26 de abril de 2024
Natal

Prefeito Álvaro Dias recebe representantes do Trade e determina ações na orla de Natal

 Especial Publicitário

O prefeito Álvaro Dias se reuniu com representantes do Trade Turístico potiguar, na sede da prefeitura, na manhã desta quarta-feira (15) e determinou uma série de providências para atender aos pedidos feitos pelo empresariado. Na pauta do encontro, solicitações por ampliação da fiscalização de comércio irregular na orla de Natal, publicidade ilegal, melhorias na iluminação, limpeza, entre outros. O próprio prefeito visitará áreas apontadas como críticas ao lado dos empresários, ainda nesta quarta.

Considerada como principal atividade econômica da capital, o turismo vem recebendo atenção especial da gestão. Os representantes do Trade, liderados por George Gosson, presidente da Câmara de Turismo do Rio Grande do Norte, apresentaram uma pauta de solicitações com itens de providência imediata e outros de estruturação do turismo local.

Gosson reuniu pedidos como ampliação da limpeza da praia, dos banheiros públicos, melhorias na iluminação, fiscalização quanto a presença de comerciantes irregulares, publicidade ilegal, sinalização, trânsito, engorda e enrocamento da praia, desratização e urbanismo.

O prefeito Álvaro Dias, acompanhado dos secretários das pastas de Turismo, Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Mobilidade, determinou, aos órgãos, ações imediatas para atendimento aos pleitos que considerou urgentes. “O Turismo é motor da nossa cidade, temos que ter atenção total às necessidades do setor”, comentou. O gestor municipal determinou que sejam reforçadas as ações de fiscalização de irregulares na orla, ampliação da fiscalização de trânsito, coibindo estacionamentos irregulares e circulação de veículos em áreas não permitidas como o calçadão, em Ponta Negra, por exemplo. “Vamos contar com o reforço da Guarda Municipal nessa fiscalização”, disse.

Os trabalhos de limpeza serão ampliados e acelerados nas áreas de orla, desde a Redinha até Ponta Negra. “Temos uma Lei que prevê multa ao cidadão que coloca entulho. Vamos avaliar a questão da regulamentação o mais rápido possível. Não pode continuar como está”, explicou o prefeito.

Entre os pedidos feitos pelo Trade estão também questões como a retomada do debate sobre o uso da área non aedificanti de Ponta Negra, engorda da praia e a discussão legislativa em torno das ZETs, ZPA e Plano Diretor. “A nossa intenção é contribuir com a gestão municipal e com o turista, que sustenta nosso negócio e que é a principal fonte de renda da cidade”, justificou George Gosson. Luís Lacerda, presidente em exercício da Fecomércio complementou: “Estamos à disposição do segmento e da Prefeitura para resolver os gargalos nessa área importantíssima para a cidade”.

AD

Prefeito Álvaro Dias recebe empresários e debate melhorias para o bairro do Alecrim

Com um universo de mais de 6.000 empresas ativas, o Alecrim é o maior bairro comercial da capital potiguar. Gerador de emprego e renda, respira negócios em praticamente todas as suas ruas. Visando o desenvolvimento constante do local, o prefeito de Natal Álvaro Dias, juntamente com representantes da SEMSUR, SEMURB, URBANA, SEMOV E STTU recebeu na tarde desta quarta (15), uma comissão da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).

Na oportunidade, o chefe do executivo municipal recebeu dos empresários uma relação com 18 sugestões de melhorias para a região e todos foram debatidos com as respetivas secretarias.

“Este encontro é importante. Debatemos a situação com quem vive o dia a dia do bairro e a Prefeitura fará o que estiver ao alcance para implantar o que foi demandado, melhorando a vida não só do empresário mas da população como um todo”, disse o prefeito.

Já o presidente da AEBA, Pedro Campos, ficou satisfeito com o encontro. “O prefeito tem mostrado bastante interesse no Alecrim e nós saímos muito felizes daqui. Isso nos deixa fortalecidos para que o trabalho seja feito o quanto antes”.

As melhorias já começam a ser aplicadas nesta quinta (16), com a implantação de 40 lixeiras em diversos pontos do bairro.

AD1

Aplicativos da Vigilância Sanitária auxiliam população a manter uma alimentação saudável

Buscando auxiliar no combate ao desenvolvimento das chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), a Vigilância Sanitária de Natal (VISA) disponibiliza dois aplicativos que ajudam a população a manter uma rotina de alimentação mais saudável.

Disponível para aparelhos com o sistema operacional ‘Android’, o ‘Rótulo Saudável’ – desenvolvido em parceria com estudantes da UFRN – funciona de maneira simples: o consumidor pega as informações nutricionais destacadas na embalagem de um produto e coloca no aplicativo, que mostrará se aquele alimento está dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já o ‘Minha Horta’, também feito em parceria com a UFRN, traz todas as informações necessárias para que a população possa montar sua própria horta, como os locais mais adequados, os tipos de plantio, o controle de possíveis pragas e adubação e manejo. A ideia é que a pessoa passe a produzir os próprios alimentos.

Os aplicativos foram apresentados nessa segunda-feira (13), na VII Semana de Vigilância Sanitária do Natal, durante a mesa que discutiu a ‘Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar no Enfrentamento às Doenças Crônicas não Transmissíveis’. Estiveram presentes no evento, dentre outras pessoas, representantes de escolas particulares de Natal.

“A nossa intenção é sensibilizar toda a sociedade para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois existem pesquisar que relacionam o consumo desse tipo de alimento com o desenvolvimento de doenças”, destacou Sônia Fernandes, do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária.

Reunião discute dimensionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Para organizar e dar celeridade aos processos de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) reuniu a equipe técnica nesta terça-feira (14) para discutir o dimensionamento de pessoal, visando a adequação ao ingresso dos candidatos do concurso público da saúde.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde, Isabelle Grillo, a proposta da reunião é dar início a criação do Núcleo Técnico de Dimensionamento com o objetivo fazer um estudo da força de trabalho da SMS.

“Estamos avaliando para estruturar o Núcleo, como também a formação da equipe técnica, composta por representantes da Atenção Especializada, da Atenção Básica e Gestão do Trabalho”, destacou Isabelle.

O Núcleo Técnico de Dimensionamento funcionará no terceiro andar do nível central da SMS Natal, na sala da Atenção Básica, local onde aconteceu a reunião. Após o ingresso dos candidatos aprovados no concurso público, o Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-serviço (Sepaes) promoverá capacitação para os novos servidores.

Participaram da reunião, a diretora do Departamento de Gestão, Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Adriana Medeiros, a coordenadora municipal de urgência e emergência, Renata Santos, técnica da Assistência Farmacêutica, Elineide Alves, entre outros representantes da SMS.