2 de maio de 2024
Diversos

Audiência destaca importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

Dentro das ações da campanha “Setembro Dourado”, a Câmara Municipal de Natal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou audiência pública nesta quinta-feira (28) para avaliar as ações desta edição da campanha e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

A propositora da audiência, vereadora Júlia Arruda (PDT), que coordena a Frente e foi autora da lei que instituiu a campanha no calendário do município há três anos, explicou como a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantil aumenta a chance de cura. “Esse ano tivemos mais atividades, com palestras, audiências e oficinas capacitando gestores da saúde e da educação, porque através dessas orientações entendemos que os sinais podem ser identificados precocemente e assim as chances de cura aumentam”, disse a parlamentar.

Os principais sintomas do câncer infantil são palidez, perda de peso, hematomas, febre frequente de origem indeterminada, vômitos e distúrbios de marcha, ínguas persistentes, massa abdominal e mancha brilhante no olho (tipo olho de gato). “A suspeição é feita observando a evolução dos sintomas, se tem mais de um. Contar a evolução dos sintomas vai nortear o médico a indicar o atendimento e exames corretos”, explicou a médica oncologista Annick Beaugrand, da Liga Norte Riograndense contra o Câncer e da Casa de Apoio Durval Paiva.

Foto: Marcelo Barroso
Foto: Marcelo Barroso