26 de abril de 2024
Assembleia LegislativaCPI

Relator da CPI da Covid pede indiciamento de 4 pessoas ; presidente já anuncia divergência

Coube ao deputado Francisco do PT fazer a leitura do relatório da CPI da Covid na tarde desta quinta-feira, 9. Sem surpresas…

Sobrou apenas para os empresários responsáveis pela venda dos respiradores nunca recebidos pelos estados que compõe o Consórcio Nordeste.

Ele  apontou que há elementos suficientes para o indiciamento de quatro pessoas que participaram da negociação da venda de respiradores aos nove estados que compõem o consórcio.

No entendimento de Francisco do PT, com base nos dados levantados pela CPI, ficou claro que os dirigentes da empresa Hempcare firmaram contrato com o Consórcio Nordeste afirmando a existência de contrato com a The 8TH Mettalurgical Construction Group Company Limited para o fornecimento de respiradores pulmonares. Contudo, a representação oficial da China informou que o contrato não existia e que a empresa mencionada não fabricava respiradores pulmonares. A apresentação do contrato, pois, é comprovação suficiente de dolo dos dirigentes da Hempcare. Esses elementos, pois, são suficientes a reconhecer materialidade do crime de estelionato e autoria de Cristiana Prestes Taddeo e Luiz Henrique Ramos Jovino”. 

Ainda sobre o contrato, disse que a execução do crime de estelionato teve a participação essencial de Cleber Isaac Ferraz Soares e de Paulo de Tarso Carlos, proprietário da Biogeoenergy.

“Todos esses elementos denotam a associação desses agentes para obter vantagem ilícita, induzindo o Consórcio Nordeste em erro ao apresentar contrato inexistente com empresa chinesa, quando, na verdade, pretendiam entregar respiradores nacionais que sequer tinham sido submetidos à aprovação da ANVISA”.

“Os fatos analisados por esta Comissão Parlamentar autorizam o conhecimento de materialidade do crime de estelionato no caso do contrato de aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, o que redundou em efetivo prejuízo ao Consórcio e, consequentemente, aos Entes federados que o compõe, no montante total de R$ 48.748.575,82”.

O presidente da CPI, deputado Kelps Lima criticou o relatório e anunciou que a votação do dia 16 vai mostrar os votos divergentes para a conclusão dos trabalhos da Comissão:

ALGUMA SURPRESA ?!?!? Proposta de Relatório deFrancisco do PT não pede o indiciamento de NINGUÉM do PT. Duas operações da Polícia, 50 milhões roubados dos respiradores, doação de respiradores a cidade de Araraquara com dinheiro do povo Nordestino, tudo gerido por membros do PT. Próxima quarta 15/12, vamos começar a apresentar nossos votos que são divergentes do relator e em busca de punir quem desviou dinheiro do Estado. Dia 16/12, vamos votar a versão final do relatório da CPI e, com certeza, terá muitas mudanças da proposta apresentado pela relator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *