26 de abril de 2024
Sem categoria

Robinson Faria recebe números negativos do turismo pelos representantes do RN

O turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte, mas no último ano a atividade amargou números negativos em todos os níveis: movimento de aeroportos, ocupação no setor hoteleiro e nos serviços ligados ao setor. De acordo com relatório feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hóteis (Abih) e a Câmara de Turismo do Sistema Fecomércio, os dados do turismo estão em declínio desde 2011.

Para se ter uma ideia, Natal caiu de primeiro lugar para penúltimo lugar (ganhando apenas para Recife) no quesito número de passageiros embarcando e desembarcando no ano passado em todo o Nordeste. Em relação a região, o movimento em Natal caiu de 25% para 10% negativo, registrado pelo setor de estatística da Infraero.

Enquanto Fortaleza registrou crescimento de 55% no movimento de passageiros, Natal caiu 44% no último ano, um dado assustador para os representantes do turismo. Para o presidente da ABIH, Habib Chalita, faltam investimentos no setor. “É preciso que o Governo do Estado invista em divulgação no mercado nacional, trabalhe na manutenção da imagem para o turismo internacional e promova ações permanentes de promoção do turismo potiguar”, comenta Habib.

Os números negativos foram apresentados ao vice-governador Robinson Faria (PSD) pelos representantes do turismo e o relatório causou preocupação.

Na planilha de dados negativos apresentados ao vice-governador, os representantes do turismo destacaram ainda a queda de 77% no número de empregos gerados pela indústria de turismo em 2011. De acordo com os dados, em 2010, o turismo gerou 3.864 empregos e em 2011, gerou apenas 890 empregos.