Natal avança na vacinação das comorbidades e baixa faixa etária para 30 anos

Nesta segunda(16), a capital continua avançando e ampliando a vacinação das pessoas com comorbidades, atendendo agora à faixa etária a partir de 30 anos. Neste grupo estão incluídas as Pessoas com Deficiência com cadastro no BPC. Neste fim de semana foram aplicadas 5.425 no sábado e 4.254 neste domingo, dos três imunizantes utilizados em Natal.

A vacinação ocorrerá nos drive SESI, Via Direta, UNP da Av. Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias e OAB, no horário de 08 às 16h e nas 35 UBSs, com funcionamento das 8h às 11h30 e 12h30 às 15h.

“Queremos vacinar num curto espaço de tempo o maior número possível de pessoas. Simplificamos a documentação para quem tem comorbidades e agora é necessário apresentar cópia de apenas um dos documentos comprobatórios. Estamos baixando a faixa etária para 30 anos e meu pedido é que a população procure um dos pontos de vacina”, comenta George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

O grupo das próximas faixas etárias das comorbidades vai até 18 anos, então é importante que as pessoas já deixem a documentação pronta para agilizar a vacinação. A Secretaria de Saúde reforça que para comprovar a comorbidade é necessário que a pessoa leve a cópia de um dos documentos comprobatórios. No caso de quem tem BPC só é necessário levar documento que faz parte do benefício.

Documentos comprobatórios para comorbidades:
– Laudos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde
– Declarações com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde
– Prescrições médicas (SOMENTE AS QUE TIVEREM carimbo ou CUPOM GRAMPEADO da farmácia da UBS ou PROSUS ou UNICAT ou Hiperdia)
– Relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde
– Cadastro no HIPERDIA, PROSUS ou UNICAT.
Para vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinação, comprovante de residência e um dos documentos listados abaixo.

Coronavac
Os residentes de Natal que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac até 04 de abril podem receber a segunda dose em um dos cinco drives Sesi, Via Direta, UNP da Av. Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias e OAB, no horário de 08 às 16h e nas UBS São João, Candelária, Nazaré, Pajuçara e Panatis, no horário das 08 às 11h30 e 12h30 às 15h.

A capital aguarda a chegada de novas doses e o quantitativo para anunciar a estratégia de vacinação das pessoas que precisam tomar D2.

Oxford
Em todos os pontos de vacinação é possível receber a segunda dose do imunizante Oxford, que tem intervalo da primeira para a segunda dose de 12 semanas. Para receber a D2 basta levar o cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.