25 de abril de 2024
Geral

O momento é de reinventar!

O mundo corporativo foi impactado pelos efeitos do novo coronavirus de forma repentina afastando assim, a oportunidade de haver um planejamento gradativo para suportar mais essa fase delicada cujos efeitos caminha para um cenário de profundo declínio econômico.

Os estragos tiveram a primeira parada na rotina das pessoas, que impedidos circularem em aglomerações, escoou a problemática para o mercado que, sem consumidor, não tem venda, sem venda, não tem lucro, sem o lucro, há desemprego. Resultado disso: uma crise de tamanhos estratosféricos.
Especificamente no Brasil, o impacto negativo foi primeiramente suportado pela Bolsa de Valores, logo no início de março, havendo a necessidade de acionar o mecanismo de circuit breaker, quando as negociações são paralisadas por meia hora quando a baixa do Ibovespa bate nos 10%, gerando imediatamente efeitos negativos no mercado, somado à necessidade de aplicar o isolamento social.

Referido cenário demonstra que o mundo corporativo está constantemente diante de eventos completamente imprevisíveis, cujos resultados impactam diretamente na gestão empreendedora, nascendo assim, a necessidade precípua de utilizar novas ferramentas visando superar os efeitos negativos.

Diante da necessidade de readequação, o setor público vem contribuindo para manter a geração de empregos. Observamos a disponibilização de linhas de crédito, prorrogação de recolhimentos de tributos, possibilidade de redução de carga horária com contrapartida de complemento do valor do salário, dentre outros. De igual forma, em nível estadual, vemos alguns estados prorrogando o recolhimento de alguns tributos.

Noutro norte, as empresas devem nesse momento buscar alternativas para superar este momento delicado que, indubitavelmente, já tem como certo que o modelo de gestão até agora aplicado já não serve mais, havendo a obrigação de reinventar, reestudando desde a estrutura com o custo fixo, passando por novas alternativas de atender sua clientela, com ferramentas disponíveis e atualizadas, findado na indispensável análise de políticas em prol de seus colaboradores, investindo no cuidado com pessoas que mantém a corporação.

Sempre estudamos que as inovações surgem através de processos de crise, os gestores necessitam aflorar sua criatividade, entendendo o problema visto da forma mais profunda possível, daí a necessidade de estar pautado por pessoas capazes de construir pensamentos de sucessos.

Desta forma, as empresas se reestruturam para o novo mercado, com novas exigências e obrigações. Ademias, não podemos deixar de analisar que os benefícios oferecidos pelo poder público em nada servirão se a empresa não montar um plano de ação pautado em um planejamento voltado para superar a crise. O fato é que após a crise causada pela pandemia do novo coronarivus as necessidades de consumo serão outras, a vida em sociedade será outra, nós seres humanos seremos outros. A reconfiguração será necessária de dentro para fora.

Aldo Fernandes de Sousa Neto
Advogado.