26 de abril de 2024
Sem categoria

Lula diz que o Governo tem de ser a cara de Dilma

Ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 3, durante uma coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília, que ‘o governo da Dilma tem que ser a cara e semelhança’ da ex-ministra. ‘Ela e somente ela pode dizer quem ela quer e quem ela não quer’, indicou.

O presidente descartou um papel preponderante no governo Dilma, que assume o cargo no dia 1º de janeiro. ‘Um ex-presidente da República não indica e não berra’, disse Lula, ressaltando que pode dar conselhos ‘se for pedido’, mas ‘pra atrapalhar nunca’.

Lula aproveitou a oportunidade para criticar a oposição e pediu aos adversários políticos do governo Dilma uma postura diferente da que tiveram em seu governo. ‘Tem que saber diferenciar o que é interesse nacional e o que é briga político-partidária’, disse o presidente, que voltou a lamentar a extinção da CPMF. ‘Acho que foi engano derrubar a CPMF e alguma coisa tem que se feita.’

O presidente elogiou o comportamento democrático do povo brasileiro durante a eleição. ‘Ninguém mais tem duvida de que o povo brasileiro é democrático’, ressaltou.

No fim de semana, Dilma deve viajar com o presidente à Coreia do Sul, onde participam da reunião do G20 nos dias 11 e 12 de novembro. Para Lula, a viagem de Dilma para a Coreia do Sul ‘é uma grande oportunidade para os lideres do G20 conhecerem quem vai governar o Brasil nos próximos quatro anos’. No caminho, a comitiva deve fazer uma parada em Moçambique.

Por Bruno Siffredi, estadao.com.br