25 de abril de 2024
CULTURA

Curso de Medicina da UFRN oferece curso sobre Jesus Cristo e gera polêmica entre alunos

xufrn.png.pagespeed.ic.EyDgNiX5lJ

Do Globo 

Uma atividade extracurricular de cunho religioso da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que consta na programação oficial da instituição, tem chamado a atenção de alunos.

Nas redes sociais, eles questionam o fato de o estado ser “laico”, mas a UFRN estar oferecendo a disciplina “Construção do Reino de Deus”.

As aulas são ministradas pelo  professor de medicina Francisco das Chagas Rodrigues, sob a responsabilidade do Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O estudante Marcelo Carvalho, aluno da UFRN, foi quem notou, ao pesquisar por atividades extracurriculares pelo sistema da faculdade, a curiosa disciplina, que começou a ser ministrada em seminários em maio e tem data prevista para ser concluída no próximo dia 15 de dezembro.

— É bem controverso uma instituição que se diz laica promover um curso na área médica amparado em premissas religiosas. Independente de qual religião seja, penso que não é espaço para isso. Além disso, a argumentação que “justifica” o projeto é fraca, fundamentada em achismos, sem nenhum respaldo minimamente científico — comentou Marcelo ao GLOBO. —  São argumentos que tangem até a pseudociência.

Os alunos reagiram à publicação sobre a disciplina pedindo que ela fosse denunciada por ferir o princípio constitucional de estado laico. “Isso é sério? A UFRN está virando uma igreja neopentecostal?”, comentou um estudante.

“Num curso de Teologia, eu ja teria achado precária a justificativa (da disciplina), mas em um curso de medicina?”, pergunta outro aluno.

A “Ação de Extensão” é oferecida a alunos e, também, para não-alunos que se interessarem. O descrição afirma que a turma comporta até 220 alunos e que a disciplina é auto-financiada pelos responsáveis, ou seja, não utiliza dinheiro público.

“Tenho completo repúdio, mas…ali consta como uma ação auto-financiada e dentro da área de ciências humanas, e teologia é uma dessas ciências humanas. Já acompanhei inúmeros eventos de cultura e religiões de matrizes afro nos mais diversos cursos. Não parece ser grande coisa”, ponderou um dos estudantes na publicação.

A reportagem tentou contato com o professor responsável pelo curso, mas não obteve retorno. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por sua vez, afirma, por meio da reitoria, que a disciplina está de acordo com a Constituição Federal.

“A Constituição Federal, no seu artigo 206, estabelece que o ensino será ministrado com base nos princípios da “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, além do “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, observa a nota, acrescentando que a disciplina foi aprovada por um conselho técnico: ” O evento foi aprovado pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e está inserido no contexto da disciplina optativa “Medicina, Saúde e Espiritualidade”.

DO TL 

Ahhhh,  se toda polêmica nas instituições de ensino fossem por aprofundar estudos sobre Jesus Cristo…

A UFRN, por exemplo, está com aulas presenciais suspensas desde março de 2020 em razão da pandemia e até agora ainda não tem um calendário definido para retomada das aulas .

Discussões foram iniciadas esta semana e segundo o Comitê Docente a normalidade poderá acontecer em março de 2022.

One thought on “Curso de Medicina da UFRN oferece curso sobre Jesus Cristo e gera polêmica entre alunos

  • Maria das Graças Venâncio

    Pense numa besteira grande. As vezes nem leio. Faz vergonha a destruição da UFRN por um grupo de sem futuro. Vê a lita dos professores contra os Precatórios. Dos que discordaram conheço o magote do DEPAD.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *