26 de abril de 2024
Política

As dificuldades do PSDB ser um aliado do Governo Robinson

Engana-se quem pensa que a saída do PT deixou o PSDB livre para embarcar no Governo de Robinson Faria (PSD). O tucanato deverá continuar com a postura de independência, não só pelo desgaste junto à opinião pública que já passa a gestão estadual, em setores vitais como Segurança, Saúde e Educação, mas por se tratar de um partido heterogêneo no que se refere aos membros.

Ao mesmo tempo em que existe a proximidade entre os deputados estaduais Ezequiel Ferreira e Gustavo Carvalho, presidente e vice da Assembleia Legislativa, com o governador Robinson Faria, registra-se uma postura de oposição aos demais.

O deputado federal Rogério Marinho vem do palanque contrário a Robinson da eleição de 2014, quando trabalhou de maneira consistente para derrotar o atual governador.

Já a deputada estadual Márcia Maia, filha da ex-governadora Wilma de Faria, apesar de se dizer nem situação, nem oposição, tem criticado o Governo de Robinson na Assembleia Legislativa, inclusive, realizou no início da semana uma audiência pública para discutir o caos do sistema prisional no Estado.

Em se tratando do deputado estadual José Dias, se filiou ao PSDB após romper com o governador e deixar o PSD, partido que foi eleito em 2014.

E por fim, o deputado estadual Raimundo Fernandes tem a dificuldade maior de se aliar ao governador, por um problema regional com o colega Galeno Torquato, aliado de primeira hora de Robinson Faria. No início da semana, Raimundo fez críticas ao Governo de Robinson em entrevista a setores da imprensa local.

Foto: Laurivan de Sousa

coletiva_psdb_01