26 de abril de 2024
Cotidiano

DNA Pet: laboratório torna-se pioneiro no estado em análises microbiológicas veterinárias

O DNA Center acaba de se tornar pioneiro no estado em mais um serviço. Trata-se do DNA Pet, que consiste na realização de análises microbiológicas veterinárias com ênfase na identificação de microrganismos de pets. Não havia laboratórios de microbiologia veterinária no estado antes dessa iniciativa. “O DNA tem toda a estrutura e equipe consolidada em microbiologia clínica, das mais procuradas e bem conceituadas do estado”, diz a responsável técnica do DNA Pet, a médica veterinária Elaine Dantas.

A médica veterinária explica que o trâmite funciona da seguinte maneira: o DNA recolhe os materiais biológicos nos hospitais, clínicas e laboratórios veterinários parceiros. Os médicos veterinários que atendem em domicílio vão deixar as amostras nessa rede credenciada. Em seguida o material é analisado pelo setor de microbiologia do DNA Center.

De acordo com Elaine Dantas, o serviço veio a pedido de muitos profissionais da área, que não tinham essa opção imprescindível tanto para a saúde veterinária, quanto para a saúde humana, já que os microrganismos estão em convivência conosco, e a identificação desses, assim como o uso racional aos antibióticos, são de suma importância para o controle das resistências microbianas.

Os benefícios de fazer as análises localmente, e não com laboratórios terceirizados de outros estados, são inúmeros: resultados em um prazo mais curto; confiabilidade no resultado, visto que o ideal é que as amostras sejam analisadas mais frescas; e o fato do DNA ter o antibiograma, que tem antibióticos específicos para a área veterinária, ajudando assim na melhor escolha terapêutica. “É um serviço que vem agregar bastante à Medicina veterinária”, diz a assessora científica do DNA Center, Angélica Leal.