27 de abril de 2024
Economia

Agripino se reúne com presidente da Petrobras e consegue garantia de investimentos para o RN

Em reunião nesta semana, no Rio de Janeiro, com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN), conseguiu boas notícias para o Rio Grande do Norte. A principal delas é a confirmação de que a estatal, em 2018, irá aplicar cerca de R$ 2,5 bilhões no estado, entre salários e investimentos. Uma das principais áreas investidas será a continuação dos estudos sismológicos a 70 km da costa do RN no mar, “onde, tudo indica, há uma enorme província petrolífera (de petróleo de gás e óleo)”, explicou Agripino. “Os estudos sismológicos estão avançados, já fizeram sismologia em 1,5 km com muito boas perspectivas de petróleo e gás. Esse trabalho demora mais de 1 ano, ou seja, será a médio prazo. Se confirmada essa prospecção, o RN poderá ser uma nova Bacia de Campos. Poderá haver muito investimento novo e a Petrobras do RN voltará a ser muito maior do que já foi em Mossoró, por exemplo, e em outros pontos do estado”, acrescentou o senador.

Agripino disse ainda que ouviu de Parente a garantia de que serão aplicados em investimentos só no Rio Grande do Norte cerca de R$ 800 milhões. “Os investimentos já estão em curso. E o que me anima é ver claramente a maior prova da viabilidade dessa expectativa que deve se confirmar. Porque o estudo sismológico é caro e a Petrobras só investe nesses estudos quando há perspectivava real de encontrar petróleo. Ele me garantiu que os estudos no RN continuam a pleno vapor. E, a meu ver, é a grande prova de que essa província petrolífera tem viabilidade”, afirmou o parlamentar.

Outra notícia que Agripino levou sobre o RN na reunião com Pedro Parente foram os leilões de “campos maduros”. Já em janeiro, a Petrobras, fará um leilão dos chamados “campos maduros” do estado. Esses campos são aqueles de petróleo que ainda têm matéria prima, mas estão desativados.