25 de abril de 2024
Coronavírus

Secretários de Saúde repensam flexibilização da máscara este ano

Well-Fitting-Mask-01

Da Folha 

Presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, diz que a descoberta da nova variante da Covid-19  fará os estados repensarem a flexibilização de medidas contra o coronavírus.

Para Lula, decisões tomadas por governadores, como desobrigar o uso de máscaras em locais públicos, e a capacidade de público de eventos privados e públicos, como jogos de futebol, precisão ser repensados.

“Mesmo em local aberto, faz sentido proteger pelo menos quem é mais suscetível, é idoso, tem comorbidade”, avalia Lula.

O governador maranhense, Flávio Dino (PC do B-MA), foi um dos que tornaram facultativo o uso de máscaras em lugares abertos.

A adoção de medidas mais restritivas, no entanto, é vista como de difícil implementação pelos secretários de Saúde.

Eles usam casos de países europeus, que registraram protestos violentos, como exemplos da dificuldade e dizem que no Brasil, considerando que 2022 será ano eleitoral, o cenário tende a ser ainda pior.

O Conass fará uma reunião nesta semana para debater ações que devem ser adotadas frente à descoberta da ômicron, como foi batizada a nova cepa da Covid.

De antemão, os secretários também defendem que o Brasil faça doação de vacinas a países africanos para tentar conter o alastramemto da Covid no continente.

Segundo Carlos Lula, houve muita sobra de Coronavac nos estados e é possível dá-las a países que necessitem.

DO TL 

Em entrevista ao Bom Dia RN, a Governadora Fátima Bezerra disse hoje que o Rio Grande do Norte vai continuar segundo todas as recomendações do Comitê Científico.

E que pode , sim, rever a liberação da máscara como anunciado para o final do ano.

A governadora Fátima declarou ainda que a autorização do Carnatal também passou pelo crivo do Comitê Científico, cumprido todas as regras para eventos com mais de 600 pessoas. Inclusive exigindo o Passaporte da vacina atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *