26 de abril de 2024
Política

Vereador Júlio Protásio articula ações voltadas à causa animal‏

Visando atender as reivindicações de ativistas da causa animal, o vereador Júlio Protásio (PSB), o vereador Raniere Barbosa (PDT) e o Presidente da Câmara Municipal, Franklin Capistrano (PSB), promoveram nesta terça (12), uma reunião entre os vereadores da bancada governista, a Secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), os protetores de animais e demais defensores da causa animal em Natal. Na reunião ficou garantido o apoio da Câmara para a concretização de ações que dizem respeito à castração animal e resgate de animais em situação de risco.

Dentre os encaminhamentos acordados com os ativistas, os parlamentares se comprometeram em ceder parte de suas emendas impositivas para contribuir na castração de cães e gatos.

“Ainda iremos definir de quanto será essa contribuição dos parlamentares, vamos mediar com os 29 vereadores. Porém, cada vereador terá liberdade para destinar a quantia que achar necessária, pois esse recurso virá de um montante que cada um de nós tem direito. O fato é que a Câmara não deixará de dar a sua contribuição”, destacou o vereador Júlio Protásio.

A Câmara, ainda, assumiu o compromisso atuar com os protetores no debate dos problemas nos órgãos públicos. Umasérie de reuniões com os ativistas e representantes do governo municipal deve acontecer a partir da próxima semana, para dar procedimento a todos as sete (7) metas listadas, que inclui melhorias nas condições do Curral Municipal de Natal e o apoio da Prefeitura ao mutirão de castração.

Na reunião, também ficou acertado que será formada uma comissão de vereadores e de protetores dos animais para irem ao Ministério Público do Rio Grande do Norte solicitar a efetivação, por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC), da Lei 326/2011, de autoria do vereador Júlio Protásio, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos, e a elaboração de uma lei de renúncia fiscal para as clínicas veterinárias que atendam gratuitamente os animais de rua e que sofrem maus tratos.

Além do vereador Júlio Protásio, estiveram presentes na reunião os vereadores Raniere Barbosa (PDT), Franklin Capistrano (PSB), Aquino Neto (PROS), Joanilson Rego (PSDC), Emanoel do Cação (PP), Bispo Francisco de Assis (PSB), Adão Eridan (PR), Dagô do Forró (DEM), Felipe Alves (PMDB), Ubaldo Fernandes (PMDB) e Sandro Pimentel (PSOL).

Foto: Verônica Macedo

IMG_5010