores estão sem sofrer alteração desde 2014.

Em novembro, as refeições chegaram a ser suspensas por quase uma semana nos hospitais estaduais, por atraso no pagamento às empresas fornecedoras de alimentos.

Além da falta de pagamento salarial dos funcionários da JMT, os servidores da SAFE, que fazem a higienização dos hospitais, ainda não receberam o 13º salário.

Diversos

Wesley Safadão, Gabriel Diniz e Rafa e Pipo Marques confirmados para sábado (21) no Circo da Folia

O Pirangi Summer 2017 encerra sua temporada de shows no sábado (21) levando ao palco da Arena Circo da Folia Wesley Safadão, apontado como uma das maiores atrações nacionais da atualidade.

Além dele, Gabriel Diniz e a dupla Pipo e Rafa Marques fecham a programação da terceira e última noite do Melhor Verão de Todos no RN.

Os ingressos para o Pirangi estão à venda nas lojas Stalker (Shopping Cidade Jardim e Midway Mall) e Fio a Fio Intimates (Shopping Cidade Jardim) além do site ingressando (www.ingressando.com.br) e alô ingressos (www.aloingressos.com.br). Mais informações: Telepesquisa (84) 3026-3232.

Diversos

Macau e Guamaré devem se abster de realizar festa de Carnaval

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau emitiu recomendação para que o prefeito do município, Túlio Bezerra Lemos, se abstenha de efetuar despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para a Festa de Carnaval de 2017. Recomendação com igual teor também foi dirigida ao prefeito de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Tanto Macau quanto Guamaré integram a lista de municípios abarcados pelo Decreto de Situação de Emergência nº 26.365/2016 do Governo do Estado e válido até março deste ano.

Além disso, em Macau ainda há o agravante de o prefeito ainda não ter honrado o pagamento do funcionalismo público, ativo e inativo, referentes a dezembro de 2016 e a janeiro de 2017.
Assim, em ambas as cidades, os gestores deverão não apenas promover o Carnaval assim como evitar a realização de eventos de natureza semelhante, que incluam a contratação de artistas, de serviços de “buffets” e a instalação de banheiros e montagens de estruturas (como sonoplastia, palcos, tendas, geradores) e outros gastos relacionados, enquanto perdurar o estado de emergência.

Para o MPRN a situação exige reflexão e adoção de providências por parte dos prefeitos, visando a evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população.

z

Uncategorized

Ministro do STF Teori Zavascki estava na lista de passageiros de avião que caiu no mar do RJ

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki estava no avião que caiu na costa da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19). A informação foi confirmada por telefone ao UOL pelo filho do ministro, o advogado Francisco Prehn Zavascki. “O pai estava no avião e a família está aguardando por um milagre”, disse Francisco.

Segundo a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), o avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília). De acordo com funcionários do aeroporto de Paraty, a aeronave caiu no mar por volta das 13h30, momento em que chovia na região.

Nem a FAB nem os bombeiros informaram sobre quantas pessoas estavam a bordo e sobre o estado de saúde das mesmas.

Segundo informações disponíveis no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

De acordo com a FAB, uma equipe do Seripa-3 (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está a caminho de Paraty para iniciar a investigação sobre o acidente. Integrantes da Marinha e do Corpo de Bombeiros prestam assistência no local. (Do UOL com informações da Reuters). 

z

Estado

Tiro foi disparado contra o diretor de Alcaçuz que foi atingido por estilhaços

Os presos tentaram matar o diretor da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Ivo Freire, na tarde desta quinta-feira (19), quando disparos foram proferidos contra uma das guaritas, onde estava Ivo Freire.

O dirigente do presídio foi atingido por estilhaços.

A informação também foi confirmada à imprensa por setores do Governo e publicada no site do G1 da Globo.

Estado

Da Revista Época: Secretário de Justiça do RN culpa Governador por negociar com PCC

Da Revista Época:

O secretário estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino, afirmou nesta quinta-feira (19) que o governador Robinson Faria ignorou sua orientação sobre a retirada de presos de Alcaçuz, onde 26 foram assassinados no último fim de semana. Em entrevista exclusiva a ÉPOCA, Virgolino disse que o governo do estado desconsiderou as informações de inteligência do sistema prisional ao aprovar a transferência de detentos da facção potiguar Sindicato do Crime (SDC), rival da paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). “Não foi levado em consideração o que o secretário de Justiça e a inteligência disseram. Sugeri que tirassem o PCC do presídio”, afirmou.

Virgolino defendia retirar membros do PCC, em vez de presos do SDC, por duas razões. A primeira diz respeito ao fato de que a facção paulista é minoria em Alcaçuz – 500 integrantes contra 1.000 da organização potiguar. A segunda é que o PCC é mais influente que o SDC naquele presídio.

A remoção de presos do SDC resultou numa batalha armada entre as organizações criminosas na manhã desta quinta-feira. Munidos de pedras, barras de ferro e vigas de madeira, os detentos partiram para o confronto. Do alto das guaritas, policiais fizeram disparos na tentativa de conter a confusão.

Segundo o jornal O GLOBO, integrantes do governo do Rio Grande do Norte iniciaram uma negociação com chefes do PCC, na tarde de quarta-feira (18), na tentativa de conter a rebelião em Alcaçuz. Virgolino confirmou a ÉPOCA que uma delegada foi autorizada pelo governador a negociar com a facção paulista. Durante a conversa, o PCC exigiu, entre outras medidas, que fossem retirados presos do SDC da Penitenciária de Alcaçuz.

Depois do acordo, o governador Robinson Faria autorizou a retirada de 220 presos do SDC de Alcaçuz. Em reação à remoção, a facção potiguar iniciou uma série de ataques nas ruas da Grande Natal. Pela primeira vez desde o início da crise da segurança pública no país, em outubro passado, a guerra de facções saiu dos presídios.

z

Política

Geraldo Melo sobre o caos na Segurança do RN: “O Governador precisa dar um murro na mesa”

Do ex-governador Geraldo Melo:

DESCULPE GOVERNADOR. Como já fui Governador também e sei como é complicado o seu trabalho, tenho evitado o mais possível dar palpite onde não sou chamado. Hoje, peço permissão para dar uma opinião de quem torce pelo Rio Grande do Norte e é contra o “quanto pior melhor”.

Está circulando um comentário inacreditável em torno de uma atitude do Governo estadual, que desacredita completamente o Governo e o Governador.

Não acredito absolutamente que seja verdadeira, e imagino o quanto deve estar incomodando o Governador Robinson Farias. Refiro-me a essa versão de que o Governo estadual negociou ou está negociano alguma coisa — seja lá o que fôr — com uma facção criminosa recolhida a presídios do Estado. Isso seria o mesmo que comunicar diretamente aos detentos que o Governo não tem força suficiente para impôr a Lei, pois estaria precisando da concordância deles para alguma coisa. Curto e grosso: seria o mesmo que dividir o poder com os detentos.

O Governador precisa, IMEDIATAMENTE, dar um murro na mesa, desautorizar quem quer que esteja neste rumo e salvar o seu governo, já que salvar a paz e a segurança dos governados está tão difícil.

z

Natal

STTU informa que ônibus serão recolhidos em Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, informa que os ônibus estão sendo recolhidos para as garagens. Agora há pouco, houve uma tentativa de incendiar um veículo da empresa Via Sul.

A secretária da STTU, Elequicina Santos, participa de uma reunião na sede do Comando da Polícia Militar do RN, juntamente com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) e o Comando de Policiamento.

A secretária da STTU autorizou ainda a operação de táxis, transporte escolar e ônibus de fretamento para serviços de lotação, já que os veículos do sistema regular de transporte estão sendo recolhidos. O custo da tarifa é R$ 2,90.

Estado

Empresa que presta serviços ao Governo do Estado em hospitais públicos confirma dívida de R$ 9,5 milhões

Nota de Esclarecimento da JMT:

“Em atenção à imprensa e à sociedade, o Grupo Empresarial JMT presta esclarecimentos sobre o contrato firmado entre a JMT Service e Locação de Mão de Obra e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Devido ao atraso, de dois meses, no pagamento da SESAP à empresa, além da não quitação de outras obrigações contratuais de reajustes e repactuações, referentes aos anos de 2015 e 2016, que soma um montante de R$ 9,5 milhões devedor, a JMT está impossibilitada de cumprir com o pagamento dos salários do mês de dezembro de 2016 dos profissionais que atuam nos hospitais geridos pelo Governo do RN. O Grupo Empresarial JMT pede a compreensão de todos os trabalhadores e informa que já está buscando alternativas legais para que, o quanto antes, a situação esteja normalizada”.

Política

Filho de Lula curte dias de férias no RN

Filho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Luleco escolheu Natal para curtir seus dias de Verão.

Segundo o Antagonista, Luleco está hospedado no SERHS Natal Grand Hotel.

Ultimamente ele estava morando no Uruguai.

Flagra do site 'O Antagonista': Luleco em Natal no Hotel SERHS

Flagra do site ‘O Antagonista’: Luleco em Natal no Hotel SERHS

Política

Jovair: Candidato à Presidência da Câmara dos Deputados cumpre agenda no RN nesta quinta-feira (19)

O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados e líder do PTB, Jovair Arantes (GO), chega nesta quinta-feira (19) à noite em Natal.

Às 20 horas, participa de jantar com deputados do Rio Grande do Norte no Restaurante Abade (Ponta Negra).

O objetivo do encontro é apresentar Jovair oficialmente como candidato e  a sua plataforma de campanha. A eleição ocorrerá em 2 de fevereiro.

Jovair embarca para Pernambuco às 22 horas.

Propostas

Entre as propostas defendidas pelo parlamentar, está o resgate da força e do protagonismo da câmara, com ênfase na independência do Poder Legislativo.

Para tornar mais democráticas as indicações de relatores das propostas em análise na Câmara, o líder do PTB pretende abrir espaços a todos os deputados por meio de rodízio.

Além disso, deverá definir os horários de votações no Plenário da Casa, para impedir que elas avancem pela madrugada.

z