26 de abril de 2024
Diversos

LAIS/UFRN emite nota de esclarecimento sobre nota da FEMURN

Em virtude da nota assinada pelo Presidente da Femurn, Babá Pereira, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN esclarece os seguintes pontos:

Não é verdade que o sistema RN Mais Vacina – criado pelo LAIS – dificulta a atualização dos dados em tempo real. A plataforma foi todo construída garantindo agilidade no acesso às informações, com respostas rápidas e, durante todo esse tempo de funcionamento, não foram registradas instabilidades no sistema.

É um sistema integrado ao SI-PNI do Governo Federal, portanto, autorizado pelo DATASUS/MS. Ele permite o controle de doses, a movimentação de estoque, o rastreio da vacina e a identificação de incidentes, gerando alertas e relatórios inteligentes centrados na experiência do cidadão e do profissional da saúde. Tudo isso para dar transparência a todo o processo de vacinação. Por isso, o serviço também monitora em tempo real o processo de vacinação em todos os municípios do Rio Grande do Norte.

Ressaltamos, também, que o RN Mais Vacina é uma plataforma de conhecimento de todos os órgãos de controle e tem como principal função dar transparência ao uso de recursos públicos, neste caso, a vacina. E antes mesmo do seu lançamento foi apresentado a todos os gestores municipais do Rio Grande do Norte.

O LAIS compartilha da opinião que os municípios potiguares têm experiência fundamental em campanhas de vacinação. No entanto, o trabalho de imunização contra a covid-19 vem exigindo, de todos, esforço e atenção redobrados para que o principal objetivo seja alcançado. E justamente, por esse motivo nenhum município deve se furtar em tornar todo o processo transparente.

O LAIS como sempre coloca sua equipe de suporte à disposição de todas as prefeituras para sanar quaisquer dúvidas ou problemas com relação à utilização da Plataforma RN Mais Vacina.

Os links abaixo demonstram a transparência do RN Mais Vacina

RN + Vacinas Cidadão

https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/

RN + Vacinas Portal da Transparência

https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/transparencia/vacinacao/