26 de abril de 2024
Economia

RN: 40 anos no time dos produtores de petróleo

 

Hoje completa exatamente 40 anos da primeira descoberta de petróleo no nosso Rio Grande do Hoje Norte, uma data que não está sendo convenientemente marcada para mostrar sua importância para o Estado.

A Petrobrás atua no Rio Grande do Norte desde 1951. Seu primeiro campo descoberto foi o de Ubarana, na costa de Guamaré, em operação desde 1976.

O primeiro poço terrestre entrou em operação em dezembro de 1979, há 40 anos,  e permanece em atividade, sendo movido a energia solar.

Canto do Amaro está entre os maiores campos de produção terrestre do país e entrou em operação no ano de 1986.

O Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto), na região do Vale do Açu, é o primeiro a operar com vapor superaquecido. Ele é considerado o maior do mundo, com uma extensão aproximada de 30 km.

Esses 40 anos prenunciavam uma eterna Lua de Mel entre o Rio Grande do Norte e a Petrobrás, porém a conjuntura nacional mudou completamente.

Nova descobertas de petróleo mudaram completamente a posição do Brasil que tornou-se detentor de uma das maiores reservas mundiais, enquanto a companhia estatal meteu-se em escândalos e má gestão que, no meio da fartura desandou e com aplicações temerárias ficou literalmente quebrada.

A empresa estatal colocou sua própria salvação como prioridade. E o RN perdeu a antiga prioridade, sua produção começou a diminuir e os recursos da Petrobrás tiveram de ser alocados no Pré Sal, enquanto os campos potiguares se tornaram anti econômicos e deixaram de interessas a empresa que os colocou à venda.

Pois esse marco de 40 anos de petróleo não pode ter a leitura do fim da atividade. Pelo contrário, essa é a hora de recomeçar dentro de uma novo modelo. Um desafio colocado para todos os norte-rio-grandenses.

TERRA DO PETRÓLEO

No Brasil a primeira descoberta do petróleo foi em terra no ano de 1939, em Lobato, Bairro de Salvador. Com a perfuração de poços na região na busca do óleo negro, em 1941 surgia a primeira refinaria do Brasil, no Campo de Candeias, que está ativo até hoje. Esse campo foi um gerador de conhecimentos que foram aplicados em novos campos.

Em 2016, o Brasil produziu aproximadamente 120 mil barris por dia de petróleo extraído em terra. No ano seguinte, 2017 eram 192 campos, sendo os maiores campos encontrados no Rio Grande do Norte e na Bahia. Porém, existem campos no Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *