26 de abril de 2024
Diversos

Em missão internacional, Família Schurmann desembarca em Natal

A Família Schurmann e toda a tripulação do veleiro Kat, desembarcaram em Natal nesta terça-feira (04). A embarcação ancorou no Iate Clube de Natal.

Fernando de Noronha foi a parada anterior da expedição que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e que tem o objetivo de dar visibilidade a soluções que estão sendo desenvolvidas para lidar com o problema do lixo plástico nos oceanos.

De Natal, o grupo seguirá a rota internacional, passando por lugares como Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, México, canal do Panamá, Galápagos, Oceano Pacífico Sul, Polinésia e Nova Zelândia – onde a Voz dos Oceanos concluirá a missão passando por mais de 60 lugares nacionais e internacionais em dois anos.

O veleiro Kat faz uso de energias limpas – eólica, hídrica e solar e tem geradores e baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto. Há uma quilha retrátil com acionamento hidráulico instalada no veleiro (permitido que ele navegue em águas rasas e rios).

A Família Schurmann deu a primeira volta ao mundo, a bordo de um veleiro, em 1984. O casal Vilfredo e Heloisa passaram dez anos planejando a viagem e então partiram de Santa Catarina  com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente. Eles já fizeram três voltas ao mundo – 10 Anos no Mar (1984 – 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 – 2000) e Expedição Oriente (2014 – 2016) – além de milhas e milhas de navegações pela costa brasileira e mares do mundo.