26 de abril de 2024
Política

Kelps é mais um candidato a Prefeito de Natal que assume compromisso com auditores do município

Em reunião com a diretoria da Associação dos Auditores do Município de Natal (Asan), na tarde desta segunda-feira (5), o candidato a prefeito de Natal Kelps Lima (SD) se comprometeu a, caso seja eleito, nomear um auditor fiscal de carreira para a Secretaria Municipal de Tributação. A reunião foi proposta pela Asan para discutir ações que possam contribuir para o fortalecimento do fisco, aumento da arrecadação própria e promoção da justiça fiscal.

O candidato defendeu ainda que pelo menos 50% dos cargos comissionadas de toda a prefeitura sejam ocupados por servidores efetivos. “Na Tributação esse percentual tem que ser ainda maior. Nós vamos despolitizar a máquina pública, queremos implantar a meritocracia na administração do município e investir no servidor”, disse.

O presidente da Asan, José Matos, falou ainda do Fundo de Modernização e Aperfeiçoamento da Administração Tributária (FMAT) que foi regulamentado em 2012, mas nunca foi aplicado. “Os recursos poderiam ser revertidos para a qualificação de auditores, compra de softwares e até para a manutenção da sede da secretaria, mas nunca foi depositado nada nessa conta”, explicou.

Kelps disse ter interesse em colocar o FMAT em funcionamento, mas não se comprometeu com valores. “Só posso dizer valores quando eu tiver acesso às contas da prefeitura porque com as informações que constam no portal da transparência não dá pra fazer projeção de investimento”, afirmou. O candidato disse ainda que “não há nenhuma chance de a prefeitura continuar gastando mais do que arrecada”.

Reuniões
A Asan está promovendo reuniões com os candidatos à Prefeitura de Natal para discutir ações que promovam o fortalecimento do fisco, aumento da arrecadação própria e promoção da justiça fiscal. “Nós queremos ouvir os candidatos e também expor nossas reivindicações que beneficiam não apenas a categoria, mas a sociedade como um todo”, disse José Matos, presidente da Asan.

Reunia-Asan-Kelps2