29 de abril de 2024
Sem categoria

Câmara Municipal de Natal também presta homenagem a Câmara Cascudo

Na noite desta quinta-feira (4), após o lançamento do programa Câmara Cultural, o legislativo natalense homenageou os 25 anos de falecimento do folclorista e historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo. A solenidade encerrou a programação do Câmara nos Bairros, realizado durante esta semana na Zona Norte.

O tributo contou com a presença de representantes da cultura local. No palco a presidente do Instituto Luduvicus e filha do homenageado, Ana Maria Cascudo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, e a vice-presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e neta de Cascudo, Camila Barreto Cascudo.

Em seu discurso, o vereador Edivan Martins lembrou da biografia do homenageado. “Câmara Cascudo é especial. Um gênio. Um homem que foi batizado por padre João Maria, o santo de Natal. O homem que teve o privilégio de sentar no colo de Auta de Souza e teve a oportunidade de absorver os fluídos da literatura direto da fonte. Um homem que foi palhaço, poeta, folclorista e escritor”, declarou

Ana Maria agradeceu a homenagem e frisou que Luís da Câmara Cascudo permanece vivo. “Acabei de regressar da cidade de Olímpia, a cidade do folclore. Vendo quarto mil pessoas de lugares diferentes do Brasil fazendo aquilo que um homem potiguar valorizou: a arte, a cultura, a gastronomia, a história. Eu não estudei nada do folclore, aprendi no colo de papai, com aquela voz monótona que me dava sono. Fui testemunha de sua obra e de sua vida. Cascudo não morreu, ele está mais vivo do que nunca”, disse a filha.