26 de abril de 2024
Coronavírus

Ceará autoriza volta às aulas na próxima semana, RN poderá seguir o exemplo…

volta-às-aulas

O governador Camilo Santana anunciou que as aulas presenciais no Ceará serão liberadas a partir da próxima terça-feira. A princípio, 30% dos alunos estarão em sala de aula, mantendo a possibilidade do ensino remoto.

Este Território Livre conversou com uma fonte bem informada do Governo Fátima Bezerra.

E, sim, a abertura do Ceará poderá trazer reflexos para o Rio Grande do Norte nos próximos dias.

Até o Comitê Científico já percebeu que a reabertura da economia não trouxe aumento de novos casos e nem de óbitos por Covid-19 no RN. Pelo contrário, seguimos na curva decrescente.

Aqui, como no Ceará,  o recomeço poderia ser pelas escolas particulares, que aliás já mostraram estar aptas para o recomeço em termos de “biossegurança”.

Na contramão dos que trabalham pela retomada das aulas presenciais, os professores de escolas publicas – que claro sabem não dispor das mesmas condições dos demais – por isso mesmo, mais do que sempre, a decisão da Governadora se impõe..

Até porque quem der uma saidinha pelas ruas do comércio ou bares numa sexta-feira, vai poder constatar que essas crianças e jovens já não estão mais em casa, esperando o Coronavirus passar…

13 thoughts on “Ceará autoriza volta às aulas na próxima semana, RN poderá seguir o exemplo…

  • observanatal

    O Governo Fátima copia tudo, não toma iniciativa de nada. Já sabemos que o lobby das escolas particulares é forte, ao Governo resta tentar liberar sem a reação ruim da população. Ela libera, as prefeituras pegam a onda.

    Mas quando Natal liberou os militontos criticaram o prefeito e o comitê científico municipal. Agora que o estadual será utilizado para liberar, vamos ver o que dirão. Vou comprar gelo, para vender para os que vão queimar a língua.

    Resposta
    • Natalense

      Cala a boca cara, as coisas precisam ser feitas com segurança, devemos ficar felizes que os casos foram/estão sendo controlados e podemos finalmente retomar com a vida normal… As decisões tomadas, você achando boas ou ruins, impediram que houvesse um número incontrolável de casos, de modo que podemos finalmente pensar em voltar com segurança. Isso não é um cabo de guerra, é o momento de pensar no que é mais seguro pra população. Militonto é você, e ainda do lado errado.

      Resposta
    • Matheus Miranda

      O governo Fátima está dando prioridade à saúde dos alunos e a saúde das famílias deles, na minha opinião não deveria volta mais esse ano!!!!

      Resposta
  • Max Araujo

    Não basta apenas os protocolos de biosegurança, se faz necessário URGENTE uma ampla TESTAGEM com alunos, professores e profissionais das escolas para uma real volta segura. A pandemia não acabou, o vírus ainda está por aí!

    Resposta
    • marcos antonio

      O virus so pega nas Escolas e universidades ? Os bares estão cheios, Um aglomerado sem fim, As praias nem Se fala, to errado ?

      Resposta
  • Antônio Morais

    As escolas privadas querem o retorno baseadas nos prejuízos que têm sofrido em razão da perda de receita, uma vez que não houve políticas de socorro às empresas de pequeno e médio porte, como as escolas e creches particulares, por parte do governo federal. A redução de mortes e a desaceleração dos contágios não querem dizer oficialmente que a crise pandêmica está passando, mas tão somente isso: “desacelerando”. Pôr em circulação, aproximadamente, 1 milhão de pessoas no momento em que esta desaceleração acontece é dar um tiro no pé! A coisa não é brincadeira. E ainda há o presidente do comitê científico de Natal, um médico que defende um antiparasitário contra um vírus! Um absurdo que poria em xeque a credibilidade de um médico em qualquer lugar sério.

    Resposta
    • Angeli Leite

      Houve sim amparo para empresas de médio e pequeno porte por parte do governo federal (as pessoas deviam se informar mais antes de sair propagando informações das quais nem acompanharam), o auxílio financeiro dado pode até chegar ao pagamento integral de um salário mínimo por funcionário. Fora isso, não só a OMS como outras instituições muito sérias como a Associação Francesa de Pediatria Ambulatorial, já liberaram estudos mostrando que as crianças transmitem menos o vírus do que adultos. As escolas privadas não querem o retorno baseadas no lucro, existe uma necessidade dos pais que voltaram a trabalhar, existe a necessidade do desenvolvimento das crianças… sem credibilidade foi o seu comentário

      Resposta
    • Angeli Leite

      Mas claramente a educação nunca foi prioridade em nosso país (e aparentemente ainda existem tantos que são coniventes com a situação – consciente ou inconscientemente)

      Resposta
  • Isabella

    Pq o RN poderá seguir o exemplo???? É o q a imprensa quer?

    Resposta
  • Luci

    Sabia país destas crianças que estão por ai nas praias, restaurantes, mercados.etc são irresponsáveis o problema é deles! Aqui nenhum retornará a algum lugar enquanto não tiver um protocolo de medicação ou vacina.

    Resposta
  • Matheus Miranda

    Bom dia! Tenho um filho que tem 8 anos ,mesmo as aulas voltando não vou enviar ele para a escola ,pensando na vida do meu filho e priorizando a segurança da minha família tbm até porque sabemos que o vírus está por aiii. Estou pagando a escola dele todo mês um valor alto mais mesmo assim tenho total consciência que a escola dele não teve culpa dessa situação que Estamos Passando!!

    Resposta
  • J. Marcos

    As salas de aula das escolas estaduais, são super lotadas, onde normalmente cabem 30 alunos, lotam 40 ou mais, sem falar na super lotação nos ônibus escolar.

    Resposta
  • Lúcia Maria de Jesus

    Não devemos confiar na volta às aulas. Conheço pessoas que estão perdendo familiares. Caicó e São Fernando por exemplo: morreram três pessoas em uma semana!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *