26 de abril de 2024
Geral

Prefeitura de Natal instala comitê para gerir ações do Hospital de Campanha

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, instituiu na manhã desta segunda-feira (23) um comitê de trabalho para atuar junto ao hospital de campanha que será instalado no antigo hotel Parque da Costeira, hoje desativado. O comitê será responsável por administrar as ações que visam à montagem e ao funcionamento do hospital. Esta é mais uma estratégia da Prefeitura para conter o avanço do Covid-19 em Natal.

Coordenado pelo secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, o grupo também terá como membros o consultor Paulo César Medeiros, o diretor do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier, a diretora do Hospital Walfredo Gurgel, Élida Lucena, e a servidora Gervânia Teixeira, representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre as atribuições do novo comitê de trabalho, está a elaboração de um plano de ação para articular as medidas destinadas à instalação do hospital no antigo hotel Parque da Costeira. O grupo vai fazer ainda um levantamento sobre equipamentos, materiais e servidores que necessitarão ser agregados ao projeto, para que o hospital tenha condições de atender a casos de baixa complexidade relacionados à infecção por Covid-19.

A estimativa do prefeito Álvaro Dias é de que, em aproximadamente duas semanas, a unidade hospitalar provisória esteja pronta para receber os eventuais pacientes. A capacidade projetada será inicialmente de 110 leitos, com possibilidade de ampliação para oferecer até 500 vagas, caso seja preciso. “Dentro de 15 a 20 dias, estaremos aptos a receber os pacientes portadores do novo coronavírus, se houver porventura essa necessidade”, calcula o prefeito.