Em tempos de pandemia de Covid-19, a união de todos os setores da sociedade natalense tem contribuído para o enfrentamento da doença. A Prefeitura de Natal tem feito a sua parte em apoio a diversas instituições para ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus. Um exemplo disso é o trabalho executado na orientação, organização e controle das filas em agências bancárias, sobretudo, as da Caixa Econômica Federal, por conta do pagamento do auxílio emergencial do governo federal.

Em uma ação integrada das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal (GMN), Trabalho e Assistência Social (Semtas), e Mobilidade Urbana (STTU) na parceira com a Caixa, os cidadãos que estão procurando as agências da instituição bancária são orientados a manter o distanciamento de 1,5 metro nas filas, seguindo a demarcação instalada no chão e recebem máscaras descartáveis. Agentes da Guarda Municipal utilizam o sistema de som das viaturas de patrulhamento para orientar as pessoas sobre os procedimentos de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus, bem como os agentes de mobilidade fazem o trabalho de organização de trânsito e tráfego no entorno das agências.

Ao todo, a gestão municipal vai distribuir 110 mil máscaras para a população natalense. Esses Equipamentos de Proteção Individual foram doados por instituições e parceiros da iniciativa privada.

Em outra frente, a STTU e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) atuam conjuntamente no trabalho de higienização e desinfecção dos abrigos de passageiros e estações de transferência que têm o maior fluxo de usuários do sistema público de transporte coletivo. Além disso, os veículos das empresas que operam o sistema também passam pelo processo de limpeza para dar mais segurança aos passageiros.

A sociedade também tem se mobilizado para contribuir com o poder público municipal, entendendo a gravidade do momento. Muitas empresas já doaram um total de 10 mil litros de álcool gel que estão sendo utilizados nas unidades de saúde da cidade. O aplicativo de mobilidade de transporte 99 doou um à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um crédito equivalente a 3.000 vouchers em viagens que estão sendo utilizados no período da pandemia para deslocamento dos servidores que estão atuando na linda de frente contra a doença. O programa ‘Corrida Contra o Corona’ é uma inciativa da 99 para contribuir com a sociedade junto aos governos no enfrentamento ao coronavírus.

“Essa união de esforços tem sido muito frutífera. Todos os segmentos da sociedade atuando juntos para que a gente possa sair dessa situação o mais rápido possível. Com cada um fazendo a sua parte, atingiremos esse objetivo o quanto antes. A Prefeitura agradece a todos pelas doações e ajudas que chegaram e reforça o pedido para que os cidadãos respeitem as medidas de isolamento social, evitem sair de casa, higienizem constantemente as mãos e contribuam para achatarmos a curva de contaminação”, afirma a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andréa Dias, que tem coordenado essas ações em nome do Poder Público municipal.

Foto: Alex Régis

Foto: Alex Régis