28 de abril de 2024
Turismo

ABIH-RN diz que passagens aéreas para Natal são as mais caras do Nordeste e retomada do turismo passa por momento difícil

A pandemia no Brasil já tem duração de 2 anos, o setor do turismo sofreu grandes perdas. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), realizou uma pesquisa entre seus associados e constatou que a ocupação vem sofrendo um declínio no período de calamidade.

Em maio deste ano, a rede hoteleira teve ocupação de 38,4% que, se comparado com 2019 – antes da pandemia (43,5%), houve uma queda de 11,7%. Já em relação a 2021, a hotelaria teve uma pequena melhora, atingindo 12% a mais dos leitos ocupados.

Para o presidente da ABIH-RH, Abdon Gosson, os hoteleiros estão preocupados.  “Estamos vivendo uma estagnação no setor, ou melhor um retrocesso. Os turistas não estão chegando e isso afeta diretamente a renda de centenas de potiguares. As passagens aéreas com destino à Natal possuem as tarifas mais caras do Nordeste, o que prejudica drasticamente o turismo local. O momento é extremamente difícil para o setor”, disse Gosson.

Segundo o presidente, a entidade vem buscando parcerias com o setor público-privado afim de encontrar soluções para tais problemáticas. Além disso, a associação desenvolve ações de divulgação do destino, entre outras estratégias.