26 de abril de 2024
Recorte de Jornal

“Natal trabalha -trabalha” não é plágio, mas PASTICHE

No último 17 de fevereiro, este TL escreveu post sobre a nova campanha da Prefeitura com o tema “Natal trabalha-trabalha”, relembrando o sucesso com a então prefeita Wilma de Faria há quase 20 anos.

“Natal trabalha, trabalha Natal” ; remake de fórmula de sucesso ou mais do mesmo?

Hoje a explicação do professor Vicente Serejo em sua indispensável Cena Urbana, na Tribuna do Norte

O “trabalha-trabalha do marketing do prefeito Álvaro Dias é instante  único na história da propaganda oficial : Alexandre Macedo não plagiou, fez o pastiche de si mesmo. 

O fato das pessoas se remeterem à memória para lembrar Wilma de Faria só mostra a foça da grande sacada daquela hor. As reações revelam que ninguém , até hoje, esqueceu. 

Para os menos informados, como esta colunista, o dicionário define:

PASTICHE
1. Obra de arte ou literária em que o autor procurou, de forma voluntária, imitar o estilo de outra(s) obra(s) ou autor(es), frequentemente com objetivos satíricos ou humorísticos;
2. obra de arte que combina elementos característicos de outras obras, de um ou de vários autores
3. figurado, depreciativo imitação afetada do estilo de outro(s)
 

 

One thought on ““Natal trabalha -trabalha” não é plágio, mas PASTICHE

  • observanatal

    Pastiche ou plágio, Alexandre Macedo imita ele mesmo. Não consigo entender a paixão que os políticos daqui com Alexandre Macedo. A campanha de Carlos Eduardo foi vexatória, tomou pancada de velocidade, criatividade, competência, do marketing de Fátima.
    Ah, Carlos Eduardo foi para o 2° turno. Por ele próprio e não pelo marketing dele, sempre atrasado, perdido no temp e espaço.

    Resposta

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