26 de abril de 2024
Natal

Em ritmo de verão, Natal comemora 416 anos

Cidade do Sol; Terra dos Santos Reis; Esquina do Continente; Capital Espacial do Brasil; Trampolim da Vitória ou simplesmente Natal: das dunas, do rio, do mar… É Natal em Natal!

Iluminada pelo sol que brilha todos os dias do ano, a capital do Rio Grande do Norte também tem como símbolo a sugestiva estrela de Belém, formato da Fortaleza dos Reis Magos, que “protege” a cidade, banhada pelas águas do Potengi e do Atlântico, e emoldurada de dunas por todos os lados.

Mais de quatro séculos depois da fundação, o Natal em Natal é um dos mais festejados do Brasil, graças a extensa programação iniciada em 21 de novembro durante a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, e término somente no dia 6 de janeiro, dedicado aos Santos Reis. Os festejos religiosos são intercalados por eventos já tradicionais do calendário local, entre eles o Carnatal.

Durante o ciclo natalino, a Noiva do Sol se veste de luz. Os turistas brasileiros e estrangeiros (europeus principalmente), se encantam ainda mais com a cidade em festa. Além de dias ensolarados, as noites amenas levam multidões às ruas de Natal. Em torno de uma árvore gigante com mais de cem metros de altura, a praça de Mirassol reúne atrações culturais, oferta de comidas regionais e o melhor do artesanato potiguar. Os moradores e visitantes, embalados pelo clima natalino, participam ativamente dos festejos populares. Shows de MPB com artistas locais e de renome nacional, na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, movimentam a cidade de norte a sul neste fim de ano. Até o fim de dezembro serão dezenas de espetáculos musicais. O Ministério do Turismo é um dos apoiadores do Natal em Natal.

A virada do ano também reserva emoções aos participantes. A chegada do Ano Novo será comemorada na orla, de Ponta Negra à Redinha com muita festa.

Foto: Adriano Abreu