26 de abril de 2024
Sem categoria

Conselho Europeu oferece apoio a Dilma Rousseff

O presidente do Conselho Europeu, o belga Herman van Rompuy, parabenizou nesta quarta-feira a presidente eleita Dilma Rousseff e lhe garantiu o apoio da União Europeia (UE) para seu mandato e em prol das relações entre o Brasil e o bloco. “Gostaria de transmitir minhas mais entusiásticas felicitações por sua eleição como próxima presidente do Brasil”, assinalou o belga em comunicado.

Van Rompuy mostrou confiança de que o apoio obtido por Dilma nas urnas “lhe proporcione a energia requerida para fazer frente aos grandes desafios e responsabilidades globais que o Brasil enfrenta”. Segundo ele, a presidente eleita “pode contar com o apoio” da União Europeia. Ele ainda manifestou o desejo de trabalhar com a petista para “reforçar ainda mais as ótimas relações entre UE e Brasil”.

O belga se une, assim, ao presidente da Comissão Europeia – órgão executivo da UE -, o português José Manuel Durão Barroso, que já cumprimentou Dilma e destacou o “significado histórico” da primeira eleição de uma mulher para a Presidência brasileira.

Parceiro estratégico da UE desde 2007, o Brasil é o país da América Latina que mais recebe investimentos diretos europeus, avaliados 87 bilhões de euros.

Fonte: Veja/Agência EFE