26 de abril de 2024
CidadesCulturaPolítica

Prefeito Carlos Eduardo e secretários discutem plano de ação integrado para o carnaval‏

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu na tarde desta segunda-feira (09) com parte do seu secretariado para discutir ações integradas que serão executadas durante o período do carnaval. Na reunião, foram alinhadas ações de limpeza urbana, transporte público, segurança, saúde, entre outras áreas.

“Nossa cidade vai estar repleta de pessoas neste período do carnaval. Além do natalense, teremos muitos turistas, pois já estamos com 100% da rede hoteleira ocupada, o que não acontecia há cinco anos. Por isso, a Prefeitura tem que oferecer todos os seus serviços da melhor forma possível para aqueles que vão prestigiar o nosso carnaval”, destacou o prefeito.

O chefe do executivo determinou a ampliação do serviço de limpeza no trecho que vai da Redinha até a Praia dos Artistas. Nesses locais, os homens da Urbana farão a limpeza duas vezes ao dia, como já acontece em Ponta Negra. Além disso, todos os polos do carnaval terão o serviço de limpeza reforçada.

“Além da operação normal, foi montado um esquema especial onde 150 homens vão trabalhar diariamente na limpeza da cidade e outros 30 estarão no apoio. Será disponibilizado carro pipa para lavar os locais de festa, além de coletores de lixo”, explicou o presidente da Companha de Serviços Urbanos (Urbana), Sávio Hackradt.

O prefeito Carlos Eduardo pediu uma atenção especial ao setor de transporte para que seja garantido aos foliões ônibus e táxis, principalmente na volta para casa, durante a madrugada. A secretária de mobilidade, Elequicina Santos, vai se reunir com sua equipe, representantes do Seturn e dos taxistas para traçar um esquema que atenda a toda a população. A previsão é que até quinta-feira (12) já esteja tudo definido.

SEGURANÇA

Diariamente a Guarda Municipal vai contar com 25 homens nas ruas durante todos os dias do carnaval. Além disso, está sendo avaliada a possibilidade de implementar esse efetivo com guardas que estejam de folga, através do pagamento de diárias operacionais podendo chegar a cerca de 50 homens/dia. A secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vão atuar conjuntamente na fiscalização e organização do trabalho dos ambulantes, combate aos paredões. Já a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai atuar na fiscalização da presença de crianças e adolescentes nos eventos, bem como no combate ao trabalho e prostituição infantil.

SAÚDE

O atendimento médico também estará garantido à população. Isso porque o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, informou que haverá médicos nas unidades de saúde do município, ambulâncias do SAMU estarão presentes em todos os polos. A SMS também vai fazer um trabalho de orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com panfletagem e distribuição de mais de 60 mil preservativos.

Foto: Marco Pólo

z