26 de abril de 2024
CULTURA

RELATO DE SOBREVIVENTE

3D0BAB34-581C-40EC-8257-6CE90E741B58
João Camilo Ramos


A expectativa de período longe das preocupações do dia-a-dia, exige verbos mais prazeroso para definí-la.

Ninguém mais passa ou deixa as férias passarem. Elas quando não desfrutadas, são gozadas.

Mesmo para os que, por força da idade, já as vivam, permanentes e eternas.

A pandemia também ditou regras para quem convive com outro vírus igualmente persistente e refratário às vacinas.

Foi só a segunda onda de contaminação e gravidade passar, para a cepa viageira ressurgir do nada.

A vontade incontrolável de ir mais longe, afastar-se dos problemas de sempre, para ver com nitidez que as soluções desenhadas não libertarão o país do futuro, dos atoleiros passados, desta vez, enfrenta mais um obstáculo.

Países cosmopolitas que aumentavam suas riquezas com o deslumbramento dos visitantes com história e cultura, abdicaram da atividade e dos ganhos com o turismo, por medo do estranho, estrangeiro mesmo vacinado, potencial portador de uma possível nova variante perigosa.

Para os brasileiros, Portugal é alternativa prática e quase única, quando nem os hermanos nos querem ver esbanjando reais na Calle Florida, de pesos quase sem valor.

Menos para quem embarcou na expectativa e iminência  de novas restrições a serem determinadas, depois de ouvida a Ciência e seus comitês de assessoramento.

Os que chegaram junto com o decreto de novo estado de emergência, certamente pensaram na fria que poderia ser maior que as temperaturas previstas para o fim do outono, entre 7 e 15 graus.

Os oito meses de início do novo normal, recheados de elogios pelos melhores índices de vacinação e manejo dos lockdowns, chegavam ao fim.

A proximidade das festas de fim-de-ano e o cansaço dos controles sobre os liberdades individuais, jogaram para além do Dia de Reis, as trocas dos presentes que na maior ex-colônia ocorrem dez dias antes, e as medidas mais drásticas especuladas.

Por enquanto, seguem  maior rigidez na vigilância  das fronteiras e  tímidas restrições à circulação dos não vacinados.

Autocarros, comboios, elétricos e metro com livre, digital e impessoal acesso. Distanciamento zero e uso das máscaras, mais por costume que convicção.

Tudo como dantes, nos ambientes mais populares. A tosta com galão, os pastéis de nata e todos os sonhos de doces das confeitarias, sem a burocracia exigida em ambientes luxuosos.

No ribeirinho Sud e no igualmente modernoso JNĉQUOI, a constatação e o carimbo que continuamos em subdesenvolvimento.                       

O QR Code do certificado de vacina, incluída a de reforço que só os portugueses maiores de 65 anos têm direito, não é lido pelas maquininhas dos sempre elegantes maîtres europeus.

Aceito o print como documento legal e verificada a data da última injeção, o passaporte para as delícias e sabores inesquecíveis é liberado.

Não fosse a cotação do euro, quantas estórias não teria o sobrevivente do estado de emergência pra contar, de um mundo que parece já ter aprendido a conviver com a pandemia?

C8CF93A7-80F8-4435-B972-0EDBD816EF4A

D48708AF-0507-49E2-BA14-B10294A16C2285918CB9-9AEC-4B26-982C-791510B0ED62

9E1A6FD2-7C74-478F-B5C5-C0AF996B2F28
João Camilo Ramos, pintor português contemporâneo

2 thoughts on “RELATO DE SOBREVIVENTE

  • Luíz Costa

    Bom dia, já estava sentindo falta dos textos do senhor. Que tudo continue melhorando!!

    Resposta
  • Domicio Arruda

    Vamos continuar juntos, observando a vida é os viventes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *