26 de abril de 2024
Cidades

Macaíba planeja pinacoteca com obras de Newton Navarro e Dorian Gray

O prefeito Emídio Jr deu prosseguimento aos entendimentos com o advogado e membro da Academia Macaibense de Letras Armando Holanda para que a coleção pessoal de telas do advogado com obras de vários artistas potiguares faça parte da Pinacoteca Municipal de Macaíba. A reunião aconteceu no último sábado, dia 8 de maio, no escritório do advogado, em Natal.

Os primeiros entendimentos foram conduzidos pelo secretário de Cultura e Turismo Hailton Mangabeira e pelo secretário adjunto da pasta, Anderson Tavares de Lyra. A Pinacoteca macaibense contará em seu acervo com 75 telas de Newton Navarro, sendo três inclusive das quais o artista potiguar participou da sua primeira exposição, nos anos 40 do século XX.

O acervo faz parte da coleção pessoal de Holanda, que a construiu por mais de 40 anos e deseja que ela seja aberta ao público em Macaíba, cidade em que foi criado na infância. Além de Newton Navarro farão parte da Pinacoteca telas de Luiz Nazário, Dorian Gray, Thomé, Leopoldo Nelson, Assis Marinho e Maria do Santíssimo.

A Pinacoteca será instalada no prédio do Complexo Cultural e Turístico da Lagoa das Pedras, espaço abandonado desde 2016 e que vai abrigar exposições de artistas macaibenses, café, uma livraria e espaço para apresentações artísticas. Ainda neste mês de maio será designada uma comissão de instalação que lançará um concurso público para eleger o melhor projeto de readequação do espaço.