25 de abril de 2024
Política

Sob gestão de Adjuto Dias, SEMTAS avança na efetivação de políticas Públicas

O atual titular da Semtas, Adjuto Dias, iniciou as atividades a frente da pasta em janeiro de 2021, desde então vem realizando diversas ações em prol da população vulnerável, dando continuidade aos serviços ofertados e criando novas oportunidades para os natalenses.

Vale ressaltar também que o secretário faz periodicamente visitas técnicas às unidades descentralizadas da Semtas, com o intuito de ouvir os servidores e conhecer de perto cada um dos serviços ofertados pela secretaria, como os Creas, Cras, Unidade de Acolhimento, Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua (Albergue).

Nesses nove meses de gestão, Adjuto realizou reuniões e reafirmou parceria com o projeto Busão Solidário, uma ação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), para a realização de entrega de cestas básicas com o objetivo de acolher e prestar solidariedade aos mais vulneráveis neste momento de pandemia. Em parceria com a secretaria de Saúde, lançou a campanha “Vacina Solidária” que beneficiou diversas famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de doações feitas no ato da imunização.

Pensando no amparo e no acolhimento dos usuários da Residência Inclusiva o titular da Semtas também realizou a entrega de micro-ônibus para o transporte e deslocamento de usuários e das equipes de referência dos serviços. O objetivo específico do Mob-Suas é prover a rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos meios necessários à ampliação da mobilidade, acessibilidade e transporte de pessoas com deficiência e demais usuários, bem como das equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social.

Durante a gestão do secretário foi criado o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Cmter). A unidade reúne, de forma inédita, várias instituições públicas do município, entidades do setor privado e representantes da sociedade civil, propondo políticas públicas de fomento ao emprego e a qualificação profissional. No mês de agosto criou o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (Cmte), um espaço ofertado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio ao micro e pequeno empresário; aos natalenses que buscam oportunidade de emprego, e de se qualificarem, para desenvolver ideias e projetos e fazer gerar renda e a formalização de atividades autônomas; além de fomentar a atividade econômica, com um olhar diferenciado.

Nos últimos meses, o secretário tem se reunido sistematicamente com outros secretários do município, com o objetivo de mapear a estrutura física da Loja Natal Original e firmar parcerias para revitalização do espaço, através do Projeto Lugares de Charme, uma ação desenvolvida em parceria com o Sebrae/RN e que nos últimos dias abriu edital de chamada pública para o fomento do artesanato.

Outra prioridade tem sido a segurança alimentar.

A alimentação é um direito constitucional das pessoas. Deste modo ampliou o programa Sopa Solidária que passou a atender 17 comunidades em situação de vulnerabilidade: África, Vila Paraíso, Rocas, Vila de Ponta Negra, Loteamento Boa esperança, Nossa Senhora da Apresentação, Planalto, Passo da Pátria, Pajuçara, Parque das Dunas, Maruim, Loteamento Câmara Cascudo, Cidade Nova, Guarapes, Felipe Camarão e Bairro Nordeste. Com a nova implementação o município passa a beneficiar cerca de sete mil pessoas.

Fonte: Radar Potiguar