26 de abril de 2024
Sem categoria

Niemeyer faz projeto de uma escultura que será erguida no museu que vai homenagear Pelé

O arquiteto Oscar Niemeyer elogiou Pelé, a quem definiu como “um ídolo inesquecível”, durante a apresentação desta quinta-feira do desenho de uma escultura que será erguida em homenagem ao ex-jogador, junto a um museu dedicado à sua trajetória.

Niemeyer, 102, recebeu Pelé em seu escritório no Rio de Janeiro para entregá-lo oficialmente os esboços do monumento de 20 metros de altura.

“Estou muito honrado, porque quase sempre se fazem homenagens às pessoas que já morreram, mas eu tive a bênção de recebê-la antes de morrer”, afirmou o ex-jogador.

Por sua vez, o arquiteto não economizou elogios para o “Rei do Futebol”: “Pelé é um ídolo e nunca será esquecido”.

A estrutura criada por Niemeyer será dividida em duas partes: uma torre de cimento de 20 metros de comprimento e, na base, uma grande bola de sete metros de diâmetro, do mesmo material.

“Minhas inspirações foram o futebol e a bola, o que há de mais relacionado a Pelé”, explicou o arquiteto.

Em seu interior, a bola terá um salão de exposições e uma sala de cinema, enquanto a imponente torre será o primeiro impacto visual para os visitantes.

O monumento será construído em Santos

“O Santos me lançou ao mundo”, agradeceu Pelé.

Junto com a escultura, o o ex-jogador terá a partir de 2012 um museu dedicado a sua vida e a seus triunfos esportivos, onde ficarão mais de 3.000 objetos de seu patrimônio pessoal, acumulados desde a infância e ao longo de sua trajetória profissional.

“O museu terá um grande valor cultural para nosso país”, disse Pelé, que revelou ter insistido em abrir o centro no Brasil, e não na Europa, no Japão ou Arábia Saudita, como foi oferecido.

Durante o encontro entre o arquiteto e o ex-jogador, que durou cerca de meia hora, o ídolo do esporte foi perguntado se considerava Niemeyer o Pelé da arquitetura e respondeu. “Melhor, me consideraria o Niemeyer do futebol.”

Fonte: Folha de São Paulo

Foto: Rafael Andrade/Folhapress