26 de abril de 2024
Sem categoria

Congresso em Foco: Alves desgastado

Congresso em Foco

Ainda que a solução tenha amainado momentaneamente os ânimos peemedebistas, Henrique Alves sai desgastado do episódio. Desde o início do mês passado, quando a Operação Voucher da Polícia Federal foi deflagrada, Novais não saiu do noticiário. Apesar disso, Henrique Alves insistia em bancar a sua manutenção no governo. Ao ficar quase um mês e meio nos holofotes, com outras denúncias surgindo contra ele, parte da bancada se irritou e começou a questionar a manutenção de Novais no cargo.

A insistência em segurar Novais somava-se com outros motivos de irritação, vinda principalmente dos deputados novatos e do baixo clero. Seus expoentes eram a vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (ES), e o deputado Danilo Forte (CE). O ponto principal da irritação foi a indicação de Eduardo Cunha (RJ) como relator da reforma do Código de Processo Civil (CPC). Parlamentares reclamaram que os principais projetos sempre caíam nas mãos do peemedebista fluminense. Para piorar, Cunha é economista, sem formação em direito.

A chiadeira do grupo levou a um recuo da indicação. Mas, no acordo feito, o PMDB acabou perdendo o cargo para o PT. Os petistas ficaram com a relatoria do CPC, e ao PMDB foi destinada a presidência da comissão, que ficou com o deputado Fábio Trad (MS). Com as últimas denúncias contra Novais, a insatisfação voltou à tona.