28 de abril de 2024
Mundo

Ataques russos atingem Kiev e outras cidades ucranianas e deixam mortos

A Rússia disparou mísseis de longo alcance contra cidades da Ucrânia durante horário de pico nesta segunda-feira (10) de manhã, matando civis e desligando infraestruturas de energia e calor, no que o presidente Vladimir Putin declarou ser uma vingança por ataques ucranianos, que incluíram a destruição de uma ponte que liga o território russo à Crimeia.

Nesta segunda (10), de acordo com o serviço de emergência do estado ucraniano, ao menos 11 civis morreram e 64 ficaram feridos.

Os mísseis atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos no centro de Kiev com uma intensidade nunca vista mesmo quando as forças russas tentaram capturar a capital no início da guerra.

Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr no oeste da Ucrânia, Dnipro e Kremenchuk no centro da Ucrânia , Zaporizhzhia no sul e Kharkiv no leste.

O presidente russo Vladimir Putin fez um discurso televisionado no qual reivindicou os ataques contra “a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia” após a destruição da ponte Kerch, na Crimeia.

“Várias explosões no distrito de Shevchenskivskyi, no centro da capital”, declarou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram.

Uma testemunha da Reuters viu um enorme carroceiro em um dos cruzamentos do centro da cidade e carros próximos completamente destruídos, enegrecidos e cheios de estilhaços.

Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia, e em Dnipro, na região central.

A Rússia abandonou um avanço inicial em Kiev em face da feroz resistência reforçada pelas armas ocidentais.

Desde então, Moscou e seus representantes se concentraram no sul e em Donbas, um território oriental composto por Luhansk e seu vizinho Donetsk, mobilizando artilharia esmagadora em alguns dos combates terrestres mais pesados ​​da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

*Informações da CNN