25 de abril de 2024
EconomiaEstado

Salineiros e classe política do RN pedem melhorias ao Presidente Temer para o setor e incluem pleitos ao Porto-Ilha de Areia Branca

Na manhã desta quarta-feira (27), salineiros e a classe política do Rio Grande do Norte foram recebidos em audiência pelo Presidente da República, Michel Temer, onde pleitearam o reconhecimento do sal como bem de interesse social, para que a comercialização do produto ganhe segurança jurídica em âmbito nacional.

Na oportunidade também foi solicitada pelos presentes a recuperação do Terminal Salineiro de Areia Branca, mais conhecido como Porto-Ilha, responsável por escoar a produção salineira do Estado. Uma emenda já foi alocada ao orçamento de 2017, por solicitação do senador José Agripino Maia. E uma reunião convocada pelo deputado federal Felipe Maia já ocorreu em Brasília, para iniciar a discussão de recursos ao orçamento de 2018.

A prefeita de Areia Branca, Iraneide, entregou um relatório técnico elaborado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), explicando as necessidades urgentes para o Porto-Ilha. E ainda pediu atenção ao equipamento: “O nosso terminal salineiro está passando por dificuldades, e é de extrema importância para a nossa cidade. É o maior porto fluvial da América Latina. Então, estamos aqui representando os areia-branquenses, defendendo o nosso sal, defendendo a geração de emprego, defendendo a economia e o desenvolvimento social do nosso estado, e em especial do nosso município”.

A reunião contou com a presença de representantes do setor salineiro, do governador Robinson Faria; do senador Garibaldi Filho; dos deputados federais Felipe Maia, Walter Alves, Rogério Marinho, Rafael Motta, Fábio Faria e Beto Rosado; deputados estaduais Larissa Rosado, Souza e Jacó Jácome; prefeitos Rosalba (Mossoró), Iraneide (Areia Branca) e Túlio Lemos (Macau), vereadores e Secretários de Estado.

audienciasalineiros2

WhatsApp Image 2017-09-27 at 13.15.15