25 de abril de 2024
Geral

Recorde: Construtora potiguar A.Gaspar reconstrói ponte no Pará em apenas sete meses

Foto: Pedro Guerreiro/Ag Pará

A construtora potiguar A.Gaspar conseguiu um recorde.

Em sete meses, reconstruiu uma ponte aos moldes das mais seguras do mundo, no meio da Amazônia.

A obra de restauração da ponte iniciou no dia 20 de junho do ano passado, depois da retirada completa dos escombros que permaneceram no rio.

O caso pode ser incluído no Livro dos Recordes, o “Guinness World 2020”, como a ponte reconstruída em menor tempo no mundo. A comissão de engenharia da publicação entrou em contato com o Governo do Estado, convidando à seleção.

A obra é considerada um ‘Case de Sucesso’ por superar todos os desafios de um projeto, de nível internacional, executado em circunstâncias tão peculiares.

A ponte impressiona pelas inovações tecnológicas em sua base de sustentação, onde foram utilizadas 45 estacas fincadas, em média a mais de 50 metros de profundidade, algumas chegaram a 70 metros de profundidade e ainda 40 estais-com cordoalhas- conjunto de cordas de alta performance.

Toda a ponte está dotada de iluminação com sistema de captação solar, distribuídos em 26 postes novos de um lado da pista, colocados a seis metros de distância um do outro.

A ponte União também recebeu nova sinalização náutica no tabuleiro a 30 metros de altura. Além da qualidade da obra, a ponte está protegida em seus pilares ao longo do canal de navegação por defensas, que foram construídas com um casco de aço anelar, que envolvem os blocos de fundação, alcançando 57 metros no diâmetro maior e 36 metros no diâmetro menor.

A inauguração ocorreu na última sexta-feira (31) pelo governador Helder Bárbalho e teve a presença de Arnaldo Gaspar, dos filhos Sessé e Arnaldo Júnior e o neto Bernardo.

Arnaldo Gaspar e o neto Bernardo, um dos responsáveis pela obra