8 de maio de 2024
Notícias

Isso aqui ioiô é um pouquinho de Brasil iaiá…

Amanheço o dia e já ouço: “Meu Deus, o Brasil está passando vergonha com a Olimpíada”. Ora, aliada ao famoso “complexo de vira-latas”, a frase expõe outras coisas importantes sobre o País e uma delas é que para ser bom no atendimento a estrangeiros primeiro precisamos ser bons no que fazemos para os brasileiros.

O exemplo da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, deixa essa teoria muito clara. O amigo leitor com certeza conhece, ou ele mesmo já enfrentou o problema de, ao receber a chave de um apartamento em um grande empreendimento imobiliário, encarar dificuldades.

Primeiro, são raros os empreendimentos que cumprem os prazos de construção. Segundo, mais raros ainda aqueles que são entregues da forma como o comprador realmente esperava e, por fim, raríssimos os que não carecem de alguma pequena, ou grande reforma, antes do novo morador cruzar a soleira da porta e colocar o famoso tapete de “boas vindas”.

Ou seja, como toda grande construção habitacional nesse País, a Vila Olímpica mostra essa carência. Falta essa responsabilidade com a entrega perfeita do que foi contratado, aposta-se na possibilidade daquele famoso “jeitinho” após o repasse das chaves. Enfim, na chegada das delegações estrangeiras ao Rio, eis que estão sendo apresentados ao nosso Brasil.

Aliás, Brasil que, na minha opinião, não é digno de vergonha, mas sim de mudanças, às quais devemos exigir diariamente. Essa quem sabe é uma boa oportunidade para que, sob o julgamento de alguns que estão acostumados a ter direitos garantidos, possamos crescer e que as lições sejam aproveitadas, depois, pelo nosso povo, como um legado cultural inestimável.

No mais, que as delegações dos outros países também possam observar o lado bom do nosso caos. A nossa brasilidade que nos torna únicos, belos, criativos e capazes de sorrir apesar das imperfeições. Ah !!! E esqueçam os cangurus, afinal isso aqui, Ioiô é um pouquinho de Brasil Iaiá e, apesar de tudo, vale à pena colocar a sandália de prata e vir pro samba, sambar.

Itamar Ciríaco

2 thoughts on “Isso aqui ioiô é um pouquinho de Brasil iaiá…

  • Lutemberg

    Discordo inteiramente do colunista. Não podemos exaltar essa falta de compromisso e responsabilidade, pelo contrário, temos é que trabalhar, e muito, para mudar essa cultura do “jeitinho brasileiro” e achar que tudo aqui pode ser resolvido na base do gingado e da brincadeira. Nós somos um povo conhecido lá fora por nossa alegria e espontaneidade, mas isso não pode ser desculpa ou apanágio para querer tapar o sol com a peneira, querendo esconder as falhas gritantes nessa vila olímpica, que teve vários anos para ser edificada e agora está sendo entregue às pressas, longe do que se poderia ser dito como ideal.

    Resposta
    • Caro amigo, acho que você deveria ler novamente o que está escrito. Não estou concordando com o que foi feito no RJ. Obrigado pela leitura.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *