“Natal trabalha -trabalha” não é plágio, mas PASTICHE
No último 17 de fevereiro, este TL escreveu post sobre a nova campanha da Prefeitura com o tema “Natal trabalha-trabalha”, relembrando o sucesso com a então prefeita Wilma de Faria há quase 20 anos.
“Natal trabalha, trabalha Natal” ; remake de fórmula de sucesso ou mais do mesmo?
Hoje a explicação do professor Vicente Serejo em sua indispensável Cena Urbana, na Tribuna do Norte:
O “trabalha-trabalha do marketing do prefeito Álvaro Dias é instante único na história da propaganda oficial : Alexandre Macedo não plagiou, fez o pastiche de si mesmo.
O fato das pessoas se remeterem à memória para lembrar Wilma de Faria só mostra a foça da grande sacada daquela hor. As reações revelam que ninguém , até hoje, esqueceu.
Para os menos informados, como esta colunista, o dicionário define:
Pastiche ou plágio, Alexandre Macedo imita ele mesmo. Não consigo entender a paixão que os políticos daqui com Alexandre Macedo. A campanha de Carlos Eduardo foi vexatória, tomou pancada de velocidade, criatividade, competência, do marketing de Fátima.
Ah, Carlos Eduardo foi para o 2° turno. Por ele próprio e não pelo marketing dele, sempre atrasado, perdido no temp e espaço.