26 de abril de 2024
Política

Silveirinha supera Odorico Paraguassu

Por César Santos, do Jornal de Fato

O prefeito Silveira Júnior (PSD) – há pouco tempo – processou o jornalista Dinarte Assunção por este ter comparado a sua gestão com a de Odorico Paraguassu, prefeito da cidade fictícia Sucupira, criada pelo dramaturgo Dias Gomes no “Bem-Amado”, exibida pela Globo em 1973.

Dinarte havia noticiado  em forma de crítica à ação da Prefeitura de Mossoró de ter colocado a logomarca do município em caixões de defunto distribuídos a famílias carentes.

Foi inevitável a comparação com as tramas de Odorico, carregadas de coisas sem noção, com propósito único de aparecer e ganhar popularidade, porém, sempre mal-sucedido.

Ao invés de aceitar a crítica, corrigir o erro, Silveira optou pelo caminho da Justiça na tentativa de amordaçar o jornalista, botando de lado os entretanto e partindo logo pros finalmente, como diria Odorico, por entender que a crítica era coisa “marronzista e badernenta”, no vocabulário paraguassuense.

Como não admitiu o pecado de enterrar a imagem da cidade nos ataúdes, o prefeito mossoroense não se corrigiu. Daí, a certeza de que outros episódios nos moldes sucupirianos seriam questão de tempo.

E foi exatamente o que aconteceu no último domingo, 10, Dia das Mães. A gestão Silveira presenteou as mamães residentes em comunidades pobres da cidade com kits de limpeza, formado por desinfetante, lava louça, sabão em pó, além de óleo, tempero, corante e sazon.

É ou não é de matar Odorico Paraguassu de inveja?

Imagine, você leitor, presentear a sua mãe, em data de significado especial, com um litro de desinfetante ou uma caixa de sabão em pó?

A ação sucupiriana provocou revolta no primeiro momento, pois as “beneficiadas” e seus familiares se sentiram humilhadas, agredidos, discriminados. Nem os dois tabletes de chocolate, incluídos no “kit mamãe”, adoçaram o humor das pessoas atingidas.

No segundo momento, a chacota. A gestão de Silveira está sendo motivo de piada nos quatro cantos da cidade e do Estado. As pessoas perguntam, às gargalhadas, se já recebeu o “kit mamãe” da Prefeitura.  Por gravidade, voltou com força a comparação de Mossoró com Sucupira.

O “agrado” no Dia das Mães está inserido na estratégia do prefeito de reverter o alto índice de impopularidade, que beira os 80% de reprovação, segundo pesquisa Consult/Blog do BG. Certamente, outras coisas virão. Se tiverem a mesma repercussão do caixão carimbado e do kit mamãe, aí o prefeito deve copiar Odorico outra vez e recorrer ao assessor mais próximo:

“Seu Dirceu, não fique aí com essa cara de seu-Malaquias-cadê-minha-farofa! Tome os providenciamentos necessários.”

Sucupira é aqui.