26 de abril de 2024
Natal

Meu Bafômetro do Carnatal

Durante todos os dias de Carnatal, maior carnaval fora de época do Brasil, policiais do 1º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (1º DPRE/CPRE) realizaram a ‘Operação Zero Álcool” no entorno do evento. A Lei Seca é completamente necessária, mesmo com o enorme engarrafamento causado na Avenida Prudente de Morais, devido à falta de intensivo policial insuficiente para a demanda de motoristas.

Neste domingo (04) não foi diferente. E novamente teve a blitz na Av. Prudente de Morais, onde entre os 612 testes de alcoolemia, dois deles foram com o editor deste blog, por um fato inusitado: o primeiro teste acusou 0,9 mesmo sem eu ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica.

Após isso, estacionei meu veículo e procurei o coordenador, Tenente Isaac, que me atendeu de maneira respeitosa e educada, a quem reafirmei não ter consumido álcool. Ele questionou se eu tinha usado antisséptico bucal, o que não foi o meu caso, mas fiz uso nas mãos de álcool em gel e posso ter passado a mão nas proximidades da boca, o que teria sido possivelmente identificado no aparelho.

Fato é que repeti o teste do bafômetro em outro aparelho e deu 0,0. Me dando o direito de seguir para casa tranquilamente. E aí me restou a dúvida: o índice de álcool foi pelo uso do gel antisséptico nas mãos (podendo ter passado na boca) ou será que o aparelho de bafômetro estava com algum problema?

Detalhe 1: Na noite deste domingo, três motoristas foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal por estarem dirigindo seus veículos com o nível de álcool acima do permitido e terem se submetido ao exame do etilômetro.

Detalhe 2: A operação também autuou cinco motoristas administrativamente, registrou três recusas ao exame de alcoolemia e confeccionou quatro autos de infração contra pessoas que foram flagradas com veículos sem serem habilitadas.

Operação do CPRE (2)