26 de abril de 2024
Geral

Varíola dos Macacos: RN tem 14 casos confirmados e 59 suspeitos; DNA Center já realiza exame para detectar vírus

Febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, excesso de suor e fadiga, acompanhados de uma série de erupções na pele com o desenvolvimento de vesículas repletas de líquido, que evoluem para pústulas e em seguida para crostas. Esses são sintomas típicos da infecção pelo vírus Monkeypox, causador da doença popularmente conhecida como “Varíola dos Macacos”. Para diagnóstico e tratamento, é necessário a realização de exame. O laboratório DNA Center sai na frente mais uma vez e já disponibiliza esse tipo de teste, com eficiência e rapidez no resultado.

O método utilizado é o PCR em tempo real, a partir de amostras de lesões na pele (fluido das vesículas e crostas), sendo esse um método de altíssima sensibilidade e especificidade. O resultado é liberado em até 2 dias. As coletas estão sendo realizadas por equipes do DNA Center apenas em domicílio e em hospitais, mediante agendamento pelo telefone/whatsapp (84) 4007-2595. Os pacientes devem apresentar requisição médica para a realização do exame. No momento da coleta, é necessário, obrigatoriamente, preencher um questionário do Ministério da Saúde. O teste está disponível apenas na modalidade particular.

O Rio Grande do Norte já tem 14 casos confirmados do vírus Monkeypox e 59 suspeitos, até esta sexta-feira, 19 de agosto, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, que já confirmou a transmissão comunitária do vírus no estado. Isso quer dizer que não é mais possível identificar qual a origem do contágio. No Brasil, uma morte já foi registrada.