25 de abril de 2024
Política

Banco Mundial apresenta sugestões para o RN que estavam em pacote fiscal apresentado por Fábio Dantas à Assembleia

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, assessorado por uma equipe de especialistas da instituição, apresentou um diagnóstico fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, na tarde desta quinta-feira (29). A apresentação foi acompanhada pela governadora eleita Fátima Bezerra (PT), pelo atual vice-governador do Estado, Fábio Dantas, secretários de Estado e pela equipe de transição da Governadora eleita.

Além do diagnóstico que apontou os gargalos da situação financeira do Estado, os especialistas do Banco Mundial também indicaram possíveis soluções que podem ser adotadas pelo Poder Executivo para sanear as contas públicas em médio e longo prazo.

Algumas das soluções apresentadas pelo Banco Mundial vão ao encontro de medidas já apresentadas por Fábio Dantas, à Assembleia Legislativa, durante os períodos de interinidade no Governo, entre elas estão a implantação do teto dos gastos públicos, a implantação do teto salarial do serviço público e a adoção do regime paritário entre as categorias da administração direta e indireta.

“Os especialistas reforçaram algumas propostas que já havia apresentado quando estive interino no Governo, mas que não prosperaram no debate da Assembleia Legislativa. O que se espera é que a próxima gestão estadual coloque esses assuntos em pauta logo no início para que a situação fiscal do Estado possa ser recuperada”, comentou Fábio Dantas.

Os projetos apresentados por Fábio Dantas foram retirados da pauta da Assembleia, após o governador Robinson Faria (PSD) reassumir a titularidade.